Com as temperaturas mais quentes, veja dicas para cuidar das plantas

As plantas são excelentes opções de compra para aqueles que desejam adotar um novo hobby, uma vez que não dão tanto trabalho quanto um animal doméstico poderia dar.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a saúde delas, uma vez que, tal como os bichos de estimação, essas adoráveis companheiras também podem se apresentar muito frágeis, a depender da circunstância do momento.

A verdade é que tanto aquelas vegetações usadas em uma empresa de decoração de festa como as espécies de planta que são criadas em casa podem ser sensíveis a diversos fatores climáticos.

Uma, entre essas fraquezas, é a chegada da temporada do verão. Deste modo, se faz necessário, cada dia mais, redobrar os cuidados com elas durante o período desta estação do ano.

Dessa forma, entre a entrada para um grupo de tanatologia, ou mesmo para diversas outras ocupações de lazer, a opção de adotar uma flor, um ramo ou qualquer outra planta está entre aquelas que, apesar de fácil, requerem as suas responsabilidades específicas.

Por essa razão, e para que se possa haver um planejamento ao tomar essa decisão, este artigo tem o intuito de abordar este tema, mostrando como cuidar de uma planta no calor, dando seis dicas de como otimizar a longevidade dela com os bons cuidados.

Cuidados com as plantas no calor

Diversas flores e folhagens ficam mais bonitas nos dias quentes, mas para garantir o bem-estar das espécies, é fundamental saber como cuidar das plantas no verão.

Isso porque os raios solares mais fortes até o mês de março podem secar e murchar as mudas.

No jardim externo ou dentro de casa, as flores dão beleza ao dia a dia de qualquer pessoa. Elas dão um colorido especial à decoração e fornecem ar puro e tranquilidade.

No entanto, se os donos ou cuidadores vacilarem na prestação dos devidos cuidados no verão, elas chegam a murchar e não brotam nunca mais, ainda que estejam plantadas próximas a um jazigo pré moldado.

Uma planta é quase como um animal de estimação, de sorte que elas merecem cuidado diário.

Apesar de muitas espécies aguentarem um grande tempo sem rega, como o cacto e a suculenta, a maioria necessita de uma ou mais regas por dia.

Nesse sentido, é preciso verificar aquelas que são mais sensíveis e molhar a sua a terra no começo da manhã e no final da tarde. Nunca se deve escolher os horários em que o sol está mais forte, como meio-dia e 15 horas.

O segredo é pôr a mão na terra, seja do jardim ou do vaso. Se os dedos, ao saírem, estiverem sujos com terra úmida é porque a planta está bem hidratada. Caso contrário, é preciso jogar um pouco de água.

Sombra e água fresca não fazem mal a nenhuma espécie, principalmente para uma planta que está vivendo na temporada daqueles dias mais quentes.

Por isso, se alguém tem vasos em pontos que batem muito sol, é interessante considerar mudar a posição no verão.

Varanda, garagem, lavanderia e pontos iluminados dentro de casa são locais ideais, ainda que se trate da residência de alguém que trabalhe com manutenção de persianas na própria casa.

É preciso escolher, portanto, lugares à sombra para deixar a planta sempre saudável e hidratada.

Existem plantas que gostam de receber sombra ou luz solar indireta. Por esse motivo, é preciso entender as espécies que são mais sensíveis de um jardim e tomar mais cuidado com os momentos de regar, fazendo-as com mais frequência.

Além do mais, se alguém mantém as plantas em vasos, essa pessoa deve preferir os de barro que absorvem a água e deixam a planta mais úmida durante o dia.

Pois é justamente de dia o momento em que o calor é mais intenso. Além do mais, o cuidador pode borrifar água nas folhas para refrescar a planta.

Como já foi dito, as plantas precisam de cuidados diários no verão. Nesse sentido, é importante prestar atenção no estado das suas folhas, mesmo que se tratem de espécies criadas dentro de uma empresa, como aquelas que vendem plano funerário.

Se elas estiverem amarelas, ou mesmo com pragas, secas ou em excesso, é bom fazer a poda dos ramos e folhas.

É necessário lembrar-se de que as plantas ornamentais necessitam de podas mais constantes, uma vez que elas precisam receber todos os nutrientes para produzir novas folhas e flores.

Dessa forma, o dono pode molhar as folhas com uma esponja umedecida para poder reforçar os cuidados nesta época.

Entre as dicas de como otimizar os cuidados das plantas no verão, é possível citar a adubação.

Afinal de contas, é no verão que elas mais necessitam de nutrientes. Assim, é preciso informar-se sobre como deve ser a adubação das espécies que se tem em casa e manter as suas flores e folhagens adubadas e bem hidratadas para passar o verão.

Insetos, bichos perniciosos e outras pragas se fortalecem no verão. Por esse motivo, é importante prevenir esses perigos, ainda que se tratem de cuidados com o jardim de um hospital que fornece serviços de atendimento para idosos.

Dessa forma, deve-se examinar o vaso, reparando se há pragas na terra, próximo às raízes, bem como nos caules. É possível usar receitas caseiras ou remédios comprados prontos nas lojas, para fortalecer o jardim e afastar as pragas.

Como recompensa a todos esses cuidados, será possível desfrutar do prazer de ver a planta passar o verão mais fortalecida e bela à vista de todos os visitantes.

Afinal, como cuidar das plantas no verão?

Por fim, e para que seja possível finalizar este artigo com algumas orientações sintéticas e objetivas, é possível apontar seis dicas práticas de como cuidar melhor das flores, mudas e ramos durante o verão, evitando os principais problemas. A saber:

  1. Fazer uso de vasos autoirrigáveis;
  2. Intensificar as regas durante este período;
  3. Evitar banhos de sol excessivos;
  4. Não regar durante o dia no verão;
  5. Evitar podas;
  6. Adubar bem as flores.

O verão é uma das épocas mais esperadas do ano, é nele que as pessoas podem aproveitar uma praia, sair sem precisar de diversos casacos e aproveitar belas paisagens.

Para aqueles que gostam de plantas, a primavera e o verão também são as estações mais aguardadas. 

No geral, é nessas estações que as vegetações começam a crescer, ficam mais bonitas, mais verdes e floridas.

Entretanto, se a ideia é ter um jardim bonito e saudável, é fundamental tomar alguns cuidados nessa época do ano, sobretudo para quem vai passar a temporada fora de casa. 

O sol excessivo, a umidade do ar, bem como os insetos e alguns outros fatores naturais do clima podem causar diversos estragos no jardim.

Por isso é importante sempre se atentar aos cuidados nessa época do ano, ainda que se esteja trabalhando como médico veterinário oftalmologista.

A maioria dos tipos de vegetação gosta de receber pelo menos um pouco de luz solar, que seja pela manhã.

Dessa forma, é preciso se atentar e lembrar de deixar a planta no sol durante os períodos de intensidade mais fraca. Assim, o sol da manhã ou do final da tarde são excelentes, pois evitam possíveis queimaduras nas folhas. 

Pode parecer muito estranho, mas é exatamente assim. É importante evitar colocar a planta no sol caso se tenha regado ela antes.

As folhas e caules, quando molhados, podem refletir mais a luz solar e provocar queimaduras na própria planta. Portanto, é preferível regar no período da noite quando o tempo está mais ameno.

Se uma pessoa espera um jardim bonito, ela deve evitar podar as mudas e flores no verão. Após a poda as plantas passam a crescer e nascer novos brotos, que na maioria das vezes são bem sensíveis a luz solar e temperaturas altas.

É importante, portanto, deixar para realizar essas podas no final do inverno e início da primavera. 

Promover a adubação das plantas durante o verão é imprescindível para que elas tenham tempo de metabolizar os nutrientes do solo de forma mais rápida.

Isso acontece porque nos dias mais quentes as mudas estão buscando por mais hidratação.

Dessa forma, é bom aproveitar essa época para trocar a terra seca e realizar a adubação, ainda que essa planta esteja localizada no mesmo cômodo em que se deseja instalar uma persiana de alumínio para cozinha.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível abordar de forma mais profunda, sem deixar de ser objetiva, a importância dos cuidados com as mudas, ramos e flores durante o período do verão.

Dessa maneira, é fundamental se ater a cada um desses critérios, se o objetivo for manter a saúde e a longevidade delas durante esta estação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *