A publicidade digital se expandiu ao longo dos anos para incluir muitos formatos, estilos e plataformas diferentes.
A maioria das pessoas está familiarizada com os diferentes anúncios que encontra diariamente, mas pode não ver imediatamente a diferença entre eles.
Na verdade, uma empresa pode usar vários tipos de publicidade digital como parte de sua estratégia de marketing mais ampla.
Vamos rever os 5 tipos mais populares de publicidade digital.
O que é Publicidade Digital?
A maior diferença entre a publicidade digital e a publicidade offline é a capacidade de criar públicos altamente segmentados para realmente alcançar as pessoas que podem estar interessadas em seu produto ou serviço.
Exemplos de anúncios digitais são os banners que você encontra em diferentes páginas ou aplicativos.
Os anúncios de mídia social são vistos por milhões de usuários todos os dias.
Outros formatos incluem os anúncios de áudio e visuais que você encontra entre os vídeos do YouTube ou seus episódios favoritos de podcast.
Os 5 tipos de publicidade digital
Existem muitos tipos diferentes de publicidade digital, mas podemos categorizar principalmente esses formatos em 5 categorias principais:
- Publicidade nativa
A publicidade nativa é integrada ao conteúdo ou plataforma onde é publicada, sem causar qualquer interrupção na navegação.
Este formato de publicidade digital dá asas a toda a sua criatividade; esses anúncios podem entreter, surpreender e agregar valor ao seu público-alvo, tudo como parte de uma experiência de usuário perfeita. Na verdade, os anúncios nativos costumam ser chamados de “anti-anúncios”.
- E-mail Marketing
O mercado oferece muitos bancos de dados de qualidade com diferentes segmentações como primeiro passo para a criação de campanhas de email marketing.
Mas as possibilidades desse formato vão ainda mais longe quanto mais segmentado for o público.
Campanhas fortes de email marketing usam conteúdo para atrair usuários a baixar um ebook ou whitepaper, criando um banco de dados de leads interessados.
À medida que seu banco de dados cresce, você pode subdividi-lo em grupos cada vez mais especializados e direcionar campanhas de e-mail redirecionadas para eles.
O objetivo é chegar na caixa de entrada na hora certa e com a mensagem certa para alcançar o máximo impacto.
- Anúncios sociais
Os anúncios de mídia social são um dos formatos mais interessantes de publicidade digital, pois possuem milhões de usuários e permitem segmentar seu público-alvo.
Use a publicidade de mídia social para maximizar sua presença nessas plataformas, aproveitando seus diferentes recursos e opções:
Facebook Ads: o Facebook Ads é uma ferramenta com muitas possibilidades. Para aproveitar todo o seu potencial, pense no que você deseja alcançar com sua campanha: Aumentar a audiência de suas publicações? Melhorar a marca? Conseguir conversões no seu site? Escolha o tipo de anúncio que mais se adequa aos seus objetivos e não se esqueça de mensurar e otimizar os resultados.
Twitter Ads: a publicidade no Twitter nunca deixa de surpreender com novas opções. Recentemente lançaram a ferramenta Conversion Lift, que permite configurar suas campanhas para testar múltiplas variáveis e assim focar o orçamento nas técnicas que dão os melhores resultados.
Instagram Ads: A rede social mais visual também aposta fortemente na publicidade. No último ano, fortaleceu seu conteúdo patrocinado e continua inovando.
- Remarketing
Esse tipo de publicidade vai um passo além com uma exibição on-line que usa dados de páginas da web de forma inteligente para exibir anúncios personalizados aos usuários.
O remarketing usa informações sobre usuários coletadas por meio de cookies para exibir anúncios mais adequados às suas ações mais recentes.
Por exemplo, se um usuário adicionou um produto a um carrinho de compras on-line, mas não o comprou, o remarketing pode ser usado para lembrá-lo do produto e incentivá-lo a comprar.
- Anúncios para celular
Todos os formatos de publicidade devem ser pensados para dispositivos móveis.
A maioria dos consumidores tem um e é o dispositivo com o qual eles passam mais horas navegando.
Na verdade, de acordo com o Google ads, as pesquisas móveis são muito maiores do que as dos computadores. Então, em vez de adaptar suas campanhas da web para o celular, é hora de colocar o celular em primeiro lugar.
Se uma página não tiver um site para celular, o Google não indexará essa página. Isso deve mostrar o quão importante é o celular.