O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais versáteis que existem, ele é um excelente aliado na cozinha, pois com a ajuda dele é possível fazer diferentes tipos de receitas, além de ser ótimo para esquentar refeições na correria do dia a dia.
Sabemos que todo cuidado é pouco em casa, especialmente quando o assunto é segurança na cozinha, pois qualquer tipo de eletrodoméstico neste ambiente pode causar um incêndio ou qualquer outro tipo de acidente se não tomar os devidos cuidados.
Quando se trata de micro-ondas devemos tomar alguns cuidados, principalmente no tipo de material que vamos colocar dentro, pois existem alguns materiais que não são compatíveis com as ondas de calor dos eletrodomésticos, podendo causar explosões e incêndios.
Por isso é importante ficar atento no que pode ou não colocar dentro do micro-ondas e não só nele, mas também em outros aparelhos domésticos. Mas não se preocupe, pois vamos ensinar tudo ao longo deste artigo.
Antes de irmos saber quais são os materiais que pode ou não usar no micro-ondas, você precisa saber como funciona esse eletrodoméstico. No interior no micro-ondas existe um magnetron, é ele o responsável por emitir ondas eletromagnéticas de frequência igual a 2.450 MHz.
Na parte superior do eletrodoméstico, existe um ventilador de metal, ele faz com que essas ondas fiquem circulando de maneira constante dentro do aparelho. As ondas quando entram em contato com a água que está presente nos alimentos, faz com que elas se agitem e assim aquecer o alimento.
Muitos pensam que o micro-ondas esquenta os alimentos de dentro para fora, pelo contrário, são ondas eletromagnéticas que entram na superfície, fazendo com que aconteça uma agitação das moléculas de água de forma gradual, ou seja, de fora para dentro. Por isso que muitas vezes quando levamos um alimento para esquentar no eletrodoméstico, as bordas se queimam e o seu interior fica gelado.
Então, por exemplo, se for levar um alimento como o caldo de pinto para esquentar, coloque alguns minutos a mais ou vá mexendo cada minuto para garantir que o caldo esquente por completo.
Existem vários tipos de materiais que podem e não podem ir ao micro-ondas, e o alumínio é um exemplo de material que não deve jamais pode ser levado ao aparelho, por mais que ele seja um material para conduzir calor, ao colocar o alumínio no eletrodoméstico pode causar uma explosão.
E justamente por ser uma material de alta condução de energia, ele pode causar graves acidentes se colocado no micro-ondas. Sendo assim, ele não suporta o calor gerado dentro do aparelho.
Por isso, caso você tenha dúvidas se marmitas de alumínio ou qualquer outro recipiente feito desse material e até mesmo o papel alumínio, saiba que eles não podem ser levados ao micro-ondas. Assim como panelas ou formas que também são feitas deste material.
Outro componente que também não pode ser levado ao micro-ondas é o metal, suas partículas eletromagnéticas formadas dentro do aparelho durante o aquecimento podem ocasionar um incêndio quando entrar em contato com o material. Então, jamais leve produtos de metal para dentro do eletrodoméstico.
Visto acima que o alumínio não pode ser levado ao micro-ondas, logo abaixo vamos dar algumas sugestões de recipientes que podem ser usados sem problemas algum e com toda a segurança.
Vidro
Qualquer tipo de vidro pode ir ao micro-ondas, desde que ele esteja a 5 mm acima do fundo do prato giratório do aparelho. Caso seja usado de maneira incorreta pode levar a quebra do prato.
Pratos, jarras, travessas, copos, entre outros produtos podem ser levados ao micro-ondas desde que seja da maneira correta. Caso você não tenha certeza de que o vidro vai resistir ao calor do aparelho, é melhor evitar.
Potes de plástico
Atenção aos plásticos, prefira aqueles que são de fábrica recomendados para o uso no micro-ondas. A maioria dos potes ou outros recipientes de plásticos resistem ao calor, mas é melhor se atentar às especificações do fabricante antes de colocá-lo dentro do aparelho.
Outro ponto que devemos ressaltar, é nunca colocar o pote de tampa fechada dentro do eletrodoméstico. Cuidado com os potes de sorvete ou margarina, pois eles podem derreter no micro-ondas.
Porcelana
Use sempre os recipientes que estiverem com a identificação de “Seguro para Microondas” ou “Microwave Safe”. Caso eles não sejam rotulados com tal recomendação, o ideal é testá-los para saber se é possível usá-los no micro-ondas ou não.
Cerâmica
Com as cerâmicas podemos ter quase as mesmas recomendações das porcelanas, ou seja, deve seguir as instruções do fabricante. Em caso de pratos de cerâmica ele também deve ter o fundo com pelo menos 5 mm do prato giratório, assim como o de vidro. Se for usado de maneira errada pode acontecer do prato quebrar.
Cristais
É importante que use utensílios de cristal no micro-ondas, caso ele seja resistente ao calor, verifique se não tem bordas metálicas. E em caso de bordas quebradas ou rachadas, não coloque no micro-ondas.
Share this content: