Diariamente, as empresas passam por uma série de desafios que precisam ser encarados de forma responsável. Por isso, o planejamento estratégico acaba sendo um elemento primordial para garantir essa relação.
Há uma variedade de possibilidades de atuações empresariais e, também, de objetivos que, muitas vezes, estratégias generalistas podem não dar conta.
É primordial entender quais são as dinâmicas internas e externas para que essa realização seja possibilitada de uma forma mais ampla.
Afinal de contas, qualquer incursão mercadológica carece de uma série de estudos e fundamentação para que, assim, algumas ferramentas sejam implementadas.
Uma instalação de fachada em acm, por exemplo, para obter um impacto importante dentro de seu segmento precisa, inevitavelmente, garantir que esses aspectos sejam realizados.
Apontar, portanto, para esses aspectos acaba sendo um dos elementos mais importantes para garantir essa realização de forma amplificada.
Em que consiste um planejamento estratégico?
Uma das grandes verdades que permeiam o mercado é que há um conjunto de ferramentas específicas prontas para serem acionadas para cada tipo de objetivo.
A falta de destreza ao orientar uma produção estratégica nesse sentido pode, via de regra, incidir em alguns danos.
Isso se dá por uma série de perspectivas que estão relacionadas à avidez de se conquistar o mundo dentro de uma perspectiva de adoção de ferramentas.
O planejamento estratégico, portanto, surge como um desses elementos que visam orientar melhor cada adoção de ferramentas para um fim específico.
É imprescindível apontar para o caráter metodológico que essa perspectiva tem e, portanto, pode ser utilizada em qualquer instância.
Um método bem fundamentado pode funcionar como uma ferramenta que orienta qualquer tipo de incursão.
Dentro da lógica empresarial, isso acaba sendo essencial por conta das particularidades de cada um desses elementos.
Uma companhia especializada em manutenção climatizadores evaporativos, por exemplo, não terá os mesmos desígnios que uma lanchonete.
Essa flexibilidade é uma garantia essencial para que essas realizações sejam possibilitadas.
Nesse caso, portanto, o planejamento estratégico é um ponto central para que qualquer realização dentro do mundo empresarial seja efetuada.
Se a intenção é crescer, ela é quem vai fundamentar essa perspectiva de crescimento e assim por diante.
Saber a respeito de seus benefícios e, também, orientações estratégicas possíveis acaba se tornando essencial.
Benefícios do planejamento estratégico
É fundamental dizer que essa orientação tem um viés bastante amplo e pode trazer uma série de perspectivas.
Contudo, algumas realizações acabam sendo essenciais e precisam ser apontadas a fim de garantir uma compreensão melhor a respeito desses aspectos. São elas:
- Clareza de ações;
- Orientações por dados;
- Integração das equipes;
- Objetivos coerentes.
É certo que há mais uma série de perspectivas, mas detalhar essas que foram supracitadas pode ser essencial.
Clareza de ações
Orientar novas ações dentro de uma lógica de mercado nem sempre é uma tarefa tão simples.
O planejamento estratégico, diante disso, acaba funcionando como um termômetro de oportunidades.
A venda de um nobreak para rack servidor que se baseia nessa perspectiva pode, em grande medida, ser um caminho para, por exemplo, fidelizar um cliente. Seja como for, esclarecer de forma ampla as ações a serem orientadas acaba sendo essencial.
Orientação por dados
Um outro ponto fundamental é que todas as orientações estratégicas acabam sendo baseadas em dados.
Isso porque há uma perspectiva bastante avançada dentro dessa lógica que tem como base uma análise apurada da empresa e do mercado.
Só assim uma prestadora de serviços administrativos terceirizados conseguirá entender, por exemplo, para onde direcionar a sua comunicação.
Integração das equipes
Quanto melhor orientado estiver a política de objetivos de uma empresa, maior será o grau de identificação delas. Por isso, as equipes acabam conseguindo interagir de forma muito mais ampla dentro dessa lógica.
Possibilita-se, desse modo, uma série de perspectivas que vão orientando a produção para que aqueles fins sejam alcançados.
Uma corporação especialista em treinamento de bombeiro militar, certamente, precisa que todos os entes daquele ambiente estejam integrados.
O planejamento estratégico aparece como esse centro agregador de perspectivas dentro de uma equipe.
Objetivos coerentes
É certo que todas as empresas querem obter um crescimento recorde em um espaço curto de tempo.
No entanto, as políticas de objetivos precisam ser realistas e alinhadas com as possibilidades dela e do mercado.
Vender mais regua eletrica para rack pode passar, por exemplo, por uma reestruturação de um site e coisas assim.
O planejamento estratégico é esse elemento que vai compreender quais são os passos que a empresa precisa dar dentro de um segmento para realizar objetivos maiores.
Ferramentas para se planejar
Antes de se consolidar uma passo a passo para efetuar um planejamento estratégico, é importante entender quais são as ferramentas mais comuns nesse meio.
Sendo assim, um serviço de perfuração em concreto conseguirá ser oferecido de forma mais clara para o público correto.
Análise de SWOT
Sendo um dos elementos mais importantes dentro de uma lógica de gestão empresarial, a análise de SWOT pode ser utilizada como um método de análise bastante preciso.
Isso ocorre por causa de sua capacidade de avaliar quais são as potencialidades e ameaças internas e externas à empresa.
Essa análise tem como base 4 pilares fundamentais de avaliação: força (S), fraqueza (W), oportunidades (O) e ameaças (T).
Avaliar cada um desses elementos pode fazer com que a gestão de uma empresa consiga saber onde e como agir da melhor forma possível dentro de uma perspectiva estratégica.
5W2H
Por sua grande capacidade de orientar ações, o 5W2H acaba sendo um elemento fundamental para entender como efetuá-las.
Essa perspectiva consiste em avaliar sete elementos fundamentais para orientar uma aplicação estratégica.
Derivadas do inglês, essas perguntas podem ser traduzidas em: “quando?”, “por quê?”, “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quanto?” e “onde?”.
Ao responder todos esses questionamento, é possível que uma ação seja orientada com toda a precisão necessária.
Assim, por exemplo, a divulgação do serviço de emissão de laudo periculosidade eletricista pode ser feita de forma muito mais assertiva.
Passos para um bom planejamento
Diante de todas as complexidades que há dentro dessa perspectiva, torna-se necessário entender como orientar um planejamento estratégico bem fundamentado.
Partindo de alguns pressupostos, qualquer empresa consegue fundamentar uma ação para o alcance de algum objetivo específico.
Análise e diagnóstico
Antes de qualquer coisa, é preciso que a empresa consiga se conhecer e conhecer o mercado em que está atuando.
Por mais que isso seja uma impressão, pode ser que esses elementos não estejam de fato completos dentro das perspectivas da gestão.
Nesse caso, utiliza-se a análise de SWOT para começar a avaliar todas as possibilidades que aquela empresa tem dentro do ambiente externo e partindo de perspectivas internas.
Assim, é possível começar a analisar alguns objetivos que podem ser realizados a partir desse diagnóstico.
Definição de objetivos
Esse é um ponto bastante importante, uma vez que é uma realização que tem aspectos muito reais a serem levados em consideração.
Partindo das análises efetuadas, esses elementos acabam se consolidando de uma forma bastante significativa.
Os objetivos, portanto, podem estar relacionados ao posicionamento de uma marca, ao crescimento e alguns outros fatores.
Saber defini-los de forma precisa acaba sendo um elemento primordial para garantir sucesso nessa realização.
Definição ação
Esse elemento é fundamental, uma vez que é nele que estarão direcionados todos as posturas a serem orientadas.
Esse é o momento em que o 5W2H começa a ser considerado como parte fundamental do planejamento estratégico.
Afinal de contas, toda a ação precisa ser direcionada e seguir um curso de objetivo e, portanto, esses questionamentos são essenciais.
Métricas e avaliações
Hoje em dia, há uma série de possibilidades que estão atreladas à produção de métricas e indicativos de sucesso.
Saber utilizá-los dentro de uma perspectiva de dados colhidos a partir de algumas implementações estratégicas pode ser essencial.
Esse levantamento e avaliação é o que, em grande medida, vai poder orientar todas as outras incursões dentro de um mercado.
Dessa forma, um planejamento estratégico continuado precisa, inevitavelmente, garantir uma orientação por dados.
Considerações finais
Gerir uma empresa dentro de uma lógica de mercado cada vez mais competitiva não é uma tarefa fácil.
As ferramentas digitais, nesse caso, acabaram surgindo como uma possibilidade de crescimento e, também, um imperativo de concorrência.
Por causa de todas essas dinâmicas, o planejamento estratégico acaba sendo um dos elementos mais importantes para garantir a saúde da empresa dentro de um mercado.
Orientar, nesse caso, alguns benefícios a partir da adoção de ferramentas estratégicas é fundamental. Por essa razão, é fundamental que haja uma compreensão de todas as etapas de implementação desse horizonte.
Só assim uma companhia conseguirá ter uma perspectiva mais objetiva e realista a respeito do seu crescimento e ação de mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.