A indústria 4.0 mostra como a tecnologia se inseriu de maneira sólida nas grandes organizações e como ela transformou a produção no mundo inteiro.

As primeiras indústrias que surgiram em meados do século XVIII já mostravam que a mecânica das máquinas a vapor tinham uma grande influência em seus processos.

Elas tiveram uma influência enorme na sociedade que existe nos dias de hoje e se tornaram um tipo de molde para que profissionais entendessem o que o mercado precisa.

Com base em impactos sociais, culturais e até mesmo econômicos, surgiu a indústria 4.0, que hoje é usada até mesmo por empresas que vendem chave codificada Ford, por exemplo. 

Com isso em mente, o presente artigo buscará explicar o que é a indústria 4.0, apresentará as suas maiores e principais características e, por fim, listará os benefícios desse modelo de trabalho.

Entendendo o que é a indústria 4.0

A indústria 4.0 é o nome dado para a quarta revolução industrial, que surgiu para mudar para sempre os processos de uma empresa que produz produtos como grafeno comprar.

Ou seja, a quarta revolução industrial busca focar 100% em inovações tecnológicas criadas nos últimos tempos com o intuito de melhorar processos e aumentar lucros.

Tudo isso pode ser feito graças às descobertas e aplicações de automação em processo do dia a dia das indústrias, sejam eles simples ou complexos.

Por isso, a indústria 4.0 surgiu através da união de avanços tecnológicos atuais, como o big data, a Inteligência Artificial e até mesmo o Machine Learning (aprendizado de máquina).

Esses avanços são usados principalmente para o desenvolvimento se máquinas que devem operar de maneira inteligente e autônoma.

Elas também devem ter a capacidade de se comunicar entre si e aprender tanto com os erros quanto com os acertos que cometem.

A última década levou a quarta revolução industrial ao seu ápice, pois levou à melhoria contínua de processos e aumentou a quantidade de acertos em uma organização que faz pintura fachada de loja.

Isso levou a um aumento exponencial na produtividade da organização, tanto a curto e médio quanto a longo prazo.

Como a indústria 4.0 funciona?

Na prática, a Indústria 4.0 funciona com o princípio de que quando máquinas, sistemas e pessoas são conectadas, redes mais inteligentes e produtivas são criadas.

O que permite, por exemplo, que falhas processuais sejam evitadas e que mudanças que não foram planejadas sejam melhor aceitas, levando a uma maior autonomia e controle em várias ações.

As soluções tecnológicas que surgiram e consolidaram a indústria 4.0 ajudaram na criação de uma interação muito maior entre máquinas e homens.

O que acabou afetando não só o âmbito de trabalho mas também a maneira como os processo no mundo todo eram realizados, levando ao surgimento de ideias únicas e revolucionárias.

Até porque a proposta da Indústria 4.0 sempre foi essa, revolucionar a forma como serviços e produtos são feitos, juntando o mundo virtual com o real.

Sistemas ciberfísicos, por exemplo, trabalham com a troca de dados em tempo real das máquinas e permitem que a gestão da cadeia produtiva seja feita de maneira mais produtiva.

Essa produção mais inteligente junta as várias etapas de um processo com partes interessadas, clientes, fornecedores e demais parceiros da empresa que faz tratamento de piso de concreto.

Principais características da indústria 4.0

O maior objetivo da indústria 4.0 é juntar o mundo físico, digital e biológico em um só, por isso ela trabalha com alguns pontos característicos específicos. É possível ver nela três pontos que a constituem integralmente:

Virtualização

Na virtualização, as fábricas chamadas de fábricas inteligentes usam sensores e demais dispositivos em seus equipamentos.

Isso ajuda com que não somente o rastreamento em etapas seja feito, mas também permite o monitoramento remoto de todas as atividades de empresas restauração de fachadas, por exemplo. 

Coleta instantânea de informações

A coleta de dados e também a análise e gestão geral dos processos são feitas de maneira instantânea quando a indústria 4.0 é aplicada.

Isso permite que as tomadas de decisão sejam realizadas com base em dados mais precisos e de uma forma muito mais rápida que o normal.

O resultado disso são ações mais efetivas e realizadas em um melhor tempo, o que ajuda a evitar problemas que podem aumentar mais a cada hora.

Ajuda na tomada de decisão

Assim que novas tecnologias surgiram, ainda mais a internet, o acesso às informações se tornou muito mais fácil e comum do que antigamente.

Nas indústrias inteligentes, máquinas começaram a fornecer dados sobre o estado de trabalho da empresa e avisar sempre que surgisse algum problema.

Se uma máquina avisa, por exemplo, que sua operação tem uma vibração maior do que ela costuma ter no dia a dia, o responsável por ela pode avaliá-la e evitar algum prejuízo.

Isso só é possível porque as informações podem ser enviadas para esse responsável em tempo real, ajudando ele a tomar decisões mais rápidas e assertivas.

O que mostra que a indústria 4.0 junto de suas características tem realmente o objetivo de conectar dispositivos inteligentes em todo âmbito de um negócio que fabrica divisória de ambiente de pvc.

Ou seja, ela conecta máquinas, sistemas e pessoas com a intenção de melhorar cada dia mais os processos e a produção de organizações.

Benefícios desse modelo de trabalho

Como já mencionado, a indústria 4.0 surgiu para mudar totalmente o mundo digital levando a automação como uma ação importante nas empresas.

O que resultou em muitos negócios aderindo a essa revolução industrial e alcançando vantagens que alavancaram ainda mais a marca e levaram o sucesso para a empresa.

Além das vantagens citadas ao longo do artigo, aderir a indústria 4.0 pode levar à uma série de benefícios, alguns deles como:

  • Maior produtividade;
  • Diminuição de custos;
  • Aproximação do consumidor;
  • Aumento da segurança;
  • Incremento aos lucros.

A fim de que se compreendam as especificidades de cada um desses benefícios, neste momento eles serão abordados de modo mais minucioso.

  1. Maior produtividade

Com processo de automatização e com a otimização que a indústria 4.0 permite que seja realizada, a produtividade de um negócio que vende painel digital pode aumentar muito.

As soluções que são oferecidas ajudam na redução de erros e levam a melhorias tanto na produção quanto na distribuição de serviços e produtos.

  1. Diminuição de custos

A diminuição de gastos e custos é um dos benefícios que qualquer empresa busca. Com o processo de automação a redução de gastos se torna mais alcançável do que nunca.

Com essa tecnologia implementada em uma organização, seja ela pequena, média ou grande, o negócio tem um melhor custo benefício garantido.

  1. Aproximação do consumidor

Com o avanço da tecnologia os consumidores mudaram e se tornaram mais exigentes o que levou empresas a se adaptarem a esse novo comportamento.

Por isso, com a ajuda da indústria 4.0, um negócio pode focar em melhorar processos que facilitem a vida dos consumidores e que aproximem a marca dos clientes, aumentando as chances de fidelização.

  1. Aumento da segurança

Tanto a produção quanto a gestão de uma empresa precisam de segurança. A indústria 4.0 é capaz de ajudar nisso através de suas plataformas e de seus equipamentos de última geração.

Empresas seguras tendem a serem mais bem vistas pelos consumidores, o que aumenta as chances deles comprarem seus produtos ou serviços oferecidos.

  1. Aumento dos lucros

Este último benefício está ligado a todos os demais citados acima. Quando os gastos são reduzidos, a produtividade aumenta e o consumidor é conquistado, as chances de lucro da empresa aumentam muito.

Isso mostra que a indústria 4.0 pode levar inúmeras vantagens para um negócio como uma empresa terceirizada de limpeza e segurança, por exemplo. 

Para que a marca se mantenha ativa e reconhecida, é fundamental que o negócio siga acompanhando os avanços tecnológicos que surgem a todo momento e que podem ter um impacto positivo na vida de muitas pessoas.

Considerações finais

A indústria 4.0 surgiu e aos poucos se tornou uma realidade muito viva no dia a dia de várias organizações pelo mundo, e a tendência é que ela alcance todas as empresas existentes.

Em um futuro muito próximo, essa revolução industrial tão importante tende a estar mais presente não só na rotina de grandes organizações mas também na de pequenas empresas.

Isso porque ela promove otimizações que jamais foram vistas em todos esses séculos e que podem mudar totalmente o gerenciamento e o processo de um negócio.

Para que um negócio se mantenha presente na vida de seus clientes, ele deve ir atrás de novas tecnologias e recursos, e a indústria 4.0 é a melhor maneira de se manter antenado às novidades.

Qualquer organização pode aplicá-la em seus processos e colher os vários benefícios que esse modelo de trabalho traz ao negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Share this content: