Aparelho ortodôntico: é normal ter dores de cabeça após a manutenção

O uso de aparelho ortodôntico é comum para quem precisa alinhar os dentes, seja por questão de saúde ou por visualização estética.

 

Quando se instala um aparelho fixo, algumas mudanças podem ocorrer na vida diária, isso porque o aparelho irá fazer uma pressão nos dentes para iniciar o alinhamento deles.

 

Geralmente, indivíduos que não querem passar por esse processo doloroso para alinhar os dentes, optam por lente de contato dental, o que por sua vez irá dar um aparência melhor às dentições, porém para fazer o uso delas é preciso não ter um problema dental tão difícil, pois ele conserta os casos mais leves.

 

Muitas pessoas passam por dores de cabeça no início do tratamento e durante as manutenções, mas isso é completamente normal devido o dentista ter que apertar os fios e bráquetes na boca para que o aparelho faça o efeito desejado nos dentes do paciente.

 

Se você está usando o aparelho fixo a pouco tempo, ou fez a manutenção e percebeu um incômodo, uma dor de cabeça que antes não tinha, continue a leitura para poder entender os motivos e como aliviar essa sensação.

Como aliviar a dor depois da manutenção do aparelho? 

Para o aparelho conseguir fazer a movimentação dos dentes para alinhá-los, é preciso ter uma manutenção no tempo proposto pelo dentista. Contudo, a sensação que a manutenção traz para o paciente, muitas vezes, é de total desconforto, entre as sensações mais comuns estão: 

 

  • Dor nos dentes;
  • Sensação de amolecimento dos dentes;
  • Enxaqueca;
  • Desconforto ao mastigar.

 

Esses sintomas causam muito desconforto para o paciente, porém existem formas de aliviar a sensação, como, por exemplo: 

 

  • Uso de compressas de gelo; 
  • Medicamentos analgésicos indicados pelo dentista;
  • Pomadas anestésicas;

 

O uso de compressas de gelo e medicamentos para a dor indicados pelo ortodontista irá aliviar esses sintomas, assim como o uso de pomadas anestésicas no lado onde os dentes estão mais sensíveis.

 

Caso você faça o uso do aparelho dentário invisível, as dicas são as mesmas para pausar a dor, pois mesmo que eles não possuam bráquetes, irá fazer a movimentação dos dentes, o que causa esses mesmo sintomas.

O que o aparelho faz no primeiro mês de uso? 

Ao colocar um aparelho, o dentista irá aumentar a pressão nos dentes, apertando para que eles se movimentem e se alinhem. 

 

Isso pode causar desconforto, fazendo o paciente sentir fortes dores de cabeça, assim como no caso do bruxismo – onde o ranger dos dentes aperta toda a musculatura – porém com medicamentos passados pela ortodontista essas dores tendem a passar.

 

Nunca use medicamentos sem receita médica de um profissional.

Quando o aparelho começa a fazer efeito?

O tempo para que os resultados comecem a surgir irá depender do tipo de aparelho que o indivíduo possui, o que pode variar diante de tantas opções no mercado odontológico. 

 

O aparelho fixo comum começa a dar os resultados após 12 meses de uso, porém os resultados dos alinhadores invisíveis começam a ser percebidos em questão de semanas. 

 

Muitas pessoas que preferem algo mais rápido e prático acabam escolhendo usar a facetas de resina, que pode ser adaptada nos dentes dependendo do grau de alinhamento. Para casos mais fáceis de solucionar ela é recomendada.

 

Fazer uso de aparelhos é algo necessário devido às muitas situações, como o apinhamento dos dentes – dentes desalinhados – mordida aberta ou fechada, que compromete a arcada dentária. 

 

Muitas pessoas fazem a escolha por estética, o que é super viável já que um sorriso bonito é o principal fator para uma autoestima elevada, melhorando a qualidade de vida. 

 

Dependendo de como se encontram os dentes do indivíduo, se há falta de dentição é necessário fazer o uso de implantes, assim é imprescindível saber quanto custa um implante dentário para escolher a melhor opção de qualidade, pois o uso deles tendem a mudar totalmente a vida de alguém para melhor.

 

Há diversas opções para melhorar a saúde dos dentes e a estética, com variados preços, que podem se adequar a sua realidade e tempo.

 

Após o uso de aparelhos, muitas pessoas sonham com o almejado dente alinhado e branco, e isso pode ser resolvido com o uso do clareamento dental, basta perceber em comparações de clareamento dental antes e depois o quanto os dentes mudam sua aparência, deixando um aspecto de sorriso saudável e refrescante.

 

Veja com seu dentista qual a melhor opção de aparelho ortodôntico e tenha o sorriso dos seus sonhos.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.