Durante o verão, a pele costuma ficar mais exposta a possíveis danos, principalmente devido à maior exposição à luz solar do que o habitual, bem como ao contato com água do mar ou cloro em piscinas.
Da mesma forma, as mudanças climáticas e a poluição ambiental se comportam como agentes nocivos para a pele.
Tudo isso faz com que o retorno das férias seja um bom momento para você examinar o estado da sua pele e tomar várias medidas para o seu cuidado. Não em vão, a pele é um dos maiores órgãos do corpo, que a protege dos riscos ambientais, regulando sua temperatura e permitindo a percepção do toque.
É por isso que apresentamos a seguinte série de dicas para ter o melhor cuidado com a pele para que fique saudável e tenha uma aparência suave.
A limpeza excessiva pode causar perda excessiva de gordura nas camadas externas da pele e causar dermatites, ou acentuar o ressecamento da pele”
Dicas básicas para uma pele saudável
Beba bastante água
Seu corpo perde água ao longo do dia. Portanto, você precisa pelo menos repor o que perde, para o qual deve beber entre dois e três litros por dia. A água ajuda o corpo a funcionar no seu melhor (não surpreendentemente, dois terços do nosso corpo é água) e faz com que sua pele pareça mais suave e fresca.
Fazer exercício
A elasticidade e o tom da pele são perdidos com a idade. Você pode manter a firmeza da sua pele fazendo exercícios regularmente. Exercícios moderados como ioga podem ser tão benéficos quanto exercícios musculares mais vigorosos.
Quando você se exercita, você aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, o que significa que ela recebe nutrientes e vitaminas essenciais de maneira ideal. Por outro lado, o exercício tonifica os músculos, o que ajuda a moldar a pele.
Mantenha sua pele brilhante
A pele limpa é a melhor maneira de prevenir a infecção e o odor corporal. A maioria dos sabonetes, produtos de limpeza facial, géis de banho e produtos semelhantes foram pré-testados para garantir que não causarão irritação ou reações alérgicas, portanto, o tipo de produto escolhido deve ser baseado apenas na preferência pessoal.
Lembre-se que a limpeza excessiva pode causar perda excessiva de gordura nas camadas externas da pele e causar dermatites, ou acentuar o ressecamento da pele.
Faça uma sauna
Ao fazer você suar e expelir impurezas, a sauna ajuda a limpar sua pele. Também melhora a circulação. Lembre-se que antes de uma sessão de sauna você não deve beber álcool ou comer uma refeição pesada.
Pessoas idosas ou com doenças cardíacas, respiratórias ou crônicas devem evitar saunas.
Mantenha uma temperatura confortável e, sim, se durante a sessão você se sentir enjoado ou tonto, saia imediatamente da sauna, beba bastante água e sente-se tranquilamente por um tempo. Se os sintomas não desaparecerem, procure atendimento médico.
Escovar sua pele
Escovar a pele seca com moderação com uma escova especial ajudará a remover as células mortas da pele que podem fazer com que sua pele pareça desgastada.
Escove sempre na direção do coração, ou seja, das mãos aos ombros, dos pés aos quadris.
Não escove a pele se tiver cortes, feridas ou se sofrer de problemas de pele, como eczema ou psoríase, pois a escovação só piorará essas condições.
Use esfoliantes
É semelhante a escovar a pele. Os géis de banho ou massagens esfoliantes contêm partículas que favorecem o processo de renovação celular sem prejudicar a epiderme.
Alguns contêm ácidos de certas frutas (alfa-hidroxiácidos) que ajudam a remover as células mortas da pele.
Esses ácidos, também chamados de AHAs, podem irritar a pele, então você deve parar de usá-los se notar sinais de irritação ou vermelhidão na pele.
Existem muitos esfoliantes no mercado, então você terá que experimentar qual deles se adapta melhor à sua pele. Ou, se tiver coragem, a partir de uma mistura de azeite e sal marinho grosso, você pode tentar fazer sua própria esfoliação natural para a pele (não aplique em cortes ou feridas, é claro).
Para suavizar as partes mais ásperas da pele, como joelhos, cotovelos e calcanhares, você pode esfregar a polpa de abacate nessas áreas. Você terá o suficiente com uma quantidade de abacate comparável ao que cabe na palma da sua mão.
Hidrate sua pele
Hidratar a pele é um hábito saudável que deve ser feito diariamente, isso ajudará a mantê-la saudável, aumentando os níveis de umidade.
A pele apresenta necessidades diferentes de acordo com a idade e o tipo de pele, portanto, se você não tiver certeza do que é melhor para você, é recomendável consultar o seu farmacêutico.
Muitos hidratantes contêm ácidos AHA, vitamina E, gérmen de trigo, aloe vera, extratos de plantas e outros ingredientes adicionados para melhorar o tom e a textura da pele, bem como reduzir as marcas da idade e as rugas.
Procure um hidratante que não seja comedogênico (não bloqueie os poros) e fique longe de “cremes milagrosos”.
Usar proteção solar
O câncer de pele é o maior risco de exposição prolongada à luz solar. As melhores medidas preventivas consistem em moderação e proteção. Evite a exposição excessiva aos raios solares, bem como use um protetor solar com Fator de Proteção Solar (geralmente chamado SPF) de 15 ou superior.
É aconselhável uma nova aplicação de protetor solar, principalmente depois de suar ou tomar banho.
A exposição excessiva ao sol pode agravar ou acentuar problemas de pele como eczema ou rosácea, condição caracterizada pelo aparecimento intermitente de vermelhidão ou inflamação da pele.,
Saiba como cuidar de sua pele na Cantinho Feminino.
Share this content: