As plantas na decoração acabaram se tornando uma grande tendência, o que favoreceu ainda mais a natureza. No entanto, nem todo mundo sabe como utilizá-las adequadamente. Como são seres vivos, é necessário pensar não apenas em seu apelo estético, mas também no bem-estar apresentado por elas.
É claro que há outros métodos de aplicar a sustentabilidade na sua casa, como utilizando paredes de tijolo ecológico Eco Máquinas, mas a aplicação de plantas se torna algo mais explícito e que traz outros ares ao ambiente.
Plantas pendentes
Uma das maneiras mais simples de utilizar as plantas na decoração é por meio de vasos pendentes. Afinal, para quem tem ambientes mais amplos ou quer dar um toque de modernidade e rebeldia ao local, essa opção será a mais assertiva e simples dentre todas as outras.
Elas também se encaixam muito bem em prateleiras e estantes, ainda mais naquelas que estão fixas a um ponto mais alto da decoração. Geralmente, a altura entre as prateleiras não é muito grande e, por isso, as espécies que podem ficar pendentes acabam se tornando a escolha mais viável.
Aproveite os pontos de iluminação do ambiente
É importante pensar nas plantas não apenas como um objeto decorativo, mas como um ser vivo que possui necessidades e que deve receber atenção com frequência. Dessa maneira, o mais adequado é procurar pelos pontos de iluminação dentro da casa, seja perto de janelas ou em algumas frestas que saem do teto.
Há alguns ambientes em que a luz do sol age diretamente sobre o local. Para as plantas que precisam desse tipo de exposição, esse lugar será o mais adequado. No entanto, para as que não gostam tanto desse tipo de exposição, o melhor é procurar um cantinho com melhor ventilação e pouco sol.
Adeque as plantas à sua rotina
De nada adianta ter várias plantas e não conseguir cuidar delas por causa da sua rotina. Esse tipo de decoração requer um pouco mais de cuidado e, por isso, os proprietários da casa ou do apartamento devem estar de olho nessas necessidades e quando precisam ser colocadas em prática.
Ao utilizar plantas na decoração, verifique o quão úmida ela precisa estar ao longo do dia, se precisa de contato direto com o sol e como deve ficar a poda. Caso tenha uma rotina muito atribulada, procure por espécies que são mais independentes e que tragam uma diferença para a sua decoração.
Escolha os vasos adequadamente
Como estamos falando, também, de decoração, o vaso precisa ser escolhido com muita calma. Ainda que as plantas acabem se mostrando a peça principal desse apelo estético, o vaso irá contribuir para que ela se torne mais ou menos adequada para um determinado tipo de ambiente.
Além disso, os materiais também devem ser alvo de atenção. O cimento e o barro, por exemplo, acabam deixando escapar a umidade, o que pode ser ruim para algumas plantas. Se for colocar a sua planta em um móvel de madeira, a umidade deve passar longe para evitar estragos.
Faça combinações
Ainda que muita gente ache que não dá para fazer várias combinações entre as plantas, há infinitas possibilidades de mexer com elas na decoração. O medo de errar não deve ser levado em consideração no momento em que decidir modificar os seus ambientes com esses elementos.
Então, as plantas na decoração devem ser versáteis e trazer texturas diferentes. No entanto, é muito importante lembrar de colocar plantas que gostem da mesma exposição ao sol lado a lado, para que nenhuma saia prejudicada ao longo das semanas. Isso ajudará o meio ambiente e a decoração da sua casa.