Fatores que podem comprometer a harmonização facial acabam por ligar a questões de autoestima. Provavelmente você já tenha reparado que algumas pessoas apresentam uma protuberância no queixo. Mas sabia que há uma solução?

Neste artigo, iremos entender melhor como saber, as consequências e obviamente qual o tratamento do prognatismo mandibular

 

Como saber se tenho queixo grande?

Sim, prognatismo mandibular, esse é nome dado para a condição que afeta a mandíbula, dando maior destaque, ou seja, quando o queixo está posicionado para frente, ou o queixo é muito grande. A sua principal caracterização é o lábio inferior maior e mais avançado, um aspecto que faz com que o queixo tenha mais volume.

Chamada também de Classe III, essa condição é congênita e hereditária, mas também pode se originar devido a certas manias e  práticas, como a de chupar os dedos ou chupeta por um longo tempo, além de alterações respiratórias (como a prática de respirar pela boca).

 

Consequências do Queixo grande para saúde

O principal problema gerado é a dor na articulação temporomandibular, localizada à frente do ouvido, e da dificuldade para morder os alimentos, já que os dentes superiores podem estar muito atrás dos inferiores. Desarmonia nas mordidas é outro sintoma, pois, as posições da maxila e da mandíbula e, ao morder, os dentes de baixo da arcada cobrem anteriormente os dentes superiores.

Por fim, como já citamos, questões faciais tendem a surtir efeitos relacionados à autoestima. Com isso, a busca por tratamento e correção é muito procurada e com o avanço da tecnologia, essa condição passou a ter soluções mais adaptáveis.

 

Como corrigir o queixo grande?

Destinada ao público adulto, o principal tratamento ortodôntico para o prognatismo mandibular é a cirurgia ortognática, técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios citados no tópico anterior.

Para realizá-la, o paciente será submetido a uma documentação ortodôntica completa, para que os profissionais analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico e cirúrgico ortodôntico.

Já a cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.

 

Quais os benefícios de recorrer ao tratamento para corrigir o queixo grande?

De primeira, é a possibilidade de ter alta de forma imediata, além da cirurgia não apresentar cicatrizes. Já para questões de tratamento dos sintomas, o paciente apresentará uma qualidade maior na hora da mastigação e da digestão, já que poderá fazer os processos da forma mais correta.

Outro ponto interessante, é a qualidade nas articulações ligadas a fala. Geralmente, pessoas com essa condição possuem alguma dificuldade, o que será totalmente corrigido no pós-operatório.

Por fim, é claro, a estética que tanto incomoda estará resolvida, trazendo a cura emocional e uma maior autoestima ao paciente submetido ao tratamento.   

Share this content: