Cotação Eletrônica Orientações para o FORNECEDOR Versão 1.0

1) Fundamento legal
2) Quem pode participar
3) Local de realização
4) Procedimentos para participação de cotações em andamento
4.1) Quando do seu cadastramento no Comprasnet, incluir a opção cotação eletrônica no menu
“serviços aos fornecedores”
4.2) O fornecedor poderá ou não optar por receber por e-mail, os avisos de licitação e cotação da
sua linha de fornecimento: para isso assinalar o” serviço aviso de cotação e licitação por e-mail”, no menu
serviços aos fornecedores/controle de usuário e opção por serviços.
4.3) Acompanhar as cotações em andamento pelo “Acesso Livre” do Comprasnet.
4.3.1) Opções do Serviço de Cotação eletrônica no menu do fornecedor:
4.4) Cadastrar proposta
4.5) Enviar lances
4.6) Acompanhar resultado
1) FUNDAMENTO LEGAL:
Dispensa de licitação, conforme Inciso II do art.24, da Lei 8.666/1993 e
Anexos I e II da Portaria 306, de 13/12/2001, do Ministério do Planejamento.
2) QUEM PODE PARTICIPAR:
Pessoas jurídicas, cadastradas no Comprasnet.
Não é obrigatório cadastro no SICAF-Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores.
3) LOCAL DE REALIZAÇÃO:
https://www.comprasnet.gov.br
4) PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DE COTAÇÃO EM ANDAMENTO
4.1) Incluir a opção cotação eletrônica no menu “serviços aos fornecedores”, na página do
Comprasnet:
– Após o cadastro no Comprasnet e de posse do login e senha o fornecedor deverá entrar no acesso
seguro, ir no menu serviços aos fornecedores/opção “dados cadastrais/controle de usuários e opção
por serviços”, assinalar o item “Cotação Eletrônica” e clicar em OK.

4.2) Receber por e-mail, os avisos de licitação e cotação da sua linha de fornecimento:
Após o acesso seguro, seguindo o caminho SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/DADOS
CADASTRAIS, optar por CONTROLE DE USUÁRIOS E OPÇÃO POR SERVIÇOS, assinalar o item
AVISOS DE LICITAÇÃO POR E-MAIL e salvar.
Em seguida, pelo caminho SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/AVISOS DE LICITAÇÕES/LINHAS
DE FORNECIMENTO, assinalar a linha de fornecimento da empresa e as regiões das quais deseja
receber avisos de licitação e cotação (SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/AVISOS DE
LICITAÇÕES/REGIÕES PARA NOTIFICAÇÃO), salvar e sair.
Ver tela do slide seguinte.
OPÇÃO POR LINHAS DE FORNECIMENTO E REGIÕES PARA
NOTIFICAÇÃO
4.3) Acompanhar as cotações em andamento pelo ACESSO LIVRE do Comprasnet:
Acessar as opções do menu ACESSO LIVRE/COTAÇÃO ELETRÔNICA/EM ANDAMENTO, ou
SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/COTAÇÃO ELETRÔNICA/TODAS EM ANDAMENTO.
Não requer cadastro nem senha do Comprasnet
ACESSO LIVRE – COTAÇÕES EM ANDAMENTO
4.3.1) Opções do Serviço de Cotação eletrônica no menu do fornecedor:
Cotação Eletrônica
Da sua linha de fornecimento (propostas): opção para acesso ao formulário de envio de proposta
da cotação. Essa opção apresenta as cotações que estão em andamento e que são da linha de fornecimento
assinalada pelo fornecedor previamente, na opção Avisos de Licitação (vide item 4.2 e 4.5)
Todas em andamento (propostas): opção para acesso ao formulário de envio de proposta. Essa
opção apresenta todas as cotações que estão em andamento
Participando (lances): opção para acesso ao formulário para o envio de lances. Somente terá
acesso à tela de envio de lances aqueles fornecedores que já enviaram suas propostas.
4.4) Cadastrar Proposta
– É necessário estar cadastrado no Comprasnet (ver botão CADASTRO, no canto esquerdo inferior da
tela inicial do Comprasnet), e ter disponível o serviço de “Cotação Eletrônica” (veja item 4.1), entrar no acesso seguro
do Comprasnet (com login e senha);
– Acessar o menu SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/COTAÇÃO ELETRÔNICA/TODAS EM
ANDAMENTO(PROPOSTAS) e clicar sobre a cotação que deseja participar (ver tela do slide seguinte);
– Preencher os campos do formulário, informando todos os dados e, clicar no botão ENVIAR
PROPOSTA;
OBSERVAÇÕES:
– O sistema permitirá o envio de propostas e lances durante o período em que estiver ocorrendo (ver nas
telas de propostas e lances as datas e horários de abertura e de encerramento);
– Uma proposta enviada não poderá ser substituída, valendo como primeiro lance;
– A descrição complementar do produto é obtida clicando-se sobre o produto;
– É obrigatório o preenchimento dos campos: marca do produto, valor unitário e valor total;
– Caso o sistema retorne com mensagem de que o valor da proposta enviada esteja acima do valor de
referência (valor máximo estabelecido para compra do item), só é possivel alterar esse valor, enviando lances para o
item.
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
CADASTRANDO PROPOSTAS
4.5) Enviar lances:
– No caminho SERVIÇOS AOS FORNECEDORES/COTAÇÃO ELETRÔNICA/PARTICIPANDO
(LANCES), optar pela cotação para a qual se deseja enviar lances só será possível enviar o lance para os itens que
tiveram proposta enviada.
Acompanhar a evolução dos lances. O Sistema possui atualizador automático que mostrará na tela se o
lance do fornecedor é o menor ou não:
ENVIANDO LANCES
Visão de Cotação encerrada
4.6) Acompanhar Resultado
Após o encerramento da sessão pública, é gerado o “Relatório de Cotação Eletrônica”,
que poderá ser consultado no site Comprasnet, no caminho ACESSO LIVRE/COTAÇÃO
ELETRÔNICA/COM SESSÃO PÚBLICA ENCERRADA. Por meio dele, o fornecedor terá acesso
a todos os eventos que ocorreram durante o andamento da sessão de cotação, e, também, poderá
acompanhar a adjudicação e a homologação da cotação.
Após término da cotação, a unidade licitante entrará em contato com o fornecedor detentor do menor
lance.
Acesso ao Relatório de Cotação Eletrônica
Acesso ao Relatório de Cotação Eletrônica
Cotação adjudicada
Informação disponível no Relatório de Cotação Eletrônica
Cotação adjudicada
Informação disponível no Relatório de Cotação
Eletrônica
Cotação homologada
Informação disponível no Relatório de Cotação Eletrônica
Cotação homologada
Informação disponível no Relatório de Cotação Eletrônica

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