Disfunção da ATM: o que é, causas, sintomas e tratamento

Sabe aquelas condições que você possui o sintoma e descobre mais tarde o que é, o que significa e até mesmo a gravidade disso? A ATM é esse tipo de condição. 

Dessa forma, para facilitar a tomar a decisão certa, entenda a seguinte o que é, a causa, sintomas e tratamento da Articulação Temporo Mandibular ou Desordens Temporo-Mandibulares. 

 

O que é disfunção da ATM?

A articulação temporo mandibular, ou, como é conhecida, ATM, é a responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, sendo uma das articulações mais complexas do corpo humano, responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça. 

A principal característica dessa articulação é possibilitar a flexibilização da mandíbula, onde, nós podemos mexer-lá para o lado, frente e para trás, além da habilidade de mastigar e falar. 

Para se ter uma ideia da incidência dessa condição, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, levantou em pesquisa que cerca de 10 milhões de americanos sofrem de ATM. Sendo que o mais recente resultado sobre o tema, afetando cerca de 30% da população. 

O músculo envolvido é um dos mais utilizados, devido a questões de alimentação e formação de palavras. Por isso, a ATM precisa ser vista com mais cuidado e sua condição está ligada a condições médicas e odontológicas.

Além da sigla que carrega o nome dessa condição, a comunidade ainda utilizada outras nomenclaturas para a ATM, entre elas:

  • Desordens Temporo-Mandibulares (DTM),
  • DISFUNÇÃO DE ATM,
  • SÍNDROME DA DOR MIOFASCIAL,
  • SÍNDROME DE COSTEN.

 

O que pode causar a disfunção da ATM? 

Afinal, o que gera a ATM? Nesse ponto, há diversas questões envolvidas nessa condição. Um exemplo, é o bruxismo, que é o ato de ranger os dentes, podendo desencadear a alguma disfunção. Estresse, tensão e ansiedade também estão ligados. Más formações e pancadas severas na região são outros gatilhos ligados e apontados especialistas. 

Mas um dos mais comuns é o mau hábito. Roer unhas e até mesmo segurar o telefone com o pescoço podem acarretar o desenvolvimento dessa doença. Por isso, é sempre importante consultar um médico e fazer um diagnóstico mais preciso. 

 

Como é feito o Diagnóstico? 

Atualmente é possível diagnosticar e reverter uma disfunção da ATM de maneira eficiente, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de algum desses distúrbios. O médico irá fazer exames detalhados, que irão variar em diversas checagens das condições do paciente, entre elas:

  • Teste da amplitude dos movimentos mandibulares,
  • Análise dos ruídos articulares,
  • exame do engrenamento dos dentes,
  • Verificação das articulações e dos músculos da face e cabeça.

Agora, para a análise completa, haverá instrumentos necessários para o melhor diagnóstico da ATM, como as radiografias Convencionais, tomografia linear ou planigrafia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e até mesmo a artrotomografia, que permite o estudo posicional e funcional da articulação, inclusive do disco articular.

 

Quais os sintomas da ATM? 

Bom, um dos principais sintomas, que serve até como gatilho para a procura médica, é o fato de você abrir e fechar a boca e escutar um barulho como se fosse de areia em seus ouvidos. Além disso, dores de cabeça, na própria mandíbula e dores e dificuldade ao fazer os movimentos normais na boca, estão entre as principais manifestações. Dores no pescoço, dores de dente, tontura, dores de cabeça, de ouvido, problemas de audição e até mesmo dor no ombro, sensação de cansaço no rosto, dificuldade para mastigar, inchaço na face e zumbidos nos ouvidos completam a lista.

Em alguns casos, as disfunções na articulação podem precisar de terapia ortopédica, terapia oclusal com abordagem em reabilitação oral e ortodontia ou mesmo a realização de cirurgia da ATM.

 

Qual tratamento é indicado? 

A boa notícia é que existem diversos caminhos para seguir na relação de tratamentos. O paciente poderá ser submetido ao uso de medicamentos e como citado anteriormente, a cirurgias. Terapias, como a física, oclusal e de aplicação ortopédica estão entre as opções. Por fim, a reeducação, dependendo da origem da ATM, e a modificação do comportamento, incluindo técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse, podem trazer o resultado esperado. 

Falando em resultado esperado. Os recursos terapêuticos citados acima, tem como objetivo reduzir a dor, restabelecer função mandibular confortável; limitar a recorrência da dor e restabelecer o padrão de vida normal, o mais rapidamente possível. 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *