Uma loja bem situada pode, somente por conta da sua vantagem de posicionamento, alcançar o dobro de resultados que alcançaria se não possuísse este benefício. Dessa forma, a estética, junto com a posição, são forças capazes de cativar nas vendas.
É justamente por esta razão que não se deve negligenciar a importância de uma boa estrutura, bem como uma pintura residencial e comercial e uma decoração adequada para a empresa.
Mas, para qualquer pessoa que já possui um negócio pequeno ou médio há muitos anos, não é nenhuma novidade que essas qualidades não conseguem ser mantidas sem que haja muito empenho, cuidados específicos, e no fim das contas uma reforma do ambiente físico.
Por isso, e para que até mesmo uma empresa de demolição de galpão possa se manter em dia com os seus parâmetros essenciais, é necessário saber como reformar o estabelecimento e fazer essa reforma da maneira adequada para cada tipo de negócio.
Desse modo, será de grande utilidade trazer neste artigo, sete dicas especiais para otimizar a reforma de uma companhia de forma satisfatória, para que seja possível não perder tempo e investimento em pontos fúteis e investir naquilo que há de mais importante.
Visando o objetivo de fazer com que esses reparos possam refletir em um negócio mais lucrativo e rentável, além de ser importante mostrar como economizar durante esse processo, ainda que se trate da reforma de uma empresa para entregar panfletos.
Por fim, ainda será de grande utilidade finalizar o artigo com uma argumentação em prol da importância de um espaço moderno para a atração de clientes.
Otimizando a reforma da loja com 7 dicas
Toda empresa que se preze precisa dar a devida importância à sua aparência estética. Além do mais, detalhes relacionados à segurança são outro ponto que pede por reformas constantes no estabelecimento.
Seja uma companhia especializada na instalação de sinalização semafórica de regulamentação ou mesmo uma simples padaria de bairro, todos os negócios que possuem a sua sede física precisam saber no que investir em uma reforma.
Por esta razão, e para que se possa fornecer algumas dicas dinâmicas de forma esquemática, é possível citar sete critérios muito importantes para reformar um estabelecimento, são eles:
- Dar uma atenção especial à fachada;
- Investir no interior da loja;
- Apostar nos papéis de parede e adesivos;
- Comprar bons móveis;
- Adquirir boa iluminação;
- Inteirar-se a respeito das normas da atividade comercial específica;
- Ter sempre em mente a rotina comercial do estabelecimento.
Pode parecer algo que todos já sabem, mas muitas empresas negligenciam bastante as suas fachadas.
Desta forma, ter uma vitrine atrativa, trabalhar com luz, decoração e chamar a atenção dos mais diversos clientes para que eles tenham vontade de entrar na loja é fundamental.
Além do mais, são diversas as vezes que uma simples pintura já desempenha um grande papel na modernização de um local.
Por isso, é preciso pensar na história que se pretende contar com a decoração escolhida, optando pela paleta de cores que esteja de acordo com a identidade visual da marca.
Os tons de rosa, azul e verde claro são alguns exemplos de cores que trazem aconchego ao ambiente, ainda que se trate de uma empresa que trabalha com projeto de pavimentação asfáltica.
Existem muitos tipos de textura e cores disponíveis nos papéis de parede do mercado atual. Caso deseje fazer uma mudança rápida, a escolha de um bom papel de parede pode ser de grande solução.
Para isso, é preciso se atentar também para a paleta de cores da loja para que a escolha do papel de parede esteja adequada a ela.
Os adesivos podem ser usados para dar destaque aos produtos, para informar sobre promoções ou simplesmente decorar a loja.
São diversas as lojas que têm utilizado móveis reciclados, trazendo um ar mais vintage aos espaços.
Além de gastar menos com este tipo de móvel, é possível que eles sejam utilizados também como elemento de decoração, dando um toque mais intimista para a loja.
Em muitas ocasiões, redistribuir os móveis já faz uma grande diferença para o ambiente, uma vez que se pode liberar a porta de entrada e facilitar o fluxo, deixando os clientes mais próximos dos produtos, de modo que fiquem também mais à vontade.
As lâmpadas decorativas potencializam a sensação de aconchego e a sensação de estar em casa, além de fazer uma grande diferença na percepção que se tem sobre as cores e objetos da loja, mesmo que se trate daqueles pontos de conserto traseira Iphone 8.
Ao pensar em um empreendimento no segmento do vestuário e moda é possível usar a criatividade e decorar os manequins. É possível pensar na identidade da loja, fazendo uso de adornos, como perucas, chapéus, cílios ou cor nos lábios.
Junto a isso, é possível personalizar os cabides, com intuito de valorizar ainda mais as mercadorias, se for o caso de uma loja que venda roupas.
Também pode ser feito uso de tecidos, como veludo e cetim, além de laços e outros itens para transformar os cabides.
Além dos parâmetros estéticos, existe outro fator que apesar de parecer não fazer muito sentido é imprescindível neste momento de reforma: as normas. É preciso se informar a respeito delas e desenvolver a reforma dentro da lei.
Cada tipo de prática comercial tem as suas exigências. Por esta razão, antes de começar as reformas e alterações, é preciso verificar quais são os itens que o estabelecimento é obrigado a dispor.
Exemplos disso são questões que fazem relação com as normas sanitárias, bem como de segurança e de acessibilidade.
Estar a par das normas da região em que se está abrindo um negócio é um fator-chave para o sucesso dele, ainda que se trate, pelo menos inicialmente, de uma barraquinha de alimentação.
Ao consultar os órgãos regulatórios, os empresários podem saber se as mudanças que serão feitas no imóvel estão dentro da legalidade.
Só para citar um exemplo, existem municípios que restringem o uso de calçadas, ao passo que outros impedem que as grandes extensões do meio-fio sejam reduzidas para rampas de acesso de veículos.
A própria obra também deve seguir algumas normas, sobretudo se o imóvel for parte de um condomínio ou centro comercial como um shopping center.
Caso ocorram dúvidas, é interessante contratar um profissional especializado para orientar a empresa durante o projeto.
Por fim, é interessante pensar na rotina cotidiana do estabelecimento. Deste modo, ao planejar as alterações nas instalações, é preciso levar em consideração as necessidades e a logística do dia a dia.
Alterar um imóvel comercial exige grande atenção às demandas do negócio, uma vez que é justamente para atendê-las que serão feitas as modificações, ainda que se trate apenas da instalação de uma placa solar para ar condicionado.
Por esta razão, é importante detalhar todas as atividades que fazem parte da rotina, desde aquelas direcionadas ao atendimento dos clientes até as de cunho administrativo, bem como as de estocagem de produtos e insumos que são necessários à empresa.
Como economizar durante a reforma
É muito importante construir um plano de custos. É preciso pesquisar sempre antes de iniciar a compra de qualquer item, bem como anotar tudo o que se for gastar e, se possível, fazer uma reserva para os imprevistos.
Sem esse tipo de postura, fica muito fácil se perder nos gastos e correr o risco de ter que dar uma pausa na reforma do ponto comercial no meio do processo, para resolver problemas que surgiram durante a reforma.
Por isso, é preciso lembrar o quão importante é estar preparado para gastar mais do que aquilo que é esperado, sendo necessário um controle de gastos bem definido e uma conta reserva caso os gastos excedam o estipulado previamente.
Por melhor que seja o planejamento feito para uma reforma, e por mais detalhado que seja todo o projeto, sempre há a possibilidade de que o investimento saia mais caro do que o que foi previsto originalmente.
Por esta razão, é interessante reservar algo em torno de dez por cento para cobrir os eventuais gastos inesperados que podem aparecer durante o processo.
Importância de um espaço moderno para atrair clientes
Por fim, é preciso que haja um destaque para a importância de possuir um espaço moderno, sobretudo para a atração dos novos consumidores.
Deste modo, é possível dizer, a respeito de um layout de lojas bem feito, que ele possui a capacidade de fazer com que o consumidor se sinta mais acolhido e confortável.
Em consequência disso, ele se torna muito mais propenso a entrar, permanecer e, sobretudo, realizar uma compra. Podendo, até mesmo, se fidelizar com a empresa e fazer a divulgação para conhecidos e familiares.
Em contrapartida, uma distribuição mal feita dos produtos, entre outros fatores, pode gerar uma percepção ruim, fazendo com que um potencial cliente dê meia volta.
Considerações finais
Durante o decorrer deste artigo, foi possível observar que cada um dos mínimos detalhes de uma reforma para um comércio importam, sejam eles estéticos ou logísticos.
Por esta razão, é preciso que haja uma consciência maior, e que os empreendedores não executem as ações apenas no modo automático. É preciso, portanto, que haja planejamento e uma estratégia, principalmente nos momentos de reforma.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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