O que é uma descrição de cargo? – Conceito e 6 dicas!

O que é uma descrição de cargo? A experiência perfeita do candidato também inclui a capacidade de escrever uma descrição de trabalho clara e eficaz. A elaboração de anúncios de emprego, aliás, é uma etapa fundamental no processo de recrutamento e adaptabilidade do novo recurso.

Ser capaz de descrever corretamente o cargo procurado e fornecer as informações corretas sobre a função a ser preenchida, permitirá interceptar rapidamente os melhores talentos e filtrar candidatos inadequados desde o início do processo de busca de pessoal.

Preencher as vagas com os recursos certos e da forma mais rápida e eficiente possível é, portanto, um grande desafio para os gestores de RH. A seguir tentamos entender O que é uma descrição de cargo e quais são as principais estratégias que os gestores de RH devem seguir para atrair o talento certo por meio de seus anúncios de emprego. Leia conosco!

O que é uma descrição de cargo?

Afinal, o que é uma descrição de cargo? A descrição de cargo é uma definição clara e concisa de uma oferta de trabalho específica, acompanhada de todas as características peculiares a ela vinculadas.

Na verdade, inclui as principais funções e tarefas que devem ser desempenhadas, as responsabilidades e condições de trabalho do recurso e, claro, os requisitos necessários para preencher o cargo, como:

  • Experiência;
  • Habilidades literárias;
  • Habilidades sociais;
  • Competências técnicas;
  • Soft skills;
  • Entre outras.

A descrição do cargo também pode incluir visão e missão da empresa, além de quaisquer benefícios relacionados à função oferecida. Continue lendo conosco para compreender mais o que é uma descrição de cargo.

Qual é o objetivo de uma descrição de cargo?

Já sabemos o que é uma descrição de cargo, mas e qual seu objetivo? O objetivo principal de uma descrição de cargo é atrair os candidatos mais adequados para a vaga ofertada e, consequentemente, otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Uma descrição de cargo mal escrita, de fato, dará uma imagem aproximada e descuidada da empresa. Dessa forma, o processo de recrutamento também será desacelerado, pois chegarão currículos de candidatos que não são adequados para a função.

Uma ótima estratégia para escrever uma boa descrição de cargo deve ser perguntar a si mesmo porque um candidato deve responder ao anúncio e o que torna essa oferta diferente das outras.

O que colocar em uma descrição de cargo?

Para que a oferta apareça profissionalmente e dê uma impressão de confiabilidade, deve ser dada uma estrutura ordenada e legível. Além do conteúdo, portanto, também a forma deve ser tratada com atenção. Uma boa descrição de cargos, nesse sentido, deve seguir, se possível, as seguintes diretrizes:

  • Dividir o texto em parágrafos;
  • Usar listas com marcadores (bullet points como essa própria lista);
  • Não conter erros ortográficos e gramaticais;
  • Ter um texto claro e compreensível;
  • Evitar redundância;
  • Sempre usar a segunda pessoa do singular.

Agora vamos ver em detalhes algumas das principais características de uma boa descrição de cargos.

Título cativante

Como em qualquer outro tipo de conteúdo voltado para chamar a atenção, mesmo para a elaboração de descrições de cargos é preciso focar em estratégias capazes de convencer seu alvo a parar e continuar lendo.

Nesse sentido, o título desempenha um papel fundamental. Ele deve indicar claramente o cargo a ser selecionado e resumi-lo nos três ou quatro termos correspondentes aos mais comumente usados para buscar informações sobre aquele determinado cargo.

Descrição da empresa

É sempre aconselhável acompanhar o seu anúncio de emprego com uma breve descrição do setor e do negócio. Especialmente se a seleção de pessoal não diz respeito a uma multinacional ou a um grupo conhecido.

Sempre inclua a cidade onde o trabalho será realizado e a faixa salarial. A inserção de detalhes salariais não é estritamente necessária, mas certamente pode ajudar a aumentar a taxa de resposta de potenciais candidatos.

É bom não exagerar, no entanto, com informações muito detalhadas. De fato, um dos aspectos para avaliar o candidato durante uma entrevista de emprego é seu conhecimento sobre a empresa.

Breve introdução

A abertura do edital se destina a fornecer, de imediato, informações concisas e essenciais sobre o cargo. O objetivo é que o potencial candidato saiba imediatamente se é isso que ele está procurando ou não.

Atividades e responsabilidades

Uma descrição de cargos não pode deixar de listar as principais responsabilidades que a função prevê. No entanto, não é necessário divulgar todos os detalhes, pois a função do edital é fornecer as indicações essenciais para incentivar os candidatos mais aptos a enviarem seus currículos. Posteriormente, será possível aprofundar os diversos aspectos diretamente durante a entrevista.

Habilidades do perfil

Uma vez indicadas as responsabilidades e deveres, é necessário delinear as competências exigidas do recurso para desempenhar a função da melhor forma possível.

Esta parte da descrição de cargo é muito importante, pois pode ser usada para fazer uma primeira triagem de candidatos. Se consistente com os objetivos de recrutamento, é de fato possível decidir ser muito restritivo, indicando habilidades muito específicas.

Proposta de valor

Seria importante incluir também a visão e a missão da empresa no anúncio. Para expor efetivamente uma boa proposta de valor, três ou quatro frases são suficientes para explicar quem você é e quais são seus valores e objetivos. Agora que já sabe o que é uma descrição de cargo, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.