Qual a diferença entre Jantar Dançante e o Baile de Gala?

Entre tantas festividades da semana de formatura, muitos estudantes não sabem exatamente o significado e a diferença entre algumas delas. O jantar dançante e o baile de gala muitas vezes são confundidos, já que exigem uma formalidade a mais.

Por que existem as duas festividades? Qual o traje ideal para cada uma delas? Como devo dividir meus convidados entre os dois eventos? Essas são perguntas que a galera precisa responder antes de começar os preparativos.

Descubra agora, neste post, como promover aquele jantar ou baile que todo mundo respeita, qual a importância de planejar tudo com antecedência e por que contar com uma empresa especializada em formaturas! Conceda-nos o prazer dessa dança?

O jantar dançante

O jantar dançante é um evento de confraternização mais íntimo com a família e convidados. Ah! É servido de fato um jantar nesse evento. E o menu sai a gosto dos formandos. É hora de esquecer todo o “projeto formatura” com muita musculação e dieta e aproveitar cada sabor dessa noite.

Esse é o momento para estar mais junto dos familiares e comemorar a graduação. Com certeza, eles estarão muito orgulhosos da sua conquista, o que torna o momento ainda mais especial.

O jantar pode ser mesclado com um momento de homenagens dos alunos, homenagem aos pais, aos amigos de turma, entre outras possibilidades. Pode ser uma oportunidade bacana também de passar um clipe da turma, com os melhores momentos, churrascos e os eventos da semana de formatura que passaram.

Por isso, o jantar é uma festa mais intimista, um momento de confraternização mais reservado dos formandos com sua turma e família — é hora daquele filme passado pela cabeça, lembrando tantos perrengues, tantas lutas, mas, também, tantas alegrias.

Alguns formandos aproveitam o jantar para dividir seus convidados, dando foco para os familiares no jantar, deixando mais amigos para o baile de gala.

Essa é uma divisão que vai de cada um, porém o jantar dançante é uma ocasião perfeita para levar aquelas pessoas que não são muito de festas que duram a noite toda.

O dress code do jantar dançante é passeio completo. Recomenda-se terno completo para os meninos e vestido longo para as meninas. Mas, atenção! Apesar de ser uma festa de roupas mais formais, os trajes não são tão robustos quanto os trajes do baile de gala.

Por isso, não é necessário abusar das pedrarias nos vestidos nem smoking para os formandos. A escolha de um traje passeio completo deve ser elegante, mas, acima de tudo, confortável, afinal, alguém falou dança, né?

Como uma festa boa tem que ter música boa, acompanhante de luxo, o jantar dançante é acompanhado por um DJ que agitará a pista logo após a ceia. As festas duram em média 5 horas, ou seja, dá tempo de sobra de aproveitar, não é mesmo? Mas cuidado para não queimar a largada, pois o evento mais importante vem a seguir!

O baile de gala

O baile de gala é o must da semana da formatura! É o momento em que é possível exagerar, extravasar, viver todo aquele sonho acumulado em anos de graduação. É nele que deve estar o foco total do formando após a maratona de eventos da semana de formatura.

O baile de gala é a grande festa que pode durar a noite toda e até boa parte da manhã seguinte. Por isso, é uma verdadeira maratona de comemorações — existem extensões de bailes que permitem que a festa vá até 12h do dia seguinte!

Em relação ao jantar dançante, o baile de gala é uma festa mais robusta, mais produzida. Geralmente, o dress code é o vestido longo e bem trabalhado para as formandas e o smoking para os formandos.

É o clímax dos anos de graduação, por isso, tudo deve sair perfeito. No baile já dá para abusar do brilho, da maquiagem impecável (nada estilo Coringa, por favor) e daquele penteado digno de festa do Oscar.

A comida do baile de gala fica por conta do buffet, que incluirá salgados, porções, frios entre outros. Sem contar as estações temáticas que podem existir (comida mineira, comida japonesa, comida italiana), conforme o desejo do fundo de formatura.

Os espaços cenográficos também são mais sofisticados no baile de gala, montando uma estrutura mais elegante, que esteja de acordo com a importância da noite. Certeza que o Instagram vai bombar de selfies em cada cantinho montado.

Outro elemento exclusivo do baile de gala são as atrações de peso. Este é o momento para extravasar e curtir com os amigos — com música boa e animada fica melhor ainda, até porque, não é todo dia que se forma na faculdade e se comemora com festchenha.

Podemos dizer que o jantar dançante, apesar de ser um evento totalmente diferente, é uma prova de que o baile de gala está por vir. O importante é ter tudo bem planejado na medida certa, para que os eventos sejam exatamente do jeito que os formandos sempre sonharam.

Como deve ser a organização do jantar dançante e do baile de gala?

O primeiro passo é entender como as festas funcionam e o que é preciso para organizá-las. Sem isso, a turma ficará eternamente em dúvida sem saber ao certo por onde começar a organização.

É essencial atentar para o que cada tipo de evento exige e pensar no que a turma precisa fazer para dar tudo certo. São muitos detalhes e cada um, seja membro da comissão de formatura ou formando do curso, deve arregaçar as mangas e ajudar na organização dos eventos.

Um checklist cai bem nessa etapa, com as principais ideias e sugestões. Assim, as informações ficarão concentradas para dar norte no planejamento. Depois é só verificar as particularidades do jantar e do baile e correr atrás das melhores ofertas.

Qual é a importância de planejar com bastante antecedência?

A contratação de fornecedores e prestadores de serviços não pode ficar para a última hora. Pensar em um local para cada tipo de evento, no buffet, na fotografia, nas atrações, decoração é algo que precisa ser definido com bastante antecedência.

Os melhores serão bem disputados pelas turmas que estiverem programando seus eventos para datas próximas. Já ouviu um ditado de “quem vai na frente bebe água limpa”? Pois então, a turma que se antecipar vai levar a melhor, com certeza.

A época do ano influencia bastante, pois determina cardápio, trajes e, em muitos casos, preço. Vale, se o fundo permitir, reservar antecipadamente e criar pequenos vínculos com os locais e serviços contratados.

Mas o que isso quer dizer? É possível que, para fechar com a turma e garantir uma determinada data, seja necessário pagar um percentual de entrada, como uma espécie de reserva — essa é uma segurança que o fornecedor tem do outro lado para dizer não às turmas que chegarem depois da sua.

Por que contar com uma empresa especializada para esses eventos?

Mesmo que um ou mais formandos tenham experiência na organização de eventos, contar com uma empresa de formatura não só traz alívio, mas também a certeza de que nada vai dar errado.

Uma empresa de formatura já está acostumada com todos os tipos de eventos e preparada para prestar aquela assessoria master. Ela sabe exatamente a diferença entre jantar dançante e baile de gala; por isso, vai orientar a turma sobre o passo a passo para organizar um e outro.

Com todo o respeito ao desejo da turma, uma boa empresa vai dar o suporte necessário para os eventos, acompanhar de perto e cuidar para que nada seja esquecido — a galera vai se lembrar da importância dessas palavras quando estiver atolada em provas e trabalhos e puder contar com a ajuda de uma empresa especializada para tocar o bonde.

Todos os alunos da turma formanda, incluindo os membros da comissão, precisam dar um rolê, trocar ao menos meia dúzia de palavras com um crush, para quem sabe chamar de seu, ou de repente dormir sem precisar do despertador.

Saber que a empresa continua alerta e atuante enquanto geral dorme  e se permite um momento “caixinha do nada” vai trazer um alívio danado. Não é fácil encarar uma maratona de estudos, organização de eventos e ainda fazer um social — recorra a uma empresa de formatura e vá comer o bolinho de chuva na casa da vovó.

A VIVA é essa empresa apaixonada por produzir os eventos mais incríveis — estamos totalmente disponíveis para cuidar de tudinho que a sua turma precisa, pois levamos muito sério aquele sonho alimentado durante tantos anos.

Nossa criatividade não tem limites, seja para organizar um jantar dançante ou um baile de gala. Observamos as principais tendências do momento e levamos para a turma analisar e decidir junto o que será mais interessante.

Criamos ambientes que refletem a personalidade da turma e sugerimos as atrações mais maravigold para deixar o pós jantar beeeem mais animado e um baile de gala tão espetacular que nem a tia noveleira vai concordar em perder um capítulo para esticar um pouco mais na festa.

Quando o assunto for promover eventos durante os tempos de facu, escolha tudo — calourada, festa meio curso, festa 100, 365, 500 anos, jantar dançante e baile de gala — pois momentos como esses são a memória de um período lindo da vida de todo formando.

Curtiu o post? Que tal entrar em contato com a gente para conhecer nossos serviços e tudo que a VIVA Eventos pode fazer para tornar o sonho da sua turma em realidade? Nossa missão é causar aquela sensação gostosa do “era exatamente isso o que eu esperava”. E pode esperar, viu?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *