Reformar a casa no fim de ano é praticamente um costume para muitos brasileiros. As razões para tanto são as mais diversas, desde a ideia de receber parentes e convidados para as comemorações até a opção de usar o pagamento do 13º salário para investir no próprio lar.
Há quem possa estar se perguntando “será que esse é realmente o melhor momento para fazer uma reforma?”. A resposta será: depende. Existem reparos mais simples, como pintura das paredes e aplicação de papel de parede; já outras são mais complexas, como abrir novas portas para área externa.
Pensando nisso, hoje nós vamos lhe mostrar os principais prós e contras de se reformar no fim de ano. Caso opte pela reforma, traremos ainda algumas dicas para garantir um resultado muito mais próximo do que você sonhou e ainda economizar nos gastos. Confira!
Existe melhor momento para reformar?
Bom, pensando no aspecto prático, o melhor momento é aquele em que você tem dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas envolvendo a reforma e seus eventuais problemas técnicos. A questão é que isso seria o ideal e não necessariamente a realidade da maioria das pessoas.
Sendo assim, é preciso, em primeiro lugar, fazer um planejamento financeiro antes de tomar a decisão de reformar ou não. Será preciso quebrar paredes, trocar a instalação elétrica ou o piso? Ou, na verdade, é algo mais simples, como pintar as paredes ou aplicar papel de parede?
Ter uma noção dos gastos é um aspecto importantíssimo, ainda mais se considerarmos que o fim de ano é um período de grandes despesas (com presentes, comidas, festas, viagens, etc.). Você deve ter um orçamento dos prestadores de serviços e dos materiais a serem utilizados.
Pensando em todos os pontos mencionados, ainda é viável fazer a reforma que você tanto deseja? Se sim, o próximo passo é observar quais os cuidados que serão necessários e como aproveitar ao máximo para economizar com a sua reforma.
Confira a duração da obra
A depender da época em que você realiza uma obra (especialmente se você mora em prédio e/ou condomínio), existem alguns horários em que fazer obras barulhentas não é permitido por convenção. No fim de ano, isso fica ainda mais evidente já que muitas pessoas recebem familiares em casa.
Então, veja a duração média do serviço prestado e lembre-se sempre de respeitar os horários preestabelecidos. Assim, você evita problemas com vizinhos e não corre o risco de perturbar ninguém.
Veja a previsão do tempo
Apesar de ser marcado pelo clima quente, o verão é também uma estação em que predominam pancadas de chuva em alguns momentos do dia – o que pode ser bastante problemático para alguns tipos de reforma.
Nesse caso, é interessante observar antes a previsão do tempo de modo a evitar possíveis estragos caso a chuva apareça ou ainda dar preferência a uma parte da obra em detrimento de outra, por exemplo.
Use seu décimo terceiro
Quem é empregado sabe que o fim de ano também tem como vantagem a chegada do tão esperado décimo terceiro salário. Um dinheirinho a mais que você terá para poder gastar com o que quiser.
Caso não tenha outros compromissos em mente ou ainda consiga separar uma parte do valor, uma boa é usar o 13º para os gastos com a obra. Assim, você fica mais tranquilo com as contas.
Aproveite promoções
O fim de ano também é marcado por promoções e saldões em diversas lojas, incluindo as de material para construção, pintura e demais itens para reforma de imóveis.
Logo, é interessante avaliar quais lojas oferecem mais descontos nos produtos que você precisa. A Black Friday que acontece no final do mês de novembro, por exemplo, é uma das opções de promoções mais vantajosas para o cliente.