Ao escutar a palavra logística, é possível que a imagem de um grande galpão de uma empresa multinacional venha à mente. No entanto, essa operação é importante para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
É preciso desmistificar essa ideia, afinal a importância de considerar o processo logístico em uma empresa é muito importante para seu desenvolvimento e consolidação no mercado. Gestão, em qualquer das suas formas, não tem a ver com tamanho de empresa.
A organização no negócio, mais do que nunca, passa também por como documentos, objetos, entregas e afins são tratados, essas práticas estão intrínsecas ao significado de logística dentro de uma empresa.
Porém, muitas pequenas e médias empresas pensam que, se o negócio está conseguindo comprar insumos e vender depois, já está bom.
No entanto, é preciso fazer como as empresas de locação rolo compactador pequeno que utilizam de um cronograma e planejamento para que seu negócio cresça e se desenvolva ainda mais.
Sendo assim, existem diversas melhorias que podem acontecer em um empreendimento, como a automação da logística de entrega dos produtos.
Desse modo, torna-se importante para este artigo apresentar o conceito de logística, quais os benefícios que a utilização dessa prática pode trazer para um estúdio de fotografia especializado em ensaio gestante criativo ou outro segmento.
O que é logística?
Antes de entrar no porquê considerar a logística no negócio, é essencial saber o que significa e porque a visão que se tem desse processo é bastante diferente da realidade.
Muitos entendem a logística como uma parte do processo de deslocamento e transporte de uma companhia. No entanto, essa prática vai muito além disso.
Essa visão parcial acaba limitando a ideia de logística para muitas empresas, até para as que realizam um serviço de cemitério dos pisos. Ou seja, o conceito vai muito além disso e envolve muitas áreas de um negócio.
Para entender melhor a logística, é preciso pensar nessa palavra em um sentido histórico. Em períodos de guerra, a logística foi relacionada como um planejamento de tudo o que seria feito em relação à estratégia de combate.
Desde a distribuição de recursos ao armazenamento, essas definições de caminhos possíveis poderiam destinar os rumos de uma guerra.
Além das táticas inerentes a uma guerra, saber toda a logística que envolveria o processo ajudava a dar mais estofo para a estratégia.
Afinal, armamentos, alimentos, roupas e toda uma questão de estrutura envolve o processo logístico de uma guerra. Isto é, basicamente tudo aquilo de importante para tornar a batalha sustentável.
Não adianta ter um exército gigantesco e que sabe lutar se não há o planejamento extremamente necessário do que iriam comer, onde iriam guardar os armamentos e alimentos, por quais cidades passariam e quais caminhos trilhar.
As ferramentas também são importantes, além da parte técnica, e isso tem muito a ver com logística empresarial. Foi a partir desse contexto bélico que nasceu a base da logística que se conhece hoje.
Sem a capacidade logística, as empresas ficavam nos centros urbanos e muito perto dos seus consumidores. Depois, com a conurbação e aumento das cidades, as pessoas passaram a ficar longe e os espaços na cidade ficaram cada vez menores.
Dessa forma, as empresas, de forma geral, se deslocaram dos centros para periferias ou cidades periféricas. Isso demanda muita capacidade e processo logístico. A partir desse cenário, a logística passou a pautar os negócios.
Ou seja, quem se preocupava com deslocamento, com a integração entre a área de vendas, estoques e marketing, acabava tendo mais sucesso, o que acontece até hoje.
Por que considerar a logística nos negócios?
Todo o tipo de empresa precisa de logística, sobretudo uma empresa de demolição e terraplanagem. É uma necessidade inerente a praticamente todo e qualquer negócio.
Não existem empresas que consigam prosperar, de forma sustentável, sem uma logística eficiente. Isso porque, hoje em dia, o grande diferencial competitivo está na entrega. Além disso, existem outros benefícios que a logística traz para um empreendimento, são eles:
- Satisfação do recebimento de um produto;
- Reputação da empresa que preza pelo bom serviço;
- Maior efetividade nos processos;
- Maior planejamento em todas as etapas;
- Integração com tecnologia e maior produtividade.
O ponto mais importante para a marca, muitas vezes, está no produto que chega ao cliente. Antes da venda, o contato da empresa com o cliente e com demais fornecedores pode ser feito de forma virtual.
Porém a logística é colocada em prática no momento de fabricação e envio do produto. O momento que o contato físico acontece é na entrega do produto ou do serviço. Sendo esse o ponto que a empresa deve atuar de maneira mais estratégica.
É possível, sim, alavancar vendas sem foco na logística. Mas, certamente, concorrentes olharão para o transporte com mini painel solar e para a entrega de forma mais assertiva. E as vendas, repentinamente, podem começar a cair e os gestores nem saberão o porquê.
A resposta pode estar, simplesmente, no fato de não ter tido uma atenção maior e um cuidado na hora de entregar o produto ao cliente, sendo esse o momento tão esperado para qualquer pessoa que compra e está esperando pelo item.
Mesmo que seja uma companhia que tenha um bom preço, um bom atendimento na hora de vender e uma boa comunicação, se importar com logística é uma questão mandatória na gestão empresarial se há uma busca por crescimento exponencial.
E, assim que a empresa incorporar uma equipe especializada, é hora de valorizar esses funcionários, até porque é um trabalho árduo, de viagens, de mão na massa, de muita espera e burocracias.
Então, na área logística, valorizar o funcionário é garantir a satisfação deles e, por consequência, que as entregas continuem com qualidade e capricho. Em alguns momentos não é necessário somente uma remuneração adicional.
Um bom gestor ouve os trabalhadores, que podem pedir mais treinamento e capacitação para o trabalho fluir melhor, mais horas de descanso, um esquema de rodízio no qual se considera períodos de folgas, entre outras medidas que podem ser aplicadas.
A importância da tecnologia na logística
As condições da área logística de uma empresa, até para médico de impotência, também são muito importantes e muito benéficas.
Quando se envolve tecnologia no processo logístico, além de uma estrutura para isso acontecer de fato, se tem um maior controle do que entra, do que sai e de todo o planejamento. Sem isso, a chance de ocorrerem erros é muito grande.
Portanto, investir nas condições é dar à logística uma oxigenação e um dinamismo que o negócio precisa para atuar de uma forma saudável, sem interrupções por má gestão ou por processos estabelecidos de maneira incorreta ou que não estavam claros.
Isso ajudará também na organização dos pedidos. Ninguém quer que uma venda aconteça e que, de repente, a mercadoria não seja mais encontrada.
A tecnologia na área logística auxilia nisso e dá maior previsibilidade ao negócio, o que é um benefício tremendo e que fará com que os clientes certamente passem a valorizar a operação e a entrega sempre bem-feita, pontual e sem entreveros.
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