Desconforto nos dentes e região não é nem um pouco agradável, certo? Com o avanço da tecnologia e medicina, criou-se possibilidades para que certas condições possam ser resolvidas. Sabe aquele dente do siso que você precisa arrancar, então, há soluções. 

Por isso, venha entender mais sobre a cirurgia buco maxilo facial, que pode usar softwares de 3D para facilitar todo processo. Entenda também no geral para que ela serve, quando é necessária e o tempo de recuperação que o paciente terá. 

 

Para que serve a cirurgia de buco maxilo facial?

Realizadas por especialistas na área, os cirurgiões buco-maxilo-faciais, que possuem conhecimentos necessários dentro da área de odontologia, a cirurgia de buco maxilo tem por objetivo o tratamento de alterações paranasais da face, maxila, mandíbula e área interna da boca.

Dessa forma, esse tipo de cirurgia acaba sendo necessário em grande parte da população, já que compreende diversas áreas, como:

  • Traumas e fraturas dos ossos da face, 
  • Patologias e tumores dos maxilares,
  • Alterações congênitas de crescimento facial (deformidades do crânio),
  • Doenças da Articulação Têmpora Mandibular (ATM).

 

Como é feita a cirurgia de buco maxilo facial? 

O procedimento depende de cada caso, mas no geral, consiste no estilo parecido da videolaparoscopia. O profissional irá realizar dois cortes na região que fica próxima a orelha. Em seguida, introduz um equipamento que funciona igual uma câmera, o artroscópio. Com esse instrumento, o cirurgião poderá ver imagens (em um monitor) das articulações para realizar os procedimentos necessários. 

Mas a tecnologia também vem evoluindo, onde, há possibilidades a softwares de simulação virtual 3D, que trazem trazendo maior previsibilidade e confiança ao cirurgião durante o ato cirúrgico. Com ele, é possível visualizar toda movimentação do esqueleto facial e a confecção de um guia cirúrgico através de impressoras tridimensionais.

Já para o conforto do paciente, placas e parafusos de titânio viabilizaram tal necessidade, além de facilitar a recuperação no geral. 

 

Quando é necessário realizar a cirurgia? 

Bom, já entendemos que a cirurgia é destinada a pacientes com transtornos da boca, dentes, maxilares e estruturas faciais. Então, qualquer pessoa que apresentem condições ligadas, devem passar em consulta para ver a necessidade e orientações médicas. 

No geral, pessoas com problemas de dente do siso, dor facial e desalinhamento maxilar, além de fraturas por acidentes e mau desenvolvimento são as mais comuns a se submeterem a esse tratamento. 

 

Qual o tempo para recuperação? 

Obviamente, tudo dependerá de cada caso e gravidade. Mas no geral, a cirurgia buco maxilo facial demora em torno de 3 dias para a recuperação do paciente. 

Mas lembre-se, para que o resultado seja potencializado, o indivíduo deve seguir à risca as orientações médicas. Sobre alimentação, por exemplo, especialistas indicam uma dieta pastosa e líquida formada por

Share this content: