A decoração é um dos assuntos que permite que muitas pessoas possam personalizar um ambiente, seja de trabalho ou residencial, ao seu gosto desde objetos em paredes, os tons de tinta usados e os móveis.
Sendo uma forma de contribuir com o bem estar físico e mental de quem usa o cômodo, a decoração de um lar pode fazer com que mesmo pequenas mudanças apresentem um resultado significativo.
Quando se muda para um novo ambiente após realizar a impermeabilização muro, por exemplo, as possibilidades para decorá-lo são vastas e variando de gosto para gosto, como também, o orçamento que pode ser gasto nas decorações.
Compreender como o espaço pode ser decorado é uma forma de planejar ainda mais sobre as formas disponíveis e que ainda sim, esteja dentro do que é desejado.
Portanto, para quem está se mudando a um novo espaço, buscar dicas e compreender mais sobre os estilos de decoração são boas formas para que se possa elaborar algo de acordo com o gosto pessoal da pessoa.
Como surgiu a decoração na humanidade?
Buscando formas de deixar um ambiente em boas condições, seja para que patches termocolantes tenham mais efeito ou então, com um móvel que possa permitir que se tenha requinte e conforto.
O ato de decorar um ambiente começou desde os primórdios da humanidade. Onde as primeiras civilizações que moravam ainda em cavernas desejavam ajustar o ambiente com objetos ou peças mais confortáveis, para que pudessem usar o local da melhor maneira.
Ao longo dos anos, a decoração acabou sendo personalizada de acordo com o meio que o indivíduo vivia, podendo ser em aspectos como:
- Religião;
- Regiões geográficas;
- Etnias;
- Economia.
Em altas classes da sociedade, os recursos para decoração passaram a ser usados como uma forma de embelezar os ambientes, principalmente em locais como o Egito, Grécia e no Império Romano, onde surgiu a palavra decoratione.
Arquiteturas, design e aspectos culturais também passaram a ser englobados dentro deste conceito, fazendo com que cada povo pudesse demonstrar sua cultura por meio de uma decoração.
Na Revolução Industrial, em meio aos séculos XVIII e XIX, onde a produção acabou aumentando em grandes proporções e permitiu que desde então, novas formas de tecnologia fossem buscadas para realizar melhores produtos por pouco tempo.
Foi durante este período que o ato de decorar não ficou somente com um foco em grandes classes sociais como a nobreza ou a burguesia, mas também se expandiu para outras classes sociais que desejavam imprimir no ambiente suas características.
Por volta do século XIX, a classe média passou a decorar casas com artigos como papéis de parede, lustres, tecidos e mobília que começaram a ser vendidos em lojas de departamento.
Aos poucos, modelos e aspectos que eram usados em decorações de classes mais favorecidas financeiramente passaram a ser usados como inspiração, o que a partir de então, fez com que diferentes formas de estilo surgissem.
Considerada como uma forma de necessidade, a decoração permite que tanto quem já está em um local ou que está em processo de mudança possa ter seus gostos e características mais definidos, até mesmo na decoração de um suporte de tensoativo detergente.
Dicas de decoração para quem está de mudança
Para quem está buscando criar uma boa decoração para o espaço que irá se mudar, seja ele pequeno ou grande, algumas dicas podem contribuir para que os novos moradores sintam a sensação de bem-estar dentro do ambiente que irão viver.
Diferentes formatos de pinturas nas paredes
Pintar as paredes é uma decoração que, logo à primeira vista, oferece um novo aspecto para o ambiente, seja com tons escuros, claros ou uma mistura de paleta de cores ao gosto do indivíduo.
Uma das formas de deixar o ambiente com uma maior personalidade são por meio das paredes bicolores ou então com formas geométricas que podem acabar com o aspecto monótono do ambiente.
Combinação de cores quentes com frias, ou apenas tons frios ou tons quentes é uma das formas de fazer com que a parede ofereça um novo aspecto dentro do ambiente.
Reciclagem
A reciclagem é um aspecto que pode contribuir com a decoração de um ambiente. Usar objetos, móveis ou decorações que já estão presentes no local como uma persiana romana sala, pode ser uma forma de personalizar o ambiente e ainda ser econômico.
Reforma de itens é uma prática que está em alta, devido a promoção da sustentabilidade e de ajudar no orçamento, deixando uma preferência para certos itens que devem ser novos na casa para onde está se mudando.
Espaços de convivência
Um ambiente que irá ser bem frequentado por amigos e familiares, pode usar espaços de convivência para fazer com que haja um conforto, mas ainda sim um alívio da decoração que está constantemente presente.
De modo descontraído e ainda mantendo um conforto, estes espaços de convivência podem apostar em decorações um pouco mais minimalistas mas que ainda deixam o local propício para jantares e almoços com família ou amigos.
Expor coleções
Um dos aspectos que fazem com que um ambiente ganhe uma personalização de seu dono são coleções. Independentemente do foco delas, seja um estilo de placa de vidro para loja com uma característica do dono ou então bonecos ou livros.
Seja em prateleiras, estantes ou pela mobília, a coleção é uma forma de fazer com que o bem-estar seja estabelecido com os gostos presentes no local, por isso, buscar formas para que a coleção esteja exposta ajuda na decoração.
Usar plantas
As plantas se tornaram aspectos importantes de uma decoração, desde estar presente ao lado de placa ACM adesivada na parede ou então em cima de mobília.
Sendo parte da decoração tanto para casas como apartamentos, as plantas são uma forma de beleza natural que podem, não apenas enriquecer o ambiente como também, ajudar na promoção de um bem-estar para o seu dono.
Também caracterizada como uma decoração para um orçamento mais acessível, as plantas podem ser escolhidas de acordo com os gostos ou então, com o padrão de decoração que foi estabelecido.
Trocar iluminação
Em casos de mudanças, a troca da iluminação pode contribuir para maior valorização do ambiente, especialmente quando se busca usar a luz solar como parte desta ação.
Tanto a iluminação artificial como a natural podem ser bem valorizadas independentemente da decoração, fazendo com que até mesmo uma economia possa ser gerada ao usar a luz do sol durante o dia e luzes de LED à noite.
Com diferentes formatos de lustres, lâmpadas ou outras formas de iluminar adequadamente o ambiente, a decoração se torna valorizada e o ambiente mais confortável, independentemente do momento do dia que for utilizado.
Espelhos
Os espelhos são objetos que, além de oferecerem uma decoração, podem contribuir para que o ambiente passe a sensação de ser maior do que realmente é.
Com ou sem molduras, os espelhos possuem diferentes tamanhos que podem complementar uma decoração na parede ou até mesmo, ser um modelo que fique encostado e possa servir como um objeto.
Buscar por formatos e meios para que estes sejam uma agregação na decoração contribui para que a montagem do ambiente ganhe um requinte a mais em um ambiente com mesa para escritório planejado.
Obras de arte e objetos decorativos
Apostar em obras de arte e objetos decorativos é uma ação que pode ajudar na mudança de um ambiente, e ainda, ajudar na personalização do local de acordo com o morador, sendo uma soma propícia independentemente do tamanho.
Tanto em tons coloridos como em tons mais neutros, estes objetos decorativos podem ser novos ou já usados, fazendo até mesmo parte de alguma coleção.
Considerações finais
A prática de decorar um ambiente é algo que surgiu desde os tempos antigos e, mesmo que tenha sido iniciado em classes econômicas mais altas, aos poucos e com o passar dos anos, acabou sendo incorporada em qualquer classe social.
Para quem acabou de se mudar para um local novo, a decoração é uma forma de imprimir seus gostos por meio de objetos, mobília, paredes ou outras formas que valorize o ambiente e possa fazer com que receba amigos e familiares.
Por isso, mesmo após a contratação de uma limpeza de tapetes ao domicílio, por exemplo, usar o que já se tem e misturar com novos objetos é uma forma de fazer com que a decoração seja ainda mais rica.
O ato de decorar pode variar de objetivo e de orçamento, por isso, saber o que pode ser usado com o que já tem e ainda inovar é uma forma de fazer com que a decoração seja ainda mais valorizada e desta forma proporcionar um bem-estar maior.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.