Pedigree, puro-sangue, mestiço, mestiço, vira-lata, a variedade de cães e os termos que usamos para descrevê-los são tão variados quanto as próprias raças, e nem sempre há uma definição clara.
Algumas pessoas falam sobre pedigree da mesma forma que você pode falar sobre vinho fino, mas o que isso significa ficou um pouco perdido porque muitas vezes é usado de forma intercambiável com puro-sangue.
O que é um cão de pedigree?
Um cão com pedigree na verdade não precisa necessariamente ser um cão de raça pura.
Um cão com pedigree deve ser registrado em um clube reconhecido e respeitável, e você deve ser capaz de rastrear sua herança e ter informações sobre sua história familiar e os criadores associados.
O registro exigirá os detalhes do nascimento e do criador do seu cão, incluindo a mãe e o pai (que é apenas a maneira “correta” de dizer mãe e pai).
Os clubes também podem exigir os detalhes dos avós e bisavós do seu cão. Na verdade, muitos voltam cinco gerações para dar uma imagem clara da ascendência do seu cão e construir a árvore genealógica do seu cão.
Existem benefícios de um cão de pedigree?
Um cão é um cão, e não há mais benefícios em ter pedigree, raça pura ou mestiça.
No entanto, ter um cão registrado permite que você faça certas coisas com seu cão.
Estar registrado em um clube e ter pedigree significa que os proprietários têm acesso a conselhos e eventos do clube, incluindo a capacidade de apresentar seu cão em shows.
Seu cão não é diferente ou melhor do que outro cão só porque ele é membro, mas isso significa que ele pode usar as instalações.
A maioria dos clubes também possui um código de ética que todos os criadores e proprietários devem seguir.
Essas regras estão em vigor para garantir a saúde e a felicidade dos cães e uma criação responsável.
No entanto, só porque um criador é registrado não significa que ele seja inerentemente responsável ou que os filhotes que produz sejam mais saudáveis.
Você ainda precisa saber o que procurar de um criador responsável e o que torna filhotes saudáveis e felizes.
O único “benefício” para cães com pedigree é que você tem uma compreensão da história familiar do seu cão, o que significa que você pode manter o controle sobre quaisquer problemas de saúde na família.
Isso também significa que você pode prever como seu cão será quando adulto e quais características ele pode herdar de seus ancestrais.
É impraticável enfatizar que um cão com pedigree não significa necessariamente que um cão seja melhor do que um puro-sangue ou um mestiço.
Os puros-sangues são apenas mais previsíveis em termos de aparência e características, mas ainda nunca há uma garantia sobre o que seu cão herdará.
Além disso, a nutrição desempenha um papel enorme na personalidade das patas do seu cão.
Os cães de pedigree têm riscos de saúde?
Esta é a grande razão pela qual algumas pessoas evitam cães de raça pura ou com pedigree, porque os cães de raça pura são mais propensos a herdar certas condições genéticas porque são de raça mais próxima.
Cães de raça pura têm um pool genético mais limitado, pois existem apenas animais selecionados para cruzar.
No entanto, a maioria dos pools de genes é bastante ampla e não deve haver endogamia.
A maioria dos cães de raça pura ainda são cães felizes, saudáveis e com uma qualidade de vida fantástica.
Mas, certas raças são mais predispostas a diferentes condições, e uma raça pura terá uma probabilidade um pouco maior de desenvolver esses problemas.
Os mestiços não são imunes a condições específicas da raça, pois ainda correm o risco de herdar quaisquer condições dentro de suas raças progenitoras.
Animais de raças mistas tendem a ter menores riscos de herdar doenças genéticas.
Embora o mesmo estudo tenha descoberto que muitas condições genéticas, como a displasia da anca, ainda apresentam um risco igual entre cães de raça pura e mestiços.
Qual a diferença entre cães com pedigree e sem pedigree?
A diferença entre um cão com pedigree e um sem pedigree é apenas se o cão está registrado em um clube ou sociedade e se sua história familiar pode ser rastreada.
Um cão sem pedigree não será registrado em nenhum lugar e você pode não conhecer os pais de ambos os cães ou nenhum dos avós.
Caso contrário, não há muita diferença, especialmente porque alguns cruzamentos podem ter pedigree através de seu registro.
Eles simplesmente não podem ser de raça pura. Então, qual é a diferença entre pedigree e cães de raça pura?
Veja os melhores acessórios para pets.
Qual a diferença entre pedigree e cães de raça pura?
Para muitas pessoas, não há diferença entre cães de raça e pedigree e os termos são frequentemente usados de forma intercambiável. No entanto, isso não é universal.
A definição que muitas pessoas seguem para um cão de pedigree é que é um cão de raça pura registrado em um clube de raça ou clube de canil relevante.
Esses cães têm várias gerações de sua árvore genealógica registradas e são todos da mesma raça.
Enquanto isso, raça pura pode significar qualquer cão nascido de pais da mesma raça.
Eles não precisam necessariamente estar registrados em nenhum clube.
Quando a maioria das pessoas fala sobre cães de raça pura, eles apenas querem dizer que os ancestrais de seus cães são todos da mesma raça e não houve cruzamento na linhagem.
O que é um cruzado?
Um mestiço é um cão cujos pais são duas raças diferentes de cães, ou são raças mistas.
Um cruzamento outra palavra para um cão de raça mista, pois há mais de uma raça na história familiar direta do cão.
Um mestiço significa que existem várias raças na genética do cão, às vezes é impossível determinar o que exatamente foi criado em um cão de raça mista, e sua história familiar é desconhecida.
Termos como “vira-lata” e “mestiço” significam o mesmo que uma raça mista, mas não são amplamente utilizados hoje em dia.
Saiba mais curiosidades sobre pets, clique aqui.
Share this content: