Trabalho com Licitações
Licitações são uma disciplina multidisciplinar e quem deseja trabalhar com licitações e contratos de gestão deve saber que se trata de trabalho em equipe.
Você pode seguir em frente se já tiver conhecimento jurídico, mas o Processo abrange várias outras áreas, como administração, contabilidade e engenharia.
Resumindo, você pode trabalhar de maneiras diferentes e executar funções diferentes da perspectiva da posição que está ocupando.
Na iniciativa privada ou no setor privado, os profissionais que desejam trabalhar com licitações devem ter um excelente conhecimento das capacidades e competências da empresa para a qual trabalham.
Pretende-se adequar os produtos, serviços ou obras ao exigido no anúncio de concurso.
Algumas funções que podem ser realizadas por pessoas que têm conhecimento de licitações públicas tem:
Assistente de licitação
Assistente de licitante
Coordenador de licitante
Analista de licitação
Normalmente empresas de médio e grande porte, as funções da área de licitações são desempenhadas por uma equipe e apoiadas por outras áreas da empresa como:
Contabilidade: Para apoiá-lo com o balanço, números financeiros e apuramento certificados com as autoridades responsáveis.
Engenharia: Ajuda com os certificados de desempenho técnico
Ajuda com a compilação do certificado, em Um processo de licitação específico deve ser usado
e determinar quais serviços são semelhantes a estes no aviso solicitado.
Avaliador: Especialista que auxilia na análise de projetos e na elaboração de planilhas orçamentárias.
Lei: Auxilia no esclarecimento de dúvidas quanto à lei de licitações e também na criação de recursos administrativos.
No caso das micro e pequenas empresas:
Geralmente, o licitante é responsável por todo o processo licitatório.
Mas às vezes você precisa de um assistente para concluir este contrato.
Por isso esse profissional tem que entender um pouco de cada área da empresa, mas com o tempo ele tem que adquirir conhecimentos.
Engenheiro para licitações
Engenheiro-Proprietário, Outro caso são os profissionais recém-formados que pretendem iniciar o seu próprio negócio e candidatar-se à realização de trabalhos ou serviços para a administração pública.
Estes trabalhadores qualificados, proprietários de pequenos negócios, muitas vezes não dispõem de pessoal suficiente para realizar as licitações e, em última instância, realizar todo o processo.
Portanto, é importante ter todos os conhecimentos necessários para não perder uma disputa de licitação por falta de conhecimentos específicos sobre o processo.
Além disso, você evita danos ou sanções por parte da administração pública por gêneros de erros causados por uma falta de compreensão da redação do contrato.
Este tipo de sanções pode levar à perda do direito de licitar por um período de pelo menos 2 anos Encerramento da empresa.
Por estes motivos, é imprescindível conhecer e dominar os procedimentos do processo licitatório para saber como proceder nas disputas licitatórias com vistas à vitória.
Na administração pública de licitações
As comissões de licitação são constituídas pelo órgão que representa o órgão administrativo.
É formado por servidores públicos indicados pelo poder público, cujas atribuições são: receber, conferir e avaliar documentos.
Bem como os procedimentos relativos aos concursos públicos, que dizem respeito às modalidades de concurso, tarifação e licitação.
De acordo com a Lei 8.666 / 93, compete às comissões analisar e responder às objeções ao edital, execução e avaliação dos autos da assembleia de licitantes.
Ações como abertura de reunião, credenciamento de fornecedores, recebimento de envelopes, análise e avaliação das fases de qualificação e classificação das propostas.
Além da avaliação e decisão as etapas são de responsabilidade das comissões de licitação.
Essas comissões podem ser permanentes ou especiais.
E devem ter pelo menos 3 funcionários qualificados da entidade que realiza a licitação.
Dois desses membros devem pertencer definitivamente ao quadro permanente da administração.
Mais um ponto é muito importante que esta Lei também estipula que os membros das comissões de licitação são solidariamente responsáveis por todos os atos do grupo.
Isso só não acontece se a posição individual divergente for justificada e registrada. Portanto, o funcionário deve Conhecer todo o processo licitatório para poder realizá-lo com cuidado e de acordo com a legislação.
Habilidades para trabalhar com licitações
Para ser um excelente profissional trabalhando com licitações públicas,
Seja como empregado de uma empresa privada ou como autônomo oferecendo aconselhamento nesta área, é importante para você adquirir algumas habilidades.
Em primeiro lugar, é importante se interessar pelo tema, ler muito e adquirir novos conhecimentos continuamente, pois novos conceitos são acrescentados e você tem que ter clareza de tudo.
Quando se trata da área de engenharia que trabalhamos, é necessário investir algum tempo aprendendo alguns conceitos em outras áreas como: Balanço Patrimonial) Jurídico (Aprenda um pouco sobre Direito para chegar ao Administrativo recursos realizados) Não há necessidade de se preocupar com tanto conteúdo, pois é importante saber o básico para que você possa argumentar durante um diálogo em uma reunião de licitação, ou mesmo ao redigir uma reclamação administrativa para defender a empresa no processo licitatório.
Claro que com o tempo, sua experiência lhe trará um conhecimento mais aprofundado e com uma boa base você poderá obter mais informações, por exemplo, em um processo administrativo que você tem como base você pode adicionar jurisprudência e parte da lei para apoiar facilmente seu recurso.
Basta pesquisar na internet e você encontrará um grande número de Leis e Leis Completas de Licitações para copiar e colar os artigos necessários para sua defesa administrativa.
O interessante para os envolvidos nesta área é que ele abre uma série de oportunidades para você e permite que você se torne um profissional com habilidades em diversas áreas da administração.
Como trabalhar com ofertas e licitações do governo
Quem tem a visão de trabalhar com ofertas certamente vai investir em uma carreira promissora e muito lucrativa.
O motivo pelo qual a redução das ofertas depende de quanto você deseja se tornar um profissional em sua área. Eficiência.
Encontre habilidades específicas na área que correspondem aos seus interesses.
E com o tempo, você ganhará experiência e se tornará mais habilidoso.
Mas não se esqueça de se manter atualizado e buscar sempre novos conhecimentos e você se sentirá mais confiante e bem sucedido nesta profissão.
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Agora você está aprendendo o guia passo a passo que irá guiá-lo por todos os procedimentos que você precisa saber para agir de forma assertiva, desde licitações até licitações Assinatura de contratos.
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admin
Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. A definição de escolha entre as duas modalidades é exclusivamente em razão da complexidade do objeto da licitação.