As manutenções preventivas são importantes para garantir o funcionamento dos equipamentos usados pelas empresas. Elas ajudam a prever problemas e evitam que danos possam trazer resultados piores, como acidentes e prejuízos.

A manutenção industrial, como um todo, é fundamental para as organizações, pois só dessa forma é possível preservar o maquinário e existem várias opções disponíveis. A escolha da manutenção depende do tipo de negócio e suas necessidades.

Um dos principais aspectos que precisam ser considerados na hora de se fazer a manutenção preventiva é a frequência das falhas, levando em conta a vida útil das peças.

No dia a dia de trabalho, é fundamental que os equipamentos funcionem bem para garantir o desempenho dos colaboradores, a produtividade do setor e os resultados que a companhia pretende alcançar.

Não fazer esse tipo de manutenção abre brechas para falhas e problemas que podem até mesmo colocar em risco a vida e a saúde dos colaboradores. As perdas são muitas, por isso é fundamental atentar-se.

Neste artigo, será possível entender o que é manutenção preventiva, seus tipos, seu objetivo e a importância de realizá-la no tempo certo.

O que é manutenção preventiva?

Manutenção preventiva nada mais é do que uma manutenção planejada para revisar e monitorar o funcionamento de máquinas e equipamentos. Seu objetivo é conservar as condições de funcionamento, prevenir falhas e prolongar a vida útil.

De acordo com a NBR-5462/94, o propósito é reduzir as chances de falhas ou degradações que costumam acontecer por conta de funcionamento incorreto ou intensivo em uma máquina.

O procedimento é planejado, controlado e realizado em datas pré-determinadas tendo o objetivo de manter a máquina ou o equipamento em boas condições de funcionamento e conservação.

Dentro de uma empresa de jateamento abrasivo úmido, ele traz uma série de medidas adotadas para evitar problemas por conta de substituições ou correções.

A ação deve ser programada, periódica e organizada de acordo com diferentes fatores que influenciam no desempenho dos instrumentos. A organização deve criar um cronograma a partir de registros de falhas e informações das ferramentas usadas.

Também devem seguir as especificações dos fabricantes, visto que são dados que ajudam a construir um calendário para fazer trocas e reparos evitando imprevistos que podem trazer prejuízos maiores.

Tipos de manutenção preventiva

Existe uma subdivisão na manutenção preventiva que pode ser usada para determinado item. Uma delas é a manutenção preventiva baseada no uso, ou seja, é realizada mediante o uso do equipamento, como no caso de um veículo de frota.

É assim que o carro, caminhão ou outro tipo de transporte terrestre vai receber uma revisão todas as vezes que alcançar determinada quilometragem.

Uma empresa de projeto ar condicionado hospitalar também pode fazer a manutenção preventiva baseada no tempo, que como o próprio nome sugere, é programada de acordo com intervalos de tempo.

Ela é muito comum em aparelhos como ar-condicionado, que precisam receber inspeções todos os anos independentemente da quantidade de uso.

Objetivo da manutenção preventiva

O maior objetivo da manutenção preventiva é garantir que o equipamento tenha todas as condições originais de fábrica, pelo maior tempo possível. Com isso, fica mais fácil reduzir falhas durante o uso. Outros propósitos são:

  • Evitar interrupções imprevistas;
  • Trazer mais segurança;
  • Preservar os equipamentos;
  • Reduzir manutenções corretivas.

Esse tipo de manutenção também mantém a eficiência produtiva dos aparelhos, aumenta sua vida útil, alcança uma boa produção, reduz os custos de reparo, previne acidentes e preserva a integridade dos trabalhadores.

Importância da manutenção preventiva

Não é difícil imaginar a importância da manutenção preventiva, tendo em vista que ela melhora a produtividade e a rentabilidade da corporação.

Investir nesse processo é indispensável para reduzir o número de falhas e paradas provocadas por defeitos e que costumam custar muito dinheiro para a operação, afinal, interrompe o trabalho que estava sendo realizado.

Para um fabricante de concreto usinado para calçada, é a melhor forma de prevenir perdas, algo ainda mais fundamental para os frigoríficos que precisam manter a temperatura.

É muito importante fazer a manutenção dos equipamentos, pois caso os freezers apresentem algum problema, a empresa pode perder todo o seu estoque de carne.

Até mesmo máquinas que passam uma parte da produção ociosas podem representar perdas caso apresentem algum problema inesperado, e tudo isso gera um custo para a corporação.

Aparelhos desligados ou que apresentam mau funcionamento geralmente consomem mais energia, portanto é necessário evitar que a situação chegue a esse ponto.

A manutenção também é a melhor forma de prolongar a vida útil de um bem, visto que evita desgastes e quebras que podem deteriorar o maquinário. Mais do que isso, ela é capaz de evitar substituição de peças.

Como resultado, o aproveitamento do bem é muito melhor e de longo prazo. Para uma desenvolvedora de sistema clubes, a manutenção também é fundamental para prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Máquinas com problemas podem colocar a vida e a saúde dos funcionários em risco, por essa razão controlar tudo de maneira assertiva garante ao maquinário funcionamento adequado.

Muito mais do que proteger a vida dos colaboradores, a manutenção preventiva está de acordo com a lei e as normas regulamentadoras e protege a organização contra problemas com os órgãos fiscalizadores.

Vantagens da manutenção preventiva

Depois de saber qual é a importância desse tipo de manutenção, não é difícil imaginar todas as vantagens que ela pode trazer para a corporação. Dentre elas estão:

Boa utilização dos recursos

Por meio de um planejamento adequado, fica mais fácil organizar a alocação de recursos. A companhia pode ter um repositório de peças, equipamentos de proteção individual, lubrificante para as máquinas, entre outros recursos importantes.

Mas isso deve ser feito com cuidado porque os produtos podem estragar, e isso gera custos desnecessários. Por outro lado, é arriscado estar despreparado e sem nenhum item reserva.

Uma empresa de blindagem de veículos deve selecionar os insumos que não podem faltar ou que costumam demorar muito para chegar.

E caso a companhia dependa de mão de obra terceirizada, o melhor é negociar um pacote com a empresa. Se tiver uma equipe própria para as manutenções, deve alocar os profissionais e suas tarefas de acordo com o planejamento.

Quando o plano de manutenção preventiva é devidamente preparado, todas as atividades e recursos envolvidos conseguem se manter em ordem. O maior benefício disso é o aumento da produtividade e a redução de gastos.

Equipamentos mais duráveis

Ao implementar a manutenção preventiva, as trocas de peças e componentes acontecem antes que qualquer problema possa aparecer.

Para uma empresa de barramentos de cobre para quadros elétricos, é uma forma de evitar que o funcionamento seja prejudicado e que ocorra falhas gerais, quebras e degenerações.

Além disso, a vida útil do equipamento será muito maior e ele poderá ser usado por muito mais tempo.

Prazos mais confiáveis

A companhia precisa manter o cronograma de manutenção em dia para que os prazos estejam sempre na linha de produção. Qualquer ação que garanta o bom funcionamento das máquinas deve ser realizada com antecedência.

Isso reduz quebras e falhas, evitando pausas para realizar consertos, reparos ou para esperar que determinado item possa ser substituído.

A manutenção preventiva dentro de uma empresa de içamento proporciona uma evolução contínua na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela corporação.

Clientes mais satisfeitos

Veja, se os recursos são bem alocados, os prazos são cumpridos e a qualidade aumenta, é natural que os clientes se sintam muito mais satisfeitos.

Tudo o que acontece dentro da organização vai impactar o nível de satisfação do cliente, seja de maneira direta ou indireta. Os benefícios de manutenção estão além dos aspectos internos da corporação.

Cada decisão tomada gera efeitos e consequências nas etapas dos processos, e quando a gestão se preocupa com tudo o que envolve a operação sempre vai garantir um trabalho de qualidade.

Ao fazer isso, uma marca de lavadora de vidro vertical consegue aumentar a satisfação dos colaboradores e dos consumidores.

Ter clientes satisfeitos é muito importante, mas a companhia não deve se esquecer de que seus colaboradores também precisam se sentir motivados e engajados, para que sejam comprometidos e produtivos.

Quando os equipamentos estão em ordem e todos conseguem fazer o seu trabalho sem maiores problemas, vão se sentir satisfeitos e trabalhar melhor.

Considerações finais

As máquinas que a empresa utiliza em seu dia a dia são parte fundamental das soluções que disponibilizam no mercado.

É necessário cuidar bem do maquinário para evitar problemas e garantir seu funcionamento e vida útil por muito mais tempo.

A manutenção preventiva é a melhor maneira de fazer isso, e ele deve fazer parte do planejamento diário das organizações. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share this content: