Seja você um ávido jogador de basquete ou alguém tentando basquete pela primeira vez, o jogo é físico e as lesões são bastante comuns.
Embora a maioria das lesões sejam leves, existem algumas que podem ser bastante graves.
Se você é o tipo de jogador que gosta de jogar duro e se exercitar, há uma chance de sofrer algum tipo de lesão. De fato, de acordo com a National Basketball Association (NBA), os jogadores perdem uma média de 26 jogos por temporada devido a lesões ou doenças.
Que tipos de lesões acontecem no basquete?
Existem lesões particulares que são muito comuns no jogo de basquete. A maioria dos jogadores experimenta esse tipo de lesão, especialmente mais tarde em suas carreiras.
Estas são, obviamente, lesões na parte inferior do corpo, incluindo lesões articulares e musculares. As lesões mais comuns no basquete incluem entorses e distensões, tornozelos torcidos e fraturas.
Os mais prevalentes são entorses de tornozelo e joelho. Embora estes variem em gravidade, eles são muito problemáticos devido ao tempo que podem manter um jogador fora da quadra.
Eles também podem escalar para problemas mais graves nessas áreas.
Em termos de músculos e ligamentos, essas lesões são muito mais graves do que a maioria e podem deixá-lo fora de ação por muito mais tempo do que você gostaria.
Uma lesão quase que encerra a carreira nesta categoria seria uma ruptura do LCA ou uma ruptura do tendão de Aquiles.
Estas são lesões extremamente graves que podem encerrar a carreira se não forem tratadas rapidamente (e levar até 2 anos para cicatrizar completamente).
Eles ocorrem quando a articulação do joelho é torcida, fazendo com que os ligamentos dentro dela se rompam. Isso geralmente acontece quando você gira em uma perna, correndo a toda velocidade e plantando o pé no lugar.
É muito comum para os jogadores da NBA que jogam na posição de ataque ou posição central, porque eles têm tanta massa atrás deles que qualquer tipo de parada repentina fará com que eles caiam para a frente sobre as mãos ou os joelhos.
Aqui estão algumas maneiras que até mesmo os melhores jogadores usam para evitar lesões e permanecer no jogo:
Alongamento
Assim como em qualquer esporte, o alongamento adequado percorre um longo caminho.
O alongamento ajuda a diminuir o risco de lesões, além de ajudar as articulações a se moverem em toda a amplitude de movimento. Também prepara seu corpo para a competição.
É importante aquecer e alongar antes de cada jogo, treino e treino. O aquecimento e o alongamento são essenciais porque ajudam a prevenir lesões.
O aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações, o que ajuda a reduzir a dor e a rigidez muscular.
O alongamento aumenta a flexibilidade, o que pode evitar lesões por uso excessivo, como tendinite (inflamação de um tendão) ou músculos distendidos.
Mantendo-se hidratado
Mantenha-se hidratado bebendo muita água e bebidas esportivas ao longo do dia.
A hidratação ajuda na prevenção de lesões nos esportes, mantendo as articulações lubrificadas e os músculos flexíveis.
Quando você está desidratado, o corpo tem que trabalhar mais para obter oxigênio em seu sistema, o que significa que não é tão eficiente na recuperação de um treino. Isso pode significar dor e fadiga no dia seguinte ou até mais.
Treinamento adequado
O treinamento adequado pode mitigar facilmente a maioria dos riscos associados ao jogo de basquete.
Ele empurra seu corpo para que seja capaz de funcionar sob o estresse físico das situações do jogo. Uma variedade de regimentos de treinamento inclui pliometria, exercícios de salto, etc., a fim de treinar suas articulações e músculos para um melhor desempenho e durar mais.
Ao treinar, use a forma adequada. Muitas lesões vêm de forma inadequada, então certifique-se de se concentrar em sua técnica. Se você é novo no esporte, peça a um profissional algumas dicas sobre como melhorar seu jogo.
Preparação e Engrenagem
A maioria das pessoas muitas vezes ignora a preparação adequada, mas pode ajudar imensamente.
Você só deve usar sapatos de desempenho de basquete adequados ao jogar basquete e certifique-se de que a quadra em si esteja limpa e livre de obstruções.
Isso também significa que você deve usar roupas adequadas, como uma camiseta e shorts esportivos.
Use os sapatos certos: seus sapatos são uma das partes mais importantes do seu equipamento de basquete.
Você precisa de um par que ofereça bom suporte e amortecimento, além de tração para não escorregar na quadra.
Certifique-se de que seus sapatos se encaixam corretamente: o tamanho errado pode levar a lesões como entorses de tornozelo ou problemas nos pés.
E lembre-se que o tamanho do sapato varia de acordo com as diferentes marcas, por isso é importante experimentar vários pares antes de escolher um.
Use um protetor bucal: Os protetores bucais são recomendados para todos os jogadores de basquete, especialmente aqueles que jogam competitivamente.
Eles protegem seus dentes de serem nocauteados ou quebrados durante os jogos, ao mesmo tempo em que evitam que seus lábios sejam cortados no aparelho de outro jogador.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos esportes na loja esportiva Lojas Hecco.
Share this content: