Existem inúmeras maneiras de otimizar suas conversões de comércio eletrônico. O problema é que muitas empresas (incluindo grandes) hoje em dia estão colocando seus esforços na tática errada.
Este artigo se concentra em táticas usadas por agencia de link building, consultorias em SEO e outros profissionais da web para prosperar no mundo digital em constante evolução do e-commerce, no estágio que está sendo gradualmente reconhecido como o mais importante: a fidelidade do cliente.
Não se trata mais apenas de vender; Trata-se de criar um lugar onde seus clientes voltem sempre. Transforme seus compradores de primeira viagem em compradores recorrentes e faça com que eles se tornem VIP.
Experiências personalizadas do cliente
Como você sabe o que um cliente deseja ver? Você nunca pode ter certeza, mas sistemas sofisticados de análise preditiva podem produzir uma ideia muito boa.
Quando um cliente retorna ao seu site, o site pode categorizá-lo em um segmento de cliente predefinido com base em seu perfil de dados .
O padrão ouro da personalização é a visão única do cliente : uma consolidação dos dados do cliente de todos os canais, expressa como perfis unilaterais continuamente atualizados para cada cliente individual.
Esse nível de personalização permite um melhor entendimento dos padrões de comportamento do cliente e uma segmentação muito mais direcionada.
Por exemplo:
O cliente A é um jovem que vive com um orçamento limitado. A última compra que ele fez foi uma camiseta. O site determina o que o Visitante A tem mais probabilidade de converter e mostra a eles uma seleção de camisetas à venda, incluindo uma oferta especial em uma camisa semelhante à última que compraram apenas para eles.
O cliente B é uma mulher idosa de alta renda que normalmente compra várias roupas em um pedido. O site dá uma olhada em seu perfil, história e mostra uma oferta especial só para ela: um pacote que inclui bolsa, vestido e boné; três artigos que ela leu em sua última visita ao site.
Com as descobertas a partir de uma visão única do cliente, você pode criar campanhas automatizadas para esse cliente, enviando um e-mail com a recomendação de um produto que o agrade com um desconto que lhe interessa, enviar um e-mail no momento ideal, para poderem verificar a caixa de entrada de seus produtos.
Campanhas de e-mail automatizadas
O e-mail ainda é uma ótima maneira de se comunicar com seus clientes e outra área onde você pode usar a personalização a seu favor.
Quer você esteja enviando um boletim informativo semanal regular, um cenário de carrinho abandonado ou uma promoção especial de fim de semana, a personalização é fundamental.
Crie segmentos de clientes para falar aos clientes com uma mensagem que se relaciona com seus interesses.
Configure transmissões automáticas que atraiam os clientes com base em seus interesses pessoais. Cada vez que um cliente sai de seu carrinho de compras, ele pode receber uma série automática e escalonada de e-mails lembrando-o dos itens em seu carrinho de compras e / ou oferecendo um desconto especial no produto específico no qual está interessado.
Crie valor em suas descrições de produtos
Sim, você quer uma cópia que vende, mas não quer uma cópia que pareça estar vendendo. Use as descrições do produto em vez de um argumento de venda para criar valor agregado para o cliente.
O que você pode dizer a eles sobre este produto para ajudá-los a tomar uma decisão informada? Como você pode dar-lhes essas informações da maneira mais fácil e digerível possível?
Escreva de forma aberta e falante; Trate seus clientes como pessoas que vivem que respiram e você fará com que eles voltem sempre.
Quando você tem todas as informações do cliente e ferramentas de automação em um painel principal, é fácil criar automação detalhada para cada cenário imaginável: e – mail, SMS e notificações push com tempo preciso para cada envio.
Use comunicação proativa
A comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, incluindo o relacionamento com seus clientes. Você está mudando sua política de devolução? Certifique-se de que seus clientes conheçam os detalhes antes de fazer a alteração. Em geral, apenas mantenha seus clientes informados; eles devem sempre sentir que estão por dentro.
Metodologia para conversões de comércio eletrônico
Cada empresa é diferente, e a única maneira de descobrir se você está fazendo a coisa certa é testá-la e continuar testando. Não confie apenas nas melhores práticas do setor.
Você precisa ter certeza de que seus ajustes devem ser o botão adicionar ao carrinho verde ou vermelho? Meu banner de frete grátis na página inicial ou na página do produto funcionaria melhor? Tente.
O teste A / B é uma maneira popular de usar segmentos de clientes semelhantes para encontrar a resposta mais positiva. Você define um segmento como um controle que mantém o design original e, a seguir, tenta quantas variações desejar com segmentos adicionais.
Você pode usar o teste A / B para ajustar fotos, formatos de e-mail, artigos em destaque, formatos de botão e qualquer outra coisa que você possa imaginar. Com isso em mente, encerraremos este artigo com dois exemplos reais de ótimos testes feitos por grandes empresas.
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