Quando a decoração do ambiente residencial é feita, nele está sendo colocada uma série de aspectos pessoais, como as cores preferidas, os móveis mais confortáveis e pequenos detalhes como plantas ou objetos familiares antigos guardados por longo tempo.
Por muitas vezes, a casa tem espaços difíceis de serem decorados, formados por ângulos e superfícies complicadas, nada fáceis de serem harmonizados. Tais como:
- Embaixo de escadas e janelas;
- Portas salientes;
- Encosto e base da cama;
- Muros com chapiscos;
- Paredes rugosas;
- Portões com muitos detalhes;
- Embaixo de pias e tanques;
- Um pequeno espaço entre duas paredes;
- Janelas com vidros muito escuros.
De qualquer forma, é totalmente possível tornar o local aconchegante, bonito, charmoso e agradável para receber amigos e familiares para um jantar, festas de aniversários e datas comemorativas.
É muito fácil encontrar lojas físicas ou pela internet que disponibilizam uma grande variedade de objetos decorativos, desde quadros antigos até um muro de vidro com alumínio, pequenos ou grandes, onde podem ser colocadas lâmpadas ornamentais.
Uma grande dúvida por parte do decorador é na escolha da paleta de cores. Há dúvidas sobre quais são as melhores: as neutras ou as mais chamativas.
No entanto, tudo depende do gosto pessoal e as neutras são formadas pelo preto, branco e cinza e tons como o bege e o marrom.
Saiba como usar paletas de cores neutras
As cores neutras são utilizadas em ambientes como o escritório, quartos, salas de descanso e de leitura, mas o gosto vai de acordo com a personalidade de cada pessoa e muitos jovens as preferem, principalmente para estudar com mais foco e direcionamento.
Nesse aspecto, as cores mais vibrantes, como o laranja, verde, vermelho ou dourado trazem ao local sensações mais fortes e não são indicadas para quem prefere a uma atmosfera tranquila e de paz. Algumas dicas para escolher paletas de cores neutras são:
- Misturar texturas para elaborar contrastes;
- Optar pelo tom off White, que traz mais leveza;
- Usar o branco com pinceladas de preto ou cinza;
- Utilizar o tom monocromático, para formar a homogeneidade no ambiente;
- Trocar a pintura, caso ela seja chamativa demais.
Essa composição harmoniosa, que traz a sensação de tranquilidade, nem sempre é fácil de ser obtida e quando há dúvidas, nada melhor do que contratar um profissional que entende do assunto.
Inclusive, o fechamento de sacada de um apartamento, grande ou pequeno, deve estar no projeto do decorador, pois este local também é importante na ornamentação do ambiente, seja ele usado ou não em um churrasco pelo morador.
O tom off white não é o bege, cinza, branco ou nude, mas um tom que mistura o branco com toques amarelados ou acinzentados, compondo um meio termo entre o branco e as diversas nuances de cores.
Um portão social pivotante, por exemplo, pode ser totalmente branco ou preto, ou, também, ter um toque de amarelo ou cinza, e depende da harmonia criada entre as cores das paredes laterais.
O preto é considerado uma cor neutra e quando misturado com o branco, traz belíssimos looks, como o xadrez e nunca saem de moda, diferente das cores mais vibrantes, que são usadas sazonalmente, como na primavera ou verão.
Afinal, são estações coloridas, porém, geralmente a cerca de pvc para muro de piscina são sempre confeccionadas em branco, e, se a casa estiver pintada de verde ou azul, vai compor um contraste muito bonito.
Como abordado anteriormente, a escolha das cores sempre está alinhada com o jeito de ser de cada indivíduo, com base em fatores como o comportamento, desejos ou processos inconscientes profundos, dependendo das circunstâncias vividas.
A decoração de uma casa também envolve a escolha dos móveis, que podem ser multifuncionais, agregando mais de uma função e que são muito usados para deixar a casa mais bonita, combinando beleza com funcionalidade. Alguns exemplos são:
- Cama-armário;
- Mesa de centro com gavetas;
- Mesa dobrável para trabalhos home office;
- Cama com base para livros;
- Painel de TV com prateleiras;
- Beliche com escrivaninha;
- Pia com espaço para máquina de lavar.
Esses tipos de mobílias possuem sempre mais de uma função, com diversas possibilidades e um dos mais conhecidos é o sofá-cama, que uma hora é a cama para dormir e na outra torna-se um sofá para descansar ou assistir televisão.
O funcionamento é muito simples. A manutenção preventiva em redutores é muito mais complicada e não é realizada apenas puxando um botão ou levantando uma tampa, como acontece no procedimento dos móveis multifuncionais.
Essas mobílias podem ser colocadas em qualquer lugar, desde que proporcione ao morador maior versatilidade no trabalho, nos escritórios ou nas funções dentro de casa, pois com a economia de tempo, sobram mais horas para descansar, por exemplo.
Como escolher móveis multifuncionais?
A escolha dos móveis multifuncionais precisa ter como base alguns aspectos importantes, que constam nas dicas abordadas abaixo:
- Pensar nas necessidades pessoais ou da família;
- Considerar a junção de ambientes;
- Aproveitar todos os espaços disponíveis;
- Substituir móveis funcionais pelo multifuncionais;
- Na dúvida, fazer um projeto nesta área.
Com a correria do dia a dia, a maior funcionalidade dos móveis é necessária, não apenas para ajustar as necessidades pessoais como dos familiares.
Em um ambiente pequeno, por exemplo, a junção do quarto com a sala de descanso sempre pode ocorrer e muitas pessoas optam pelo escurecimento de madeira do piso, para facilitar a limpeza, não deixando a vista a sujidade das crianças.
Sendo assim, todos os espaços devem ser considerados, inclusive os mais complicados e cheios de ângulos, como os abordados acima, que são difíceis de serem decorados.
Na dúvida do que fazer, os projetistas de móveis podem elaborar planejamentos mais adequados para que os móveis multifuncionais sejam colocados de forma mais coerente com o ambiente.
Principais dicas para decorar a casa
A tarefa de decorar o lar vai depender do estilo que os moradores querem e as possibilidades são enormes. Afinal, os estilos podem variar entre: retrô, clássico, moderno, rústico, oriental, vintage e romântico.
É o estilo decorativo que vai tornar a casa o cantinho mais agradável, tanto para trabalhar como para passar o dia, descansar ou receber pessoas. Portanto, algumas dicas de decoração serão destacadas em seguida.
- Escolher mobiliários com o mesmo estilo;
- Investir na iluminação;
- Definir a paleta de cores;
- Optar por uma decoração confortável;
- Buscar inspirações em sites ou lojas;
- Usar vasos e porta-retratos decorativos;
- Usar espelhos para aumentar o ambiente.
Como pode-se ver, essas dicas direcionam o morador para realizar uma decoração agradável, indo desde a escolha das cores preferidas, passando pelo uso de objetos inspiradores, sem que seja necessário muito gastos.
Aliás, para a higienização e limpeza de sofá, o preço não é tão caro, mas vale a pena pesquisar em diversos locais, se a palavra-chave é economia.
Por outro lado, quanto ao tempo despendido em uma decoração, não há como prever tanto para quem vai realizar o processo sozinho quanto para os decoradores profissionais, porque isso engloba, por exemplo, o tamanho da residência.
Por exemplo, se a janela for pequena a colocação da tela proteção apartamento é feita no mesmo dia. Nesse sentido, abaixo encontram-se algumas dicas para economizar o tempo na decoração de ambientes, grandes ou pequenos, em casas, apartamentos ou escritórios:
- Planejar-se financeiramente;
- Não comprar sem pesquisar antes;
- Aproveitar a decoração que já existe;
- Ir às lojas físicas de carro para trazer os objetos;
- Ir acompanhado por uma pessoa que entenda do assunto.
Se a pessoa estiver de férias, tempo disponível não vai faltar para se dedicar à decoração, que pode ser feita passo a passo, sem atropelos e um cômodo por vez.
Ademais, acerca do assunto, tendo ou não pressa, o importante é que o local esteja decorado de acordo com o gosto individual do morador, considerando, é claro, as opiniões dos familiares.
Considerações finais
A decoração de uma casa é sempre um processo complicado e que nem sempre acontece rapidamente, pois muitas coisas precisam ser decididas, como a escolha das cores, dos móveis, da iluminação e dos objetos decorativos.
Nesse sentido, ainda que o tempo seja escasso para esta atividade, para que a decoração seja harmoniosa e agradável, é melhor ter calma e anotar tudo o que for necessário, a fim de não perder itens desejados ou evitar que os gastos se excedam.
E, como abordado anteriormente, se a disponibilidade financeira for maior, é indicado que se faça a contratação de um bom decorador.
Ele, com certeza, sempre acompanha os novos looks e tendências e pode opinar mais criativamente sobre as melhores cores e os móveis multifuncionais mais utilizados, que podem tornar os espaços mais aproveitados, sem deixar de lado canto algum da casa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Share this content: