Pequenas empresas dizem que o boca a boca continua sendo uma das estratégias de marketing mais eficazes. Quase 62% das pequenas empresas pesquisadas indicam o boca a boca como a estratégia mais eficaz, seguido por e-mail marketing para 34%, networking para 25%, mídia social para 23%, atividades SEM para 14% e marketing de conteúdo para 13%.

 

Perfil dos empreendedores

É interessante como a pesquisa foi realizada entre empreendedores associados a cinco perfis diferentes.

  1. Espíritos Livres
    Eles são os pequenos empresários que começaram seus negócios para controlar seu destino, possuir suas ações e tempo. Para eles, administrar um pequeno negócio significa escolher um estilo de vida que desejaram sempre.
  2. Criadores apaixonados
    São eles que amam o que fazem e os clientes que atendem. Estar no negócio percebe seu orgulho. Eles sentem que agregam valor aos seus clientes e ao mundo em geral.
  3. Lutadores difíceis
    Escolher trabalhar em uma empresa é mais arriscado do que gratificante devido aos inúmeros desafios diários. À prova dos fatos, as dificuldades da empresa trazem preocupações, perplexidade e ceticismo sobre o valor de possuir uma pequena empresa.
  4. Construtores de legados
    O objetivo de fazer negócios é deixar uma marca e eles sentem uma missão ética de seu trabalho superior à das grandes empresas. Apesar de pequenos, seus negócios trazem algo novo para o mercado e esses empreendedores têm muito orgulho do que criaram.

Uma classificação que não pode ser rígida, pois todos esses são aspectos que estão, em graus variados, no coração de quem opta por fazer negócios.

Os maiores desafios que os empreendedores enfrentam

Os proprietários de pequenas empresas como; sex shop online, lojas de roupas, empreendedores da parte de estética enfrentam muitos desafios significativos, e os esforços associados a vendas e marketing – geração de leads de qualidade, conversão de leads em clientes e habilidades de marketing –  são alguns dos mais difíceis de todos.

No entanto, também está claro que vendas e marketing são as principais prioridades. Como resultado, tudo o que poderia ajudá-los a atingir suas metas de vendas e marketing está em alta demanda. E o uso de ferramentas é diferente entre quem tem e quem não tem site.

Ideias de marketing de baixo custo para pequenas empresas

Quando uma empresa é pequena, divulgar seu nome pode ser complicado, especialmente se seu orçamento de marketing também for apertado. Desde anunciar um novo produto nas mídias sociais até personalizar seu estande em um evento, é importante ser ouvido e visto. E muitas vezes são as pequenas ideias que trazem grandes resultados. Quer saber como promover o seu negócio sem ter um grande orçamento?

Agregue valor ao Instagram pelo Stories

Os stories no Instagram são a tendência do momento e as marcas, grandes ou pequenas, buscam soluções criativas para usar essa “rede social dentro de outra mídia social”. Uma história do Instagram é curta por natureza, pois desaparece depois de um dia (embora você possa destacá-la ou reaproveitá-la para insistir em uma mensagem importante). É perfeito para comunicar notícias de produtos, mostrar novidades de vibradores, sex free camisinha, bolinha de silicone, passar feedbacks para os clientes. Oferecer uma visão dos bastidores ou responder a perguntas de Comprar Seguidores no Instagram .

Blog e conteúdo editorial

Se há uma coisa com a qual todos concordam no marketing de pequenas empresas, é o valor de contar histórias. Comece um blog e transforme sua jornada de negócios em conteúdo que pode entreter. Os blogs existem há mais tempo do que as mídias sociais, mas continuam sendo uma ótima maneira de contar histórias que inspiram seu público. Além disso, graças a uma estratégia de SEO, eles podem fazer seu site crescer.

Dicas para e-mail marketing

Incentive os clientes a se inscreverem no seu boletim informativo (talvez incluindo artigos do blog incrível ao qual você está se dedicando) e você terá uma chance muito maior de atrair a atenção deles sem gastar muito. Se você não sabe nada sobre marketing digital, não desanime com a terminologia muito específica: sim, estamos falando de taxas de conversão, taxas de cliques e engajamento. Comece com as coisas simples e se você pensar que o e-mail marketing é para você, então você pode começar a avaliar todo o resto. Aqui estão algumas dicas para uma estratégia de e-mail marketing vencedora.

Forma e substância

Ganhe o espaço que você merece na caixa de entrada dos seus leitores com conteúdo que merece ser lido. Podem ser notícias sobre o seu negócio, uma seleção de leituras interessantes da web ou promoções exclusivas e acesso antecipado às vendas: em qualquer caso, seus e-mails devem ser aguardados com muito interesse por seus clientes. Lembre-se de que muitos de seus leitores estão visualizando e-mails em seus smartphones, portanto, verifique se o modelo foi projetado para computadores e dispositivos móveis.

Planeje uma campanha de gotejamento

O termo “campanha de gotejamento” significa um conjunto de e-mails enviados automaticamente para seus assinantes em resposta a determinadas ações. Simplificando, eles permitem que você gaste menos tempo em campanhas de e-mail usando automação. Por exemplo, pode ser um e-mail enviado automaticamente quando alguém se inscreve ou quando não abre seus e-mails há algum tempo. Você também pode usar comportamentos em seu site, como fazer compras ou navegar em determinadas páginas, para impressão de agenda personalizada envios automáticos.

Use a segmentação para transmitir a mensagem certa

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para fornecer informações sobre os segmentos que compõem seu público. Além de separar e-mails informativos e promocionais, divida sua lista de acordo com diferentes comportamentos. Escreva conteúdo específico para cada grupo de leitores, como clientes que já compraram, novos assinantes e aqueles que não compram há muito tempo. Claro que você terá que gastar mais tempo escrevendo, mas terá campanhas de marketing por e-mail mais eficazes.

Estratégias e técnicas de marketing offline 

Os proprietários de pequenas empresas podem levar seus negócios a um novo nível usando táticas de marketing offline como sua principal estratégia local. Esse tipo de marketing pode atingir um público menor que o digital, mas pode trazer resultados de qualidade em termos de fidelização de clientes e relacionamento comercial com outras  pequenas empresas. E também há muitas opções para quem tem um orçamento de marketing apertado – algumas são até gratuitas.

Use o sistema de afiliados

Uma ideia de marketing vantajosa para todos e com boa relação custo-benefício é unir-se a outras pequenas empresas para promover umas às outras. O conhecimento da área local, dos clientes e da comunidade compartilhada pode transformar os programas de afiliados em uma excelente oportunidade para pequenos empresários. Se às duas empresas não estiverem em concorrência direta, não há risco de perder oportunidades de vendas: pelo contrário, é possível aumentar seu público e melhorar a comodidade para os clientes.

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