Está pesquisando aquecedor a gás para chuveiro? Confira em nosso artigo as informações mais importantes que vão te auxiliar na hora de escolher esse importante aparelho.
Tomar um banho quente, lavar a louça com água morna para desengordurar a pia ou ter água quente no banheiro para lavar o rosto de manhã cedo ou antes de dormir é uma conveniência inestimável e acessível, graças aos aquecedores disponíveis de três modelos diferentes: a gás, elétrico e solar.
O gás é a principal fonte de energia de aquecimento em diversos aparelhos, como o chuveiro, e, por sua forma de funcionamento, funciona com gás natural (ou GN, o gás de dutos rodoviário) ou GPL (ou GLP, o tradicional gás engarrafado).
Sendo assim, o aquecedor a gás possui queimadores semelhantes aos dos fogões que aquecem a água que flui pelo seu interior e a faz sair pronta para uso. Utilizado em casas ou apartamentos, este modelo costuma ser instalado na área de serviço e atende uma ou mais residências ao mesmo tempo.
Por se tratar de gás, é uma boa opção para reduzir a conta de luz. Para escolher o modelo de aquecedor a gás mais adequado, verifique o local de instalação, o tipo de tubulação, o tipo de gás que abastece sua casa e a pressão da água antes de comprá-lo.
Como o nome sugere, o gás é a principal fonte de energia para este modelo de aquecedor, ele funciona com gás natural ou GPL (ou GLP, gás engarrafado) como já falamos. Também conhecido como aquecedor de água instantâneo por causa de seu funcionamento, o aquecedor a gás possui queimadores semelhantes aos dos fogões que aquecem a água que passa por ele, permitindo que ela saia pronta para uso.
Quanto tempo dura um botijão de gás aquecedor
Já os chuveiros a gás usam uma média de 10 litros, portanto a conta de água pode ser maior, porém a energia elétrica muda com frequência.
Pensando nisso, os aquecedores a gás se tornam mais econômicos, já que não irão consumir tanto da energia elétrica.
Não é possível mensurar o tempo exato de duração, pois irá variar do uso de cada residência, mas podemos ter uma base de quanto tempo dura um botijão de gás para aquecedor.
Aquecedor a gás para chuveiro
Antes de tudo, é preciso esclarecer que os consumidores podem optar com dois tipos de aquecedores a gás GLP, direto e coletivo, também podem ser mecânicos ou digitais, o processo de funcionamento é basicamente o mesmo que a água é aquecida e enviada para as torneiras e chuveiros da casa. Saiba como eles funcionam:
- Aquecedor a gás de passagem
O aquecedor a gás de passagem para GLP funciona com uma bobina que aquece quando entra em contato com a água.
- Aquecedor de armazenamento a gás.
Neste caso, a chama do gás é acesa durante todo o processo de aquecimento da água, que também é direcionada para os pontos selecionados.
O aquecimento a gás tem muitas vantagens sobre o aquecimento elétrico, veja você mesmo: o aquecimento a gás é mais barato em relação à vantagem de custo ao tomar banho ou lavar louça em dias frios; A água dos aquecedores a gás é muito maior do que dos aquecedores elétricos; Você pode solicitar a conexão em vários pontos da casa ao mesmo tempo; Com todas as vantagens do aquecimento a gás, é imprescindível que a instalação seja realizada por uma empresa especializada. Por isso, a vida útil do dispositivo e a garantia de seu bom funcionamento aumentam significativamente, e a manutenção também exige cuidados regulares.
Em relação ao uso de aquecedores a gás, estes criam uma sensação mais confortável no banheiro, isso se deve ao fluxo de água muito maior, um exemplo é que enquanto os chuveiros elétricos consomem em média 6 litros por minuto.