Criar uma criança é uma tarefa que pode gerar muitos desafios e, sobretudo, dúvidas. É normal os pais e as mães se depararem com situações em que não saibam qual a melhor forma de agir. Um exemplo disso é não saberem como dizer não para os filhos.
Grande parte dos adultos têm dificuldades quando precisam negar as vontades dos pequenos. Dizer não já não é uma atividade muito agradável e quando somada com birra, choro e cara de tristeza, pode ficar mais complicada ainda.
Porém, os responsáveis pelos pequenos precisam entender que eles não são os vilões por falarem não. Além disso, as crianças não passarão a odiá-los pelo fato de os adultos terem negado algumas vontades delas. Pelo contrário, dar limites para os pequenos contribui para o amadurecimento deles.
Quais as vantagens em dizer não para as crianças?
Saber como dizer não para os filhos pode ajudar muito no desenvolvimento deles. Afinal, é uma forma de que eles entendam que as coisas, nem sempre, vão sair da forma como eles desejam.
Além de ser uma maneira dos pequenos se tornarem adultos com habilidades socioemocionais, o “dizer não” auxilia as crianças a terem mais:
- Resiliência,
- Paciência,
- Respeito,
- Confiança.
4 dicas de como dizer não para os filhos:
Você já compreendeu a importância do não para as crianças. Mas, como dizer não para os filhos? A seguir você verá algumas dicas que separamos para te auxiliar. Confira:
1 – Transforme a calma e paciência nas suas melhores amigas
Na hora de dizer não aos filhos é necessário muita calma e paciência. Pode ser difícil no momento, mas o importante é tentar e ir aprimorando com o passar do tempo.
Assim, com muita calma, explique de forma concreta para as crianças os motivos de estar negando o que elas pediram. Dessa forma, ao explicar as razões, elas podem compreender melhor a decisão tomada, sem contar que fica mais fácil para elas começarem a respeitar mais as decisões.
2 – Ouça os desejos dos pequenos
A comunicação é feita de expressar uma mensagem, mas também é de ouvir o que o outro tem a dizer. Portanto, ouça quais são as vontades do seu filho. Dê a ele a oportunidade de falar o motivo dele desejar algo.
A partir disso, você pode oferecer outras possibilidades para que ela entenda melhor a proibição. Um exemplo clássico é a criança que quer comprar um brinquedo novo mas os pais não estão com condições no momento.
O ideal é que ao invés de apenas dizer não, você explique o motivo da falta do dinheiro e dê a sugestão de que ele poderá ter o brinquedo no próximo aniversário. Além disso, se o pequeno receber mesada, você pode incentivá-lo a juntar o dinheiro para que ele mesmo possa comprar.
Essa é uma ótima forma de você também começar a explicar um pouco mais sobre educação financeira para os pequenos.
3 – Saiba os momentos certos de proibir
O excesso de proibições pode causar certas revoltas por parte dos pequenos. Mas, tente entender quais são os momentos certos para que a proibição não cause um efeito negativo nas crianças.
As situações em que mais é indicado aos pais dizerem não para as crianças são:
- Se seu filho fizer birra sem motivo.
- Se a criança for agressiva ou for mal educada com colegas ou irmãos.
- Se o pequeno desrespeitar colegas, professores ou outras pessoas.
- Se a criança estiver em situações de perigo.
- Se seu filho falar palavrões.
4 – Tenha confiança que você está fazendo o certo
O sentimento de culpa é muito comum quando os pais estão diante de uma birra. Isso pode ser prejudicial e fazer com que eles não sigam com a decisão de dizer não até o fim.
Porém, é necessário que eles entendam que o que eles estão fazendo é para o bem dos seus filhos. Quando o sentimento de culpa aparecer, tente pensar nas vantagens que essa decisão pode gerar nas crianças, como por exemplo, torná-las mais pacientes e a saberem respeitar limites.
Share this content: