Dimensionamento de um termoacumulador de água gelada

Este trabalho trata em dimensionar um termo acumulador de água gelada para o sistema de refrigeração da fábrica Pirelli – Gravataí.

O sistema de refrigeração da empresa é responsável por manter os equipamentos da fábrica e o ambiente interno da mesma numa determinada temperatura para que não haja danos nos equipamentos ou no processo de produção.

O objetivo é dimensionar um reservatório que durante o horário fora de ponta acumularia água gelada gerada pelos chillers e durante o horário de ponta, os chillers possam ser desligados, utilizando a água gelada acumulada para resfriar equipamentos e ambientes.

Com o trabalho proposto a empresa economizaria na média de 24% do valor gasto com energia durante o ano e a redução de custos seria de 27% nos meses mais quentes.

A reparação de termoacumuladores só pode ser feito por uma empresa especializada, indicamos a Atual Services.

Super Gelo

Sistema de termoacumulação por armazenamento de gelo líquido em reservatório, produzido pela unidade fabricadora com sub-resfriamento de água

Redução do custo operacional devido ao rendimento na fabricação de gelo

Eleva a qualidade do produto final devido ao fornecimento de baixa temperatura constante de água gelada

Sistema ecologicamente correto por utilizar refrigerante com gás natural NH3 e água limpa como agente termoacumulador.

Vantagens Dos Termoacumuladores (Elétricos)

Sistema elétrico de aquecimento de água, tipo ponto de uso

Os esquentadores/aquecedores de água por acumulação podem fazer sentido a nível dos pequenos sistemas de aquecimento elétrico de água (muitas vezes chamados sistemas “ponto de uso”), por razões ligadas aos fluxos de água e à pequena capacidade desse tipo de equipamento.

Ainda no âmbito do aquecimento elétrico de água, eles são vantajosos no quadro de situações de tarifas bi-horárias, já que permitem que a água seja aquecida às horas em que as tarifas elétricas são mais favoráveis. Há neste caso uma vantagem de ordem económica e de ordem ambiental.

Termoacumulador a gás

Mas há ainda uma outra situação que pode vir a tornar estes sistemas altamente vantajosos: o caso do aquecimento de água por via solar fotovoltaica.

Começa a ser vantajoso, em alguns climas e em edifícios com sistemas solar fotovoltaicos, aquecer água por via elétrica – o que torna os sistemas com cilindros altamente vantajosos. E a razão é óbvia: também neste caso a água é aquecida nos momentos favoráveis, de bons recursos solares, para ser usada mais tarde, nos momentos convenientes.

Apenas há que dimensionar adequadamente os termoacumuladores.

Desvantagens Dos Termoacumuladores

Mas há também possíveis desvantagens que é necessário ter em conta.

As perdas de energia por via dos cilindros – mesmo quando estes estão particularmente bem isolados termicamente, como acontece com muitos modelos modernos – são inevitáveis.

Além disso, há também riscos acrescidos de corrosão, associados a potenciais fugas de água.

Estas possíveis desvantagens tornam os termoacumuladores desvantajosos quando associados ao aquecimento de água a gás. Ou seja: a não ser nos casos inicialmente referidos, de aquecimento de água por via elétrica, e de implementação de sistemas fotovoltaicos de aquecimento de água, não há qualquer vantagem em instalar termoacumuladores.

Em geral, os termoacumuladores não são vantajosos no aquecimento de água a gás.

Material Do Reservatório

Os modelos com reservatório de cobre são, em teoria, mais resistentes que os de ferro e aço. Mas tudo depende de pormenores, nomeadamente dos sistemas de prevenção de corrosão.

A qualidade do sistema de isolamento também é fundamental, bem como a potência da resistência elétrica; quanto maior for esta, mais rápido o aquecimento da água à temperatura selecionada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *