Para cuidar bem de um idoso, é importante preparar todos os ambientes da casa, afinal, pessoas em idade muito avançada podem ter mais dificuldade de locomoção e até mesmo para realizar algumas atividades do dia a dia.

As casas de repouso preparam os espaços para que os pacientes possam ter mais autonomia, sem correr riscos. O uso de rampas, eliminação de degraus, corrimãos e outros recursos facilitam a convivência com pessoas idosas.

É fundamental se sentir bem dentro da própria casa e mais do que isso, todos precisam se sentir seguros. Quanto mais debilitado for o idoso, mais receoso ele pode se sentir em fazer coisas simples, como ir de um cômodo para outro.

Essa simples ação pode trazer muitos riscos se o espaço não estiver de acordo com as condições e capacidades do morador. Uma queda pode ser perigosa para as condições de saúde, podendo debilitar a pessoa definitivamente.

Quem está prestes a receber uma pessoa idosa precisa se preparar para garantir a tranquilidade de toda a família.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar algumas reformas necessárias para receber um idoso em casa e a importância de adaptar o lar para esse momento.

Reformas importantes para receber um idoso

Muitas pessoas não podem nem mesmo pensar em reformas que já ficam preocupadas, afinal, é algo que traz muitos transtornos e gastos.

Mas para receber um idoso em casa, não é necessário todo aquele quebra-quebra. Na verdade, mudanças simples já ajudam muito. Alguns exemplos disso são:

Oferecer acessibilidade

Pensar na acessibilidade do idoso é muito importante para a sua autonomia e segurança. Um piso vinílico autocolante régua pode resolver problemas de desníveis, mas existem outras questões que devem ser pensadas.

Os degraus, por exemplo, dificultam a locomoção, por essa razão, vale a pena instalar rampas nas áreas externas para que não seja necessário subir e descer escadas.

Agora, se a residência tiver uma escada interna, o ideal é oferecer acesso seguro. É muito importante que ela tenha corrimão em altura adequada dos dois lados, usando material resistente e firme para que a pessoa possa se agarrar.

O ideal é que o idoso evite subir e descer escadas, assim, o melhor é manter suas acomodações no andar térreo, incluindo quarto e banheiro privativo.

O banheiro precisa de barras de apoio no box e próximas ao vaso sanitário para evitar que a pessoa se desequilibre. Atualmente, é possível encontrar produtos próprios para esses espaços.

Melhorar a iluminação

Pessoas idosas não possuem mais os sentidos tão apurados quanto na juventude, principalmente a visão e a audição. Fazer raspagem de assoalho de madeira é importante para trazer mais beleza e conforto aos aposentos, mas a iluminação é primordial.

Ela facilita a visualização do ambiente e evita acidentes. Além disso, as cortinas precisam ser claras para permitir a entrada de luz natural com facilidade.

Os interruptores precisam ser de fácil acesso e na entrada dos espaços para que o idoso não tenha que se mover no escuro por não conseguir acender a luz.

Se a residência tiver escada interna, é muito importante contar com uma iluminação para demarcar os degraus, por meio de arandelas baixas na parede, fitas de LED ou balizadores de peso.

A cabeceira da cama também precisa ser iluminada porque impede que a pessoa idosa precise se movimentar no escuro para chegar ao interruptor.

Caso não seja possível instalar iluminação de teto ou por arandela com interruptor, um abajur na mesa de cabeceira com botão de fácil acesso já ajuda bastante.

Adequar o mobiliário

Na hora de escolher o mobiliário, é importante lembrar que os idosos costumam se apoiar nos móveis quando andam pela casa. Eles fazem isso por conta da perda de equilíbrio e dificuldades para andar. Algumas coisas que devem ser evitadas são:

  • Tapetes;
  • Móveis muito altos;
  • Móveis muito baixos;
  • Cortinas longas.

Investir em climatização de dois ambientes com um aparelho split traz conforto térmico, mas com relação aos móveis, é fundamental que as peças sejam firmes.

A família deve evitar objetos frágeis que podem quebrar facilmente, além do uso de tapetes muito densos porque o morador pode tropeçar.

Sofás e cadeiras precisam ser confortáveis com pés bem apoiados no chão e costas retas para que o idoso não sinta dificuldades para se levantar.

Armários e guarda-roupas devem ter uma altura adequada para que a pessoa possa alcançar tudo o que precisa sem muito esforço. A cama deve ter fácil acesso e deve-se evitar mobílias muito altas.

Atenção ao tipo de piso

Muitos problemas nas articulações costumam aparecer na terceira idade e isso provoca dificuldades para se locomover. Caminhar pela casa se transforma em um desafio e pode representar um perigo.

Pensando nisso, é importante escolher um tipo de piso adequado, como no caso dos antiderrapantes com superfície mais áspera, evitando que a pessoa escorregue.

Uma sanca de gesso com ilha deixa o local mais bonito, mas quanto aos pisos, é necessário redobrar a atenção nos banheiros e área externa, visto que são espaços mais úmidos, o que aumenta as chances de acidentes.

Dentro do box, o ideal é usar tapetes de borracha, agora, se o proprietário do imóvel optar por piso de madeira, o ideal é evitar o polimento porque esse processo deixa a superfície escorregadia.

Garantir boa ventilação

Uma casa bem ventilada tem mais saúde, algo ainda mais importante para pessoas idosas, visto que são mais suscetíveis a doenças respiratórias.

Ambientes muito fechados não são bons porque podem acumular mofo provocado pela umidade. O ideal é escolher um local que tenha janelas amplas e com boa circulação do ar.

Se a janela for muito pequena, o ideal é fazer uma pequena reforma para ampliar o espaço, agora, se não for possível investir nisso no momento, manter as janelas sempre abertas é uma boa maneira de lidar com a questão.

Corredores largos

Procurar uma lavanderia por perto pode ser uma forma de reduzir as tarefas domésticas da família que está recebendo um idoso, afinal, ele precisa de um pouco mais de atenção.

Além disso, as áreas de circulação precisam ser mais largas, com cerca de 1,20 m, uma vez que pessoas idosas utilizam cadeiras de roda ou precisam se apoiar em andadores e cuidadores.

Da mesma forma, as portas precisam ter entre 0,90 m e 1 m para que seja possível passar a cadeira de rodas.

É necessário organizar tudo e deixar a circulação o mais livre possível, retirando tapetes do caminho. Com o avanço da idade, a visão fica enfraquecida e o idoso pode ter dificuldades para identificar obstáculos.

Assim como uma empresa de laudo de insalubridade e ltcat faz todas as adaptações necessárias para garantir a segurança de seus colaboradores, a residência do idoso também precisa de mudanças.

Deve-se evitar cortinas e colchas de cama muito longas e nunca deixar fios próximos aos espaços de circulação. Outra dica é iluminar o caminho da cama até o banheiro para evitar quedas.

Mudanças na cozinha

A cozinha precisa de prateleiras mais baixas, com cerca de 1,40 m de altura ou de acordo com a estatura e capacidades do idoso.

Os armários precisam estar ao alcance dos braços, mais precisamente entre 50 cm e 150 cm de altura, pois isso evita a necessidade de se abaixar ou subir em alguma coisa para alcançar os objetos.

Os cuidados com a saúde, como terapia ocupacional domiciliar, são importantes para a qualidade de vida e bem-estar, mas as mudanças na residência são cruciais para evitar acidentes.

Importância de adaptar a casa para os idosos

Ao longo dos anos, a calcificação dos ossos reduz consideravelmente, principalmente a partir dos 50 anos ou depois da menopausa, no caso das mulheres.

Isso faz com que o corpo fique mais sensível a lesões e fraturas, portanto, é fundamental evitar quedas e se preocupar com todas as questões que envolvem a saúde.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP), fazer a adaptação na residência para receber um idoso reduz os riscos de acidentes em 40%.

Além disso, outro levantamento feito pelo Ministério da saúde mostrou que 70% dos acidentes com pessoas acima de 60 anos costumam acontecer em casa.

Com base nisso, é fundamental olhar com cuidado para o lugar onde uma pessoa idosa vai viver para que ela se sinta mais segura e tenha autonomia em seu cotidiano.

Outros cuidados, como vacina de gripe para cachorro, também é importante para a saúde do animal e para as pessoas que vão conviver com ele, principalmente se uma dessas pessoas for um idoso.

Considerações finais

A terceira idade tem suas vantagens e prazeres, mas isso não reduz a necessidade de tomar alguns cuidados e fazer algumas adaptações para que a residência do idoso seja segura.

Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil fazer as adaptações necessárias e evitar riscos que podem trazer complicações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share this content: