Ter um plano de marketing digital é uma das diferenças fundamentais entre as empresas que dão certo e as que não.

É um recurso que serve de guia e orientação e que lhe permite realizar o seu negócio e fazê-lo prosperar. Agora, acontece que você nem sempre sabe como fazer um corretamente.

Ao mesmo tempo, nem todos os pequenos empresários estão devidamente conscientes da importância da implementação deste modelo nas suas empresas.

É por isso que explicamos em que consiste, sua relevância e quais etapas você deve seguir para fazê-lo. Preparado?

9 passos para criar um plano de marketing digital

Se você precisa criar um plano de marketing para sua empresa melhorar sua visibilidade na Internet e aumentar as vendas. Tente cumprir os seguintes passos para poder alcançá-lo.

  1. Analise sua empresa

Qual o percentual de implantação e estrutura digital que possui? Já possui redes sociais, newsletter e site? Você vai começar do zero? Tem capacidade para gerir encomendas online? Tente fazer uma revisão exaustiva de como você se saiu em cada incursão digital que fez. Pense também nos pontos fracos ao iniciar a transformação.

  1. Compare-se com o seu entorno

Em que situação está o seu mercado? Outras empresas como a sua já estão desenvolvendo estratégias sólidas? Você vai ser o primeiro a dar o passo para o mercado digital? Nesta fase, é crucial que você analise seus sucessos e seus fracassos.

Estude cuidadosamente a forma como eles se comunicam, quais coisas você tem para imitá-los e no que você pretende se diferenciar.

Pense que você não pode ser um clone de seus concorrentes, porque ninguém virá até você. Procure os pontos fracos em sua comunicação e os aspectos que podem definir você.

Uma boa maneira de juntar os pontos um e dois é através de um SWOT. Você faz uma lista com suas fraquezas, seus pontos fortes, suas ameaças e suas oportunidades. Desta forma, você verá claramente o caminho que terá que traçar.

  1. Desenhe os objetivos que você busca como empresa

Gerar mais vendas não precisa ser, diretamente, seu objetivo. Talvez você esteja interessado em expandir seus negócios e então teria que procurar mais pessoas para saber quem você é e o que faz.

Por outro lado, talvez você tenha sofrido uma crise de reputação e queira se reinventar, então teria que comunicar ao seu público as novas habilidades que vai desenvolver.

Como você pode ver, existem tantos objetivos quanto empresas. Tente definir bem o que você quer alcançar no ecossistema online e, ao fazê-lo, pense também se é uma opção viável ou não.

  1. Marque bem a personalidade digital da sua empresa

Se você olhar para as redes e a comunicação digital, as empresas que fazem um bom trabalho mantêm sempre o mesmo tom de comunicação. Eles têm uma visão clara de onde querem ir, o que querem transmitir e como querem fazê-lo.

Tentam adotar, em suma, uma aptidão. Eles não vão muito longe disso. Por exemplo, haverá empresas que representam a ponta de lança de seu setor, oferecendo os produtos mais modernos e terão que liderar uma rede de comunicação líder.

Em outras palavras, eles devem falar sobre sua inovação, sua eficácia e explicar quaisquer novos desenvolvimentos.

Outros se caracterizam pelo bom tratamento e buscam uma comunicação mais agradável. Enquanto isso, outros têm funções mais didáticas.

Pense no diferencial da sua marca dentro do seu setor e, ao mesmo tempo, como é o seu produto. Por exemplo, para ativos financeiros, a comunicação que gera confiança deve ser mantida. Como é o que você vende e o que é necessário?

  1. O que sai de você na Internet?

Já houve comunicação online prévia? Perfeito, então verifique para ver se era adequado.

Observe também as opiniões e, em geral, avalie a influência que você tem. Assim você identificará erros, acertos e verá possíveis formas de direcionar suas mensagens ao público.

  1. Projete os pilares

Planeje uma boa estratégia de branding ou definição de marca. Inicie um plano que possa ser eficaz e, por fim, complemente-o com uma série de conteúdos mais ou menos limitados, para saber o que vai publicar, de que forma e com que objetivos.

  1. Gerencie seu conteúdo

Você deve ter conteúdo de valor relevante. Isso significa que você define perfeitamente sua função, suas possibilidades, canais e mensagens.

Comece a pensar no segmento da população que você vai atingir, sua faixa etária, suas aptidões, gostos e interesses e a linguagem que usa, para se adaptar ao máximo ao seu tom e maneiras.

Em seguida, tente fazer um calendário que seja coerente com ele, para estabelecer as diretrizes de atualização de conteúdo.

O tema é outro elemento chave. Você tem que definir isso com base na sua marca, na posição que deseja assumir e, também, levando em consideração o tipo de público que você está segmentando. Existe um ditado bem conhecido dentro do marketing digital.

É o seguinte: “o conteúdo é rei”. Pense que graças a ele você poderá atrair tráfego, chamar a atenção dos clientes para seus produtos e, finalmente, expandir seu mercado possível.

  1. Métricas de marketing para ver o sucesso

Por fim, você precisará de métricas que prestem a devida atenção a determinados indicadores (número de visitas, porcentagem de vendas etc.). Assim você saberá o que está acertando e o que não está. Isso permitirá que você reformule o plano à medida que avança e, assim, refine sua estratégia.

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