Ter um sorriso e uma mastigação consideradas perfeitas é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, para isso, é preciso de uma série de cuidados, como até mesmo o uso de um expansor palatino, caso seja necessário.
Todos desejam ter uma boa saúde bucal e até mesmo uma boa estética nesta região. Isso inclui uma série de cuidados, como é o caso de um bom sorriso. Um exemplo para auxiliar nisso é o uso de um aparelho invisível.
Porém, além disso, existe um outro fator importante nesse sentido que seria a largura do palato, conhecido popularmente como céu da boca. Então, quando ele for muito estreito, é preciso fazer uso de algo como opção de tratamento e o ideal é o uso de um expansor palatino.
Portanto, conhece ou já ouviu falar do expansor palatino?! Caso nunca tenha ouvido falar ou até mesmo queira saber um pouco mais sobre, só continuar a leitura. Dentro desse conteúdo, serão abordados todos os pontos sobre o uso de um.
O que é o expansor palatino?
O expansor palatino é uma ferramenta metálica que se parece com um aparelho metálico que tem como função arrumar os problemas relacionados ao estreitamento do palato. Portanto, ele pode ser usado tanto na parte de cima como na de baixo dos dentes.
Primeiramente, é preciso entender que tanto o sorriso, a mastigação e a respiração podem sofrer interferências de alguns fatores, como é o caso da mandíbula, maxilar e até mesmo o palato.
Vale ressaltar que no caso de qualquer problema com o sorriso ou até mesmo a mordida, é preciso fazer uso de algum aparelho, como é o caso dos alinhadores invisíveis.
Entretanto, quando essa área que seria o perímetro do arco do palato, ou seja, a extensão do céu da boca fica muito estreita, ele pode causar diversos problemas, como por exemplo:
- Bruxismo;
- Mordida cruzada;
- Dentes separados (Diastema);
- Dentes tortos.
Desse modo, no caso de algumas dessas consequências, é possível fazer o uso de um aparelho ortodôntico invisível para fazer a correção dos dentes.
Agora, para arrumar o caso do palato que está muito estreito, é preciso fazer o uso de um expansor palatino, até mesmo para resolver qualquer problema dentro do céu da boca.
Então, o expansor palatino funciona da seguinte forma: Eles atuam fazendo uma leve força no palato até chegar na expansão que desejam.
Porém, no momento em que chega na expansão desejada, muitos dentistas seguem com o tratamento para chegar no formato desejado. Por conta disso, é algo que, na maioria das vezes, deve ser feito em conjunto ou antes do uso de um aparelho dental invisível.
Vale ressaltar que o expansor é um aparelho recomendado mais para as crianças. Isso porque, nessa fase, os ossos estão em período de crescimento. Isso auxilia para que esse acessório possa ter mais flexibilidade em realizar os seus movimentos.
No geral, o tratamento dura de três a nove meses e a idade recomendada para o uso desse tipo de procedimento é dos 7 aos 8 anos. O ideal é que nunca passe dos 12 aos 13 anos.
Quais são os tipos de produtos para as crianças?
Os expansores palatinos são aplicados no topo da boca que se adequam para a sua arcada dentária e o tamanho do palato. Por eles se complementarem com o palato natural da criança, eles são adaptados para cada paciente, então, existem diversos tipos diferentes.
Dessa forma, existem 3 tipos diferentes que podem ser mencionados que são: O rápido, lento e o rápido visto por mini-implantes. Entenda um pouco mais sobre cada um deles.
-
Expansor palatal rápido
Esse é considerado o modelo padrão. Nesse tipo, um expansor palatino rápido (ERP) contém um parafuso no meio dele que tem 4 ramos. Com isso, eles ficam presos aos dentes de cima.
O dentista responsável fornece uma pequena chave para ativar esse parafuso que fica no centro. Assim, essa chave é ativada e o ERP é ligado. Esse tratamento dura em média 3 a 6 meses.
-
Expansor palatal lento
Enquanto o rápido e o padrão são aplicados de forma fixa nos dentes das pessoas, o lento é o removível, o que permite a sua retirada durante o dia a dia.
Nesse modelo, existe um parafuso no centro que acontece de uma forma bem parecida com o outro, porém ele se parece com uma contenção de acrílico. Além disso, nesse tipo, é possível também personalizar com a cor de sua preferência.
-
Expansor palatino rápido visto por mini-implantes
Um expansor palatino rápido assistido por mini-implantes (MARPE) nem sempre são necessários. Eles só costumam ser usados para jovens adultos que estão com problema no palato e não fizeram o tratamento quando criança.
Um pouco mais invasivo, esse modelo contém de dois a quatro mini-implantes que são aplicados em outros pontos dos ossos palatinos, sendo ainda ligados pelo parafuso no centro.
Desse modo, caso queira entender um pouco mais sobre um desses acessórios ou até mesmo precise fazer uso, é importante procurar um dentista, podendo ser até mesmo um que aplique um aparelho dentário invisível.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.