Preenchimento labial: O que é, benefícios, cuidados e riscos

O envelhecimento da pele humana é um processo biológico multifatorial e complexo que afeta os diferentes constituintes da pele, sendo um ponto que ainda não é totalmente compreendido.

Ao longo dos anos, diversas técnicas ganharam espaço e fama no mundo, visando sempre estética, principalmente a facial.

O preenchimento labial não fica longe. Por isso, neste post, você entenderá mais sobre o que é, como funciona e até mesmo sabe que o seu dentista pode realizar tal procedimento. Confira.

 

O que é o preenchimento labial?

O preenchimento labial é um tratamento que consiste em uma técnica que aplica substâncias que preenchem o interior dos lábios. Este elemento utilizado é o ácido hialurônico, que terá a função de proporcionar simetria, definição e volume na região de sua aplicação.

Conhecidas como “código de barras”, as rugas dos lábios ficam mais aparentes e formadas com o passar do tempo, claro, envolto ao processo natural de envelhecimento, que abrangerá ossos, dentes, musculatura e pele.

Dessa forma, através de uma avaliação correta, o paciente poderá se submeter ao procedimento, que se tornou cada vez mais popular na década de 90, onde celebridades de Hollywood desfilavam com suas novas estéticas.

 

Como funciona o preenchimento labial?

Primeiro, como dito no tópico anterior, haverá uma avaliação para entender a necessidade da aplicação e processo do tratamento. O paciente haverá de possuir três opções:

 

  • Realçar o contorno dos lábios;
  • Aumentar o volume;
  • Aumenta a projeção.

 

Tudo dependerá de cada caso para cada pessoa. Um exemplo, é pensar em lábios volumosos para uma jovem, o que será provavelmente agradável, mas em casos em que uma mulher tenha uma idade mais avançada, o resultado pode transmitir tons de artificialidade e total exagerado.

Agora, o básico de qualquer procedimento estético: local seguro e uso de materiais adequados. Isso é fundamental para evitar possíveis complicações, onde, com os itens essenciais, poderá se resolver facilmente.

Já o procedimento, geralmente, usará como substância o famoso ácido hialurônico, onde será aplicado apenas 1ml do elemento, a fim de evitar questões como o “duck lips” ou bico de pato.

O procedimento levará de 30 minutos a 1 hora. Por isso, não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades diárias por muito tempo, sendo um dos benefícios, que veremos mais em próximos tópicos.

 

Quais são os tipos mais comuns de preenchimento labial?

Os tipos deste procedimento se diferem de acordo com a durabilidade a ser escolhida. Por isso, citamos aqui duas versões para o preenchimento labial

 

Temporária

Como o nome já diz, este procedimento durará por um tempo, no caso, dependerá dos produtos selecionados. Marcas consagradas apostam na durabilidade entre 8 e 12 meses. Após isso, não haverá problema de refazer o procedimento, muito menos de não o fazer, pois as substâncias serão absorvidas pelo organismo e aos poucos, a boca voltará à forma original.

Lembrando que esse tipo é o mais aconselhável a ser utilizado.

 

Semipermanentes e permanentes

Não recomendado, as versões semipermanentes e permanentes utilizam substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Segundo especialistas: “esses dois procedimentos são desaconselhados para atuar como preenchedores, porque não são naturalmente absorvidos pelo corpo e podem causar infecções crônicas ou reações inflamatórias de difícil tratamento. Essas reações podem ser tanto imediatas quanto tardias”.

 

Um ponto interessante, é que como o procedimento é simples, sendo considerado minimamente invasivo, poderá ser realizado em um consultório, onde o dentista pode realizar o procedimento. Facilitando o processo e acesso deste tratamento. O profissional aplica uma anestesia nos lábios do paciente. Em seguida, injeta o produto de acordo com o que julgar necessário.

 

Quais os benefícios de se fazer o procedimento de preenchimento dos lábios?

Os benefícios do preenchimento dos lábios são puramente estéticos, que variam como: uma melhor aparência dos lábios, impedindo marcas de envelhecimento como o “código de barras”.

Já o procedimento com o ácido hialurônico possui vantagens como:

  • Resultados mais naturais
  • Melhora geral da estética facial
  • O procedimento é rápido
  • Resultado são efetivos
  • Rápida recuperação
  • O produto é seguro, já sendo desenvolvido há anos e atestado por órgãos regulamentadores, como a Anvisa.

 

É importante que o paciente sujeito a este tipo de procedimento tenha o cuidado com a saúde de seus lábios, usando hidratantes labiais, protetores labiais e a visita constante ao profissional que fez o procedimento, entrando em questões relacionadas à manutenção do tratamento.

 

Quais os cuidados pós-preenchimento labiais

Primeiramente, por ser um procedimento mais tranquilo, o paciente não precisará interromper suas atividades diárias, podendo seguir tranquilamente seus afazeres, desde que siga recomendações, como:

 

  • Usar compressas frias na região para diminuir o inchaço;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Nos primeiros, usar maquiagem para melhor proteção.

 

Importante frisar que outras informações podem ser passadas pelo profissional responsável pelo procedimento, que avaliará de acordo com cada caso.

 

Preenchimento labial em homens

Não só mulheres optam por este tipo de procedimento, os homens também vêm aparecendo em uma parcela do mercado relacionado a preenchimento labial. Hoje, é possível realizar este recurso terapêutico sem a necessidade de apenas aumentar o volume dos lábios. Resultado que pode não ser interessante para o público masculino. Dessa forma, é possível procedimentos mais sutis, que apenas realçam as formas naturais dos lábios para homens.

 

Quando o preenchimento labial é contraindicado?

Qualquer tipo de procedimento é contraindicado em casos em que o paciente possa apresentar hipersensibilidade aos componentes administrados durante o processo. Fora essa questão, gestantes, pacientes oncológicos, pacientes com herpes ou feridas nos lábios e portadores de doenças autoimunes são desaconselhados a realizarem tal procedimento. 

 

Posso realizar o preenchimento labial no meu dentista?

Sim, como citado anteriormente, poucas pessoas sabem, mas o preenchimento labial também é de responsabilidade da odontologia. Mas obviamente, o local precisa estar apto a receber determinada tarefa. Por isso, converse com seu dentista e veja as possibilidades.

 

Qual a faixa de preço do preenchimento dos lábios?

Tudo dependerá do local, materiais usados e necessidade de cada cliente com o tratamento. No geral, o valor pode ser entre R$1000 a R$4000.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *