Comece o ano bem: 8 Dicas para o empreendedor que está no início

Tornar-se empreendedor é o objetivo e até mesmo o sonho de muitas pessoas, afinal, é a oportunidade de fazer aquilo que gosta, ter maiores lucros e inserir no mercado uma solução que ajudará a sociedade em suas necessidades.

Mas ao mesmo tempo, empreender é um grande desafio, principalmente para quem está começando agora. A melhor coisa a se fazer é contar com um planejamento estratégico e financeiro para que o negócio não comprometa seu desempenho.

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que o índice de sobrevivência das organizações com até 2 anos de existência é de 58%, excluindo o microempreendedor individual (MEI).

As falências acontecem por diversas razões, mas dentre as mais comuns está a falta de planejamento e capacitação, a gestão pouco competitiva, a ausência de melhoria nos processos e a falta de atualização.

Esses caminhos são muito importantes para empreender e ter sucesso, mas quem está nessa jornada também precisa ir um pouco mais além e adotar práticas que ajudem a vencer obstáculos.

Muitas pessoas começam o próprio negócio no início do ano, mas antes de torná-lo real, é necessário entender o conceito de empreender e descobrir algumas maneiras para começar o ano com novas metas e sonhos.

O que é empreender?

Empreender é um termo que está relacionado aos negócios, mas a essência desse conceito é a criação de soluções para o mercado e o empreendedor tem autonomia para usar suas competências.

Trata-se de um trabalho que exige comprometimento, dedicação de tempo e esforço, além da necessidade de assumir riscos financeiros, sociais e físicos.

Uma atividade empreendedora, como no caso de um fornecedor de madeira serrada de pinus, precisa ter por trás alguém com perfil empreendedor. Aquela pessoa que vai usar suas melhores competências profissionais e pessoais para construir o negócio.

Nenhum dono de empresa é capaz de dominar todas as competências necessárias, visto que cada pessoa possui um perfil, tais como:

  • Indivíduos tímidos;
  • Pessoas que não são boas em matemática;
  • Empreendedores sem formação;
  • Pessoas que não sabem liderar.

Muitos deles estão à frente de grandes negócios, por isso, é correto afirmar que não existe um perfil padrão de empreendedor, tampouco alguém que reúna todas as características consideradas ideais para essa atividade.

O que se vê são pessoas com competências diferentes e com suas próprias dificuldades, e é justamente para isso que serve o sócio, pois é alguém que possui as habilidades complementares para tocar o negócio.

Empreender também é algo que envolve a autonomia, afinal, é necessário tomar decisões relacionadas à empresa. Só que a autonomia também faz muitas pessoas abandonarem suas carreiras para ter o próprio negócio.

Mas se alguém decide abrir uma empresa de limpeza de pedra portuguesa, precisa assumir responsabilidades por suas decisões e ter independência para criar as próprias regras e paradigmas.

Também não é possível empreender sem dedicação e comprometimento. Tudo precisa ser feito com muito otimismo e perseverança. É assim que o empreendedor vai conseguir se dedicar às atividades que precisa e enfrentar os desafios.

Por fim, o empreendedorismo envolve muitos riscos, ou seja, quando alguma coisa pode dar errado e a responsabilidade pertence sempre ao empreendedor.

O início do ano representa um desafio para muitos negócios, principalmente aqueles que estão começando agora, mas existem muitas maneiras para que um empreendedor saia bem.

Dicas para empreender no início do ano

Para empreender no início do ano, se preparar para os desafios e investir tempo e dinheiro com consciência é necessário ter alguns cuidados, e algumas dicas para dar início para essa nova fase são:

Saber escolher o nicho de atuação

Essa dica é muito importante para quem está começando agora, mas ainda não definiu seu nicho de atuação, ou seja, a atividade empresarial que deseja exercer. Só que essa escolha deve ser feita porque influencia no futuro do negócio.

Não existe segmento ou atividade empresarial que seja melhor ou pior, assim como também não existem ramos que valem mais a pena do que outros.

O empreendedor deve fazer uma pesquisa de mercado para escolher e caso tenha alguma dúvida, deve optar pelo ramo com o qual se identifica ou tem mais afinidade.

Compartilhar ideias

Se alguém pretende montar uma uma academia com foco em treinamento de bombeiro militar, não deve ter receio de contar suas ideias para os outros.

Muitos têm medo de fazer isso para evitar que alguém copie o projeto, só que essa percepção se torna inútil por conta do networking, uma rede de contatos importantes e que vai trazer insights sobre a companhia.

Compartilhar os pensamentos com alguém, principalmente com outros profissionais, é uma forma de obter conselhos que economizam tempo e dinheiro. A opinião de quem está de fora pode ajudar a resolver um problema que parece muito difícil.

Conversar com pessoas que atuam no mesmo setor ajuda em vários aspectos, como descobrir tendências e descartar modismos para permanecer mais tempo com relevância no mercado.

Uma empresa de instalação de gerador residencial é necessária no mercado, ao contrário daquelas que são uma febre e logo perdem a força. Também é assim que o empreendedor descobre bons fornecedores e outros elementos importantes.

Comprometer-se com prazos e metas

Trabalhar por conta própria traz mais flexibilidade, além disso, dependendo da área de atuação do empreendedor, ele pode atuar em casa e no horário que preferir.

Mas para que o negócio seja realmente produtivo e lucrativo, é crucial se comprometer com prazos e metas, descobrindo maneiras de se disciplinar.

O empreendedor assume responsabilidades com terceiros, por isso, deve criar e manter um cronograma de trabalho e se estabelecer em um ritmo, pois assim vai conseguir cumprir a agenda e não desapontar clientes.

Conhecer e analisar empresas do segmento

Antes de começar a empreender, é muito importante entender o setor em que o negócio vai atuar, assim como suas áreas, o plano financeiro, departamento comercial e estratégias de marketing.

Seja para trabalhar com instalação de cobertura metálica residencial ou qualquer outro segmento, fazer esse estudo ajuda a ter uma visão completa sobre o negócio.

Gerenciar uma empresa está muito além de conceitos básicos e engloba áreas variadas. Por exemplo, se alguém deseja trabalhar no segmento de alimentação, precisa estudar restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros negócios de sucesso.

Criar laços profissionais

Laços profissionais são diferentes dos laços pessoais e familiares, e para atuar no mercado, é necessário firmar parcerias com empreendedores e desenvolver as relações para que sejam consistentes.

Muitos daqueles que estão começando o próprio negócio acreditam que todas as outras empresas são seus concorrentes. Mas a verdade é que um bom empreendedor aproveita outros players do mercado para criar laços que ajudam a crescer.

Validar o modelo de negócios

Outro motivo que faz as organizações desistirem de suas atividades é a falta de planejamento. Cometer erros é algo que faz parte do aprendizado, mas as falhas precisam servir para amadurecer a companhia.

No caso de uma administradora de condomínios residenciais, é indispensável fazer uma avaliação do mercado, por meio de pesquisas, identificando os concorrentes, potenciais clientes e possíveis fornecedores.

É necessário detalhar informações, hábitos de consumo, preferências desses clientes. Não se esquecendo da necessidade de acompanhar os resultados e analisar indicadores para mudar alguma estratégia.

Se a ideia não deu certo no início, o empreendedor precisa saber se desapegar da concepção inicial. Outro problema muito comum são os custos operacionais com salários, aluguel, contas de água e luz, entre outras despesas que os empreendimentos possuem.

A melhor forma de lidar com tudo isso é por meio de um bom plano de negócios e o fabricante de telha modulada 8mm vai usá-lo para guiar suas próximas ações, entender a aceitação do negócio e aumentar suas chances de sucesso.

Separar as finanças

É crucial separar as finanças pessoais das finanças do negócio para ter equilíbrio financeiro. O empreendedor não pode pagar as contas pessoais com o dinheiro da organização que não entra para seus lucros como proprietário.

As contas precisam estar sempre separadas e o empreendedor deve ter bom senso ao retirar dinheiro do caixa. Se ocorrer algum imprevisto ou alguma crise, o negócio terá condições de se manter.

Investir sem medo

Criar uma loja de piso de borracha pastilhado em manta é um investimento, portanto, é necessário ter coragem para entrar no mercado empresarial e investir em novas oportunidades.

Ser empreendedor, principalmente aqueles que estão à frente de pequenos negócios, depende da capacidade de determinar qual é o momento ideal de investir.

Considerações finais

Ter o próprio negócio é o objetivo de muitas pessoas, mas é fundamental conhecer as práticas mais importantes para que o negócio seja bem-sucedido em sua jornada.

No começo do ano, os desafios podem ser um pouco maiores por conta das novas tendências, alterações no mercado e despesas comuns da época, mas com algumas ações simples, é possível começar essa nova fase com benefícios e preparado para o que vier.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *