A segurança de proteção ao sol nunca está fora de época, a chegada do verão significa que é hora de piqueniques, idas à piscina e à praia, e um aumento nas queimaduras solares.
Mas os esquiadores de inverno e os caminhantes de outono precisam ser tão cautelosos com os raios do sol quanto os nadadores.
As pessoas que trabalham ao ar livre também precisam tomar precauções.
A necessidade de segurança solar tornou-se clara nos últimos 30 anos, na gestação, com estudos mostrando que a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele.
Com o tempo, a exposição ao sol prejudica as fibras da pele chamadas elastina.
Quando essas fibras se quebram, a pele começa a ceder e esticar, também machuca e rasga mais facilmente e leva mais tempo para cicatrizar.
Passar muito tempo ao sol também pode dar à sua pele sardas, textura áspera, manchas brancas, amarelecimento da pele e manchas descoloridas (que os médicos chamam de “pigmentação mosqueada”).
Também pode alargar pequenos vasos sanguíneos sob a pele.
Os raios nocivos do sol e de lâmpadas solares e camas de bronzeamento artificial, também podem causar problemas nos olhos, enfraquecer seu sistema imunológico e causar manchas e rugas feias na pele.
Os danos causados pelo sol no corpo são causados pela radiação ultravioleta invisível (UV).
Que nos atinge como comprimentos de onda longos conhecidos como UVA e comprimentos de onda mais curtos conhecidos como UVB.
A radiação UVB pode causar queimaduras solares, mas o UVA de comprimento de onda mais longo também é perigoso, pois pode penetrar na pele e danificar os tecidos em níveis mais profundos.
Reduza o Tempo ao Sol
Isso é especialmente recomendado das 10h às 16h, quando os raios ardentes do sol são mais fortes.
Mesmo em um dia nublado, até 80% dos raios UV do sol podem atravessar as nuvens, fique na sombra o máximo possível ao longo do dia.
Vista-Se Com Cuidado
Use roupas que protejam seu corpo, cubra o máximo possível do seu corpo se você planeja ficar ao ar livre.
Use um chapéu de abas largas, mangas compridas, luvas e calças compridas.
Seja Sério Sobre o Protetor Solar
Use protetor solar todos os dias, em qualquer clima e em todas as estações. Verifique os rótulos do protetor solar para garantir que você obtenha:
Um alto fator de proteção solar (FPS). O FPS representa o grau em que um protetor solar pode proteger a pele das queimaduras solares.
Quanto maior o número, melhor a proteção, considere um protetor solar com pelo menos FPS 30 e reaplicar a cada hora, mais frequentemente se você estiver suando ou nadando.
Proteção de amplo espectro. Protetor solar que protege contra os raios UVA e UVB.
O óxido de zinco é o melhor bloqueador de UVA vendido nos EUA Procure pelo menos uma concentração de 7%.
Resistência à água. Protetor solar que permanece na pele por mais tempo, mesmo que fique molhado; “resistente à água” não significa “à prova d’água”.
Os protetores solares resistentes à água precisam ser reaplicados conforme as instruções do rótulo.
Dicas Para Aplicar Protetor Solar
Cuide de sua pele com aplicações de protetor solar.
Aplique a quantidade recomendada de protetor uniformemente em toda a pele descoberta, especialmente nos lábios, nariz, orelhas, pescoço, mãos e pés.
A maioria de nós não aplica uma camada suficientemente pesada de protetor solar para obter a quantidade de FPS que a embalagem afirma.
Verifique o rótulo para saber quando aplicar protetor solar antes de sair, se o rótulo não fornecer essa informação, aplique 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.
Se você não tem muito cabelo, aplique protetor solar no topo da cabeça ou use um chapéu.
Reaplique na pele exposta ao sol pelo menos a cada 1 hora a 80 minutos, leia o rótulo para ver com que frequência.
Dê a bebês e crianças cuidados extras ao sol, pergunte a um médico antes de aplicar protetor solar em crianças menores de 6 meses.
Aplique protetor solar em crianças com mais de 6 meses de idade sempre que sair, desenvolva bons hábitos de segurança solar e pratique-os juntos.
Não se Esqueça dos Olhos
A luz do sol refletida na neve, areia, concreto ou água aumenta ainda mais a exposição à radiação UV, aumentando o risco de desenvolver problemas oculares, como catarata e câncer de olho.
Os óculos de sol certos, como bloqueadores polarizados ou azuis, podem proteger seus olhos.
Longas horas na praia ou na neve sem proteção ao sol adequada para os olhos também podem resultar em uma condição de curto prazo conhecida como fotoceratite ou queimadura solar reversível da córnea.
Esta condição dolorosa também conhecida como “cegueira da neve” pode causar perda temporária de visão.
Ao comprar óculos de sol, procure uma etiqueta que ofereça especificamente 99% a 100% de proteção UV.
Isso garante que os óculos bloqueiem ambas as formas de radiação UV.
Os óculos devem ser rotulados como “óculos de sol”, desconfie de óculos escuros ou coloridos vendidos como acessórios de moda que podem fornecer pouca ou nenhuma proteção contra raios UV ou luz visível.
Dicas Para se Bronzear Dentro de Casa
Se você usa equipamento de bronzeamento interno, siga estas etapas para reduzir os perigos da exposição aos raios UV:
- Use os óculos fornecidos, certifique-se de que eles se encaixam perfeitamente e não estão rachados.
- Comece devagar e use tempos de exposição curtos para construir um bronzeado ao longo do tempo.
- Não use o tempo máximo de exposição na primeira vez que se bronzear, porque você pode se queimar e as queimaduras solares aumentam o risco de desenvolver melanoma.
- Como a queimadura solar leva pelo menos 6 horas para se desenvolver, você pode não perceber que sua pele está queimada até que seja tarde demais.
- Siga os tempos de exposição recomendados pelo fabricante no rótulo para o seu tipo de pele.
- Atenha-se ao seu limite de tempo.
- Depois que um bronzeado é desenvolvido, não se bronzeie mais do que uma vez por semana.
- Saiba que mesmo uma sessão de bronzeamento artificial antes dos 35 anos dobra o risco de desenvolver melanoma, um câncer de pele que pode ser mortal.
Saiba mais de como se proteger do sol, clique aqui.
Share this content: