Confira 5 dicas para otimizar processos do RH

Dentro do setor de Recursos Humanos de uma empresa, diversos são os processos incluídos para que o trabalho obtenha resultados satisfatórios, como o controle da jornada de trabalho e a observação ao seguimento da CLT.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo para que você conheça as principais soluções capazes de facilitar os processos do RH, trazendo maior modernidade para a área e agregando mais dinamismo ao seu trabalho. Boa leitura!

O que são processos do RH

Se olharmos para a definição do dicionário, o significado de processo é a ação contínua e prolongada de uma atividade, mantendo uma unidade.

Logo, os processos do RH são aquelas ações cujo fim é permitir que o setor alcance os seus resultados dentro da sua maior missão, que é cuidar do público interno de uma empresa e tudo aquilo que o compete.

5 dicas para otimizar processos do RH

Com o passar dos anos, é normal que alguns processos se tornem obsoletos ou sejam substituídos por uma inovação tecnológica, e essa regra não foge aos processos de RH.

Com isso em mente, confira uma lista de 5 dicas que facilitam a otimização dos processos do setor de Recursos Humanos:

Utilizar soluções de recrutamento

Recrutar profissionais de qualidade pode levar tempo, por conta disso, vale a pena para o setor de recursos humanos investir em soluções que otimizem esta etapa, sendo algumas tecnológicas e outras não.

No campo da tecnologia, temos as soluções de recrutamento baseadas na internet, através de plataformas que encurtam o processo seletivo para empresas que buscam profissionais qualificados.

Nessas plataformas, a empresa dispara a vaga e o site se encarrega de realizar parte da seleção, filtrando os possíveis colaboradores através de suas competências.

Outra forma de otimizar esse processo é através dos programas de indicação, onde os colaboradores indicam profissionais que eles conhecem que se enquadram no perfil e na cultura organizacional da empresa.

Contar com softwares de gerenciamento de projetos

O RH também pode se envolver no gerenciamento de projetos, e para auxiliar no desempenho dessa função, softwares específicos podem ser utilizados.

Entre as soluções propostas por esses programas que se relacionam a gestão de pessoas estão a distribuição de tarefas, o envio de mensagens personalizadas, a utilização de chats para conversas em grupos e boards para priorização de ações.

Os softwares de gerenciamento de projetos podem ser inclusive utilizados por toda a empresa, quando ela é de pequeno ou médio porte e tem como forma de atuação o trabalho remoto.

Automatizar o controle de horas 

Possível de ser adicionado ao software de gerenciamento de horas, o controle de horas pode fazer parte inclusive do quadro de pagamento de uma empresa.

Além de apresentar tabelas de produtividade e indicar o tempo total gasto em um projeto, o controle de horas também permite que o tempo despendido no trabalho por profissionais liberais seja calculado, realizando os devidos pagamentos com base nessas informações.

Implantar um sistema de ponto eletrônico digital

O ponto eletrônico digital é uma das principais ferramentas a ser adotada pelas empresas que desejam otimizar os processos do RH, afinal os seus benefícios são inúmeros.

Como primeira grande vantagem temos a leitura dos dados pelos sistemas, que já realiza o cálculo das horas e indica ao final do mês como o trabalhador cumpriu a sua jornada de trabalho.

Outro ponto a ser ressaltado é a segurança contra fraudes, o que não é garantido com o uso de um sistema de ponto manual e mecânico.

A inviolabilidade do sistema garante não só a segurança para a empresa, mas também para o trabalhador que terá a certeza de que os dados referentes a sua atuação serão computados corretamente.

Optar pela digitalização de arquivos e pela assinatura eletrônica

Chega de papelada no setor de RH, otimizar esse processo significa passar a digitalizar os documentos e não mais o imprimir, facilitando o seu tráfego entre filiais ou funções desempenhadas remotamente.

Parte dessa solução só será possível se a empresa adotar a assinatura eletrônica de e-mails, que pode ser feita de maneira fácil e rápida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *