Impacto da indústria 4.0 na produtividade e competitividade das empresas

A indústria 4.0 mostra que a tecnologia ainda tem um longo caminho a evoluir nas empresas. Essa expressão é utilizada para descrever o uso das mais avançadas tecnologias na fabricação de produtos para consumo.

  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning;
  • Entre outros.

Basicamente, se trata da continuação do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na Primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.

O avanço da tecnologia é inevitável e não deve ser encarado como uma coisa ruim. Na verdade, é necessário compreender o momento e aproveitar melhor os impactos positivos e minimizar os negativos.

Esse é um conhecimento muito importante para empreendedores e gestores, pois são eles os responsáveis por implementar as novidades, na prática.

Seja nos processos internos de sua empresa de reciclagem, na linha de produção ou nos produtos e serviços comercializados, é possível implementar a tecnologia.

O que é a industria 4.0?

Este é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como Internet das Coisas, IA, robótica e computação em nuvem, com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais.

A real proposta da industria 4.0 é tornar a produção industrial mais inteligente, usando menos recursos, oferecendo maior qualidade, menos trabalho braçal e otimizando o tempo.

Para processos mais inteligentes, é preciso ter conectividade entre o físico e o digital, nos sistemas ciber-físicos, que implementam e possibilitam mais controle e agilidade.

Assim, o novo capítulo da revolução industrial traz ampla conectividade e altos níveis de informatização. Os equipamentos devem estar conectados à internet para analisarem, em tempo real, o desempenho das operações industriais, podendo:

  • Prevenir e reduzir erros;
  • Diminuir custos de produção;
  • Aumentar a produtividade;
  • Oferecer mais qualidade ao processo produtivo.

Perceba o quanto esses benefícios podem ser interessantes para qualquer tipo de negócio, até mesmo para um laboratório de análise de água.

Principais tecnologias da indústria 4.0

A chegada de inovações tecnológicas trouxe medo para os trabalhadores operacionais, que se sentem substituídos pelas novidades, assim como aconteceu nas demais revoluções industriais.

Com uma velocidade nunca vista antes, tecnologias cada vez mais desenvolvidas, trazem a possibilidade de fazer quase tudo de forma automatizada.

Coisas que antes eram ficção científica, como a robótica e a internet das coisas, estão invadindo a vida das pessoas e ocupando os primeiros lugares na lista dos investidores. Veja exemplos de tecnologias que já evoluíram para o 4.0.

Internet das Coisas (IoT)

O objetivo da IoT (Internet of Things) é a evolução tecnológica dos produtos. Isso promete revolucionar o cotidiano da população, inserindo cada vez mais máquinas conectadas à internet que proporcionam uma experiência cada vez mais completa.

Existem vários exemplos, como os relógios com conexão à internet que trazem dados em tempo real e eletrodomésticos conectados à rede com comandos automáticos.

Sua empresa de análise de solo agricultura de precisão deve saber que a IoT traz uma realidade de linha de produção totalmente conectada, com controle remoto e total das máquinas.

Inteligência Artificial (IA)

A IA é um grande avanço tecnológico, com um gigantesco potencial de utilização, tanto no cotidiano quanto em ambientes corporativos e industriais.

Esse é um campo do conhecimento que permite que as máquinas tenham uma capacidade simulada de “raciocinar” através de mecanismos de aprendizagem (machine learning),  e tomar decisões baseadas nas informações disponíveis.

Tudo isso significa que as máquinas passam a ser configuradas para “pensar” como humanos, de forma que consigam tomar decisões, resolver problemas, detectar erros e outras ações.

Sua empresa de coleta de óleo vegetal deve saber que o objetivo da IA é que equipamentos e máquinas se tornem inteligentes e encontrem soluções para situações críticas, de forma coerente com a nossa realidade, assim como um ser humano.

Big Data

Esta tecnologia se baseia na análise de grandes volumes de dados com o objetivo de extrair informações e insights úteis para a tomada de decisão, um direcionamento mais assertivo das ações e a busca de estratégias mais eficientes.

Trata-se de uma tecnologia com aplicações nos mais diversos segmentos de negócios e áreas do conhecimento, aplicando-se ao marketing, comércio, recursos humanos e à indústria.

São diversos os campos e vantagens a serem obtidas com a utilização do Big Data. O propósito é otimizar os processos, realizar uma gestão de pessoas mais assertiva, com decisões mais eficazes, proporcionando benefícios como:  

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Encontrar novas oportunidades de mercado;
  • Encontrar riscos e ameaças;
  • Identificar possíveis melhorias ou gargalos;
  • Contribuição no cumprimento de normas sanitárias.

Certamente benefícios como estes, proporcionados pelo big data, são interessantes para uma organização de logística reversa empresas

Sistemas Ciber Físicos

Fruto de uma simbiose entre ambientes físicos e cibernéticos, hoje temos diversos modelos de sistemas ciber-físicos (CPS). Dados e informações relevantes são digitalizados, organizados e centralizados em um único ambiente, significando um maior controle de comunicação.

Na indústria, sistemas como esse facilitam o processo produtivo por permitir maior rapidez e controle das informações, utilizando cópias digitais em um ambiente seguro e único.

Quais os benefícios da industria 4.0?  

A utilização de tecnologias digitais na indústria viabilizou um crescimento de 22% na habilidade produtiva de empresas de pequeno e médio porte nos setores de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados.

Alguns pensam que falar desse assunto é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, que somente grandes empresas teriam acesso.

O programa-piloto “Indústria Mais Avançada”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), constatou o impacto na produção do mercado com o uso de ferramentas de baixo custo, como computação em nuvem, sensoriamento e Internet das Coisas.

O programa executado entre maio de 2018 e outubro de 2019 em 43 empresas de 24 estados, concluiu que o ganho de produtividade está mais relacionado com o quanto se aprende com o processo produtivo e como isso se transforma em ações concretas.

Sua empresa de controle de animais deve saber que as microempresas foram as que mais se beneficiaram do uso inicial de tecnologias digitais.

Impactos da industria 4.0 no Brasil

Diferentes empresas de consultoria estão conduzindo estudos para avaliar como a crescente digitalização da economia pode influenciar a competitividade do Brasil.

Segundo a Accenture, a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$39 bilhões até 2030.

A receita potencial pode chegar a US$ 210 bilhões se o país conseguir adotar medidas para acelerar a adoção das tecnologias em questão. 

 

Para alcançar esse resultado, serão necessárias melhorias em áreas como ambiente empresarial, programas de difusão de tecnologia, infraestrutura, regulamentação aprimorada, entre outras.

Estima-se que até 2025, os processos relacionados a essas tecnologias poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos em 10% a 40%. Espera-se que o consumo de energia seja reduzido em 10% a 20% e a eficiência de trabalho aumente em 10% a 25%.

Além disso, haverá toda uma série de possíveis consequências dessa disseminação e consolidação, que vai exigir uma nova concepção política industrial para o país.

Entre essas consequências podemos citar a redução das vantagens comparativas espúrias.

Uma possível parafraseação do trecho poderia ser: “As vantagens decorrentes da utilização de tecnologias inovadoras tendem a enfraquecer a importância de fatores geográficos na tomada de decisões de investimento.

 Isso levará a uma maior colaboração entre empresas e outras entidades econômicas, resultando em uma integração crescente das operações.

 Outra consequência é o reforço da competitividade que se estabelece entre sistemas produtivos, incluindo empresas, clientes, fornecedores e ambiente.

 A possível redefinição de setores de atividade econômica podem resultar no estabelecimento de novos modelos de negócios e de inserção nos mercados, assim como a ampliação da escala dos negócios.

Por fim, sua empresa de medidor de pH deve saber que mais uma consequência é o surgimento de novas atividades e novas profissões, que irão demandar adaptações no padrão de formação dos recursos humanos.

Conclusão

Pode ser que tudo isso demore para ser implementado de forma abrangente no Brasil, mas é uma realidade.

Essa tendência mundial vem ganhando espaço em todos os países, de forma que as máquinas estão se tornando cada vez mais inteligentes e os processos de produção estão se alterando e ficando cada vez mais eficientes.

Não devemos temer os desafios que virão, e sim entendê-los e nos prepararmos da melhor maneira. Trata-se de uma realidade transformadora que trará diversos benefícios para aqueles que buscarem se adaptar, impactando diretamente no futuro do negócio.

Em síntese, podemos listar a redução de custos, o aumento da eficiência e da qualidade, produção customizada e maior flexibilidade como impactos na produtividade.

Quanto à competitividade, podemos citar a diferenciação de produtos, personalização e adaptação às demandas do mercado. E a necessidade de qualificação profissional e as mudanças nos perfis profissionais são implicações para os trabalhadores.

Uma empresa de sal para piscina preço que se adapta a essas mudanças e tecnologias obtém resultados mais promissores e está à frente daquelas que não o fazem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *