Uma empresa é um sistema complexo, que demanda muitas estratégias para bom funcionamento e produtividade. Nas áreas de RH, melhorar etapas de benefícios e bonificações exige boas soluções em cartões, e estratégias mais humanizadas, por exemplo.
Já nas áreas de produção, precisam entender rotineiramente como a estratégia está evoluindo. Para isso, existem os indicadores de desempenho, que nada mais são do que diagnósticos precisos sobre desenvolvimento.
Mensurar o desempenho de um negócio é um desafio e tanto para qualquer empreendedor. Os indicadores de desempenho são uma ferramenta fundamental para manter esse processo ativo em benefício da empresa.
Entenda mais sobre indicadores de desempenho e como eles podem ajudar a entender o atual momento da empresa e a planejar as metas futuras.
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho também são conhecidos como KPI`s, que é a sigla para Key Performance Indicators e são ferramentas importantes para melhoria de gestão.
Com eles, é possível ter diagnósticos que ajudam na tomada de decisões e cumprimento de metas. Essa é uma ferramenta adaptável que permite tanto diagnósticos qualitativos, quanto quantitativos.
As avaliações acontecem durante o fluxo de trabalho, permitindo maior otimização do tempo e reavaliação de planos de ação e de métricas. Os indicadores de desempenho permitem aos gestores entender a real situação da empresa sem separar um tempo exclusivamente para isso.
Quais são os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho podem ser direcionados para as fases de estratégia. Eles devem fazer a mensuração por área ou por performance. É uma ferramenta maleável e instintiva para a gestão.
São 9 os indicadores de desempenho mais conhecidos para mensuração de metas e melhoria de estratégias. Conheça todos eles:
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade visa o desempenho de cada colaborador. Ele é medido na perspectiva quantitativa, e mede a quantidade de entregas feita por cada colaborador. O mais comum é que ele seja feito por hora trabalhada.
Para esse tipode mensuração, usa-se pontos eletrônicos em que o colaborador deve acionar na chegada e na saída, sistemas de planilhas com alocação do tempo, ou até mesmo mensuração em folha, feita manualmente.
Indicadores de lucratividade
Os indicadores de desempenho da lucratividade é aquele feito em cima da conta de quanto a empresa recebeu, menos quanto a empresa teve de gastos. A lucratividade é todo o retorno livre, o resultado dessa conta.
Por exemplo, se uma empresa faturou R$ 100.000,00 e teve gastos que somaram R$ 90.000,00, quer dizer que a sua lucratividade foi de 10%.
Indicadores de estratégicos
Os indicadores de desempenho estratégicos é a avaliação de onde a empresa está atualmente em relação ao que foi colocado de meta lá atrás. Para isso, é preciso uma intensa avaliação de dados como lucratividade, número de entregas, número de colaboradores, gastos e posicionamento de marca.
Indicadores de capacidade
Os indicadores de capacidade podem mensurar totalmente a capacidade da empresa,ou individualmente, por área. Ele indica a capacidade de resposta a determinado processo. Por exemplo, o indicador de desempenho de capacidade de uma máquina de embalar pode corresponder a quantidade de embalagens que ela faz em um dia de trabalho.
Indicadores de qualidade
Entre os indicadores de desempenho, o de qualidade é o mais desafiador. Uma vez que, ele anda de mãos dadas com o de produtividade e precisa mensurar corretamente o nível de satisfação de quem recebe a entrega.
Em lojas, por exemplo, o indicador de qualidade pode ser medido pelo número de reclamações feitas por um período. Ou pela avaliação disponibilizada no pós venda. Em todo caso, é uma mensuração que deve vir com dados de fora da empresa.
Indicadores de rentabilidade
Diferente da lucratividade, a rentabilidade corresponde ao valor investido na empresa. Se uma empresa tem o capital de investimento de R$ 1000.000,00 e lucra R$ 20.000,00 a sua rentabilidade, portanto, é de 20%. O porcentagem é o número utilizado para avaliação dos indicadores de desempenho.
Indicadores de competitividade
Para conseguir mensurar os indicadores de competitividade de uma empresa, é necessário avaliar o mercado ao qual ela está inserida. A conta é sempre o valor total que o mercado vendeu em um determinado período, menos o valor total vendido pela empresa no mesmo período.
Essa diferença, em comparação com as concorrentes, deve posicionar a nível de competitividade no mercado a empresa. Esse cálculo, no entanto, pode ser feito em cima do valor monetário, ou até mesmo de entrega de produtos ou serviços.
Indicadores de valor
Os indicadores de desempenho de valor também demandam uma análise externa, que pode ser feita especialmente no relacionamento pós-venda. Ele determina o valor que o cliente está disposto a pagar menos o valor que a empresa dispõe para execução do serviço prestado ou da fabricação de um produto.
Na hora de fazer a mensuração dos indicadores de valor é importante ter em mente que valor é diferente de preço. O valor corresponde ao que o produto ou serviço representa, seu nível de usabilidade, e o quão indispensável ele se torna para o cliente.
Indicadores turnover
A empresa não vive somente de produção, e essa pode ser muito afetada pela grande oscilação de colaboradores internamente. Uma vez que cada aquisição de pessoas demanda uma carga e um investimento a mais.
Os indicadores de turnover é a avaliação do tempo em que um colaborador fica na empresa. É a mensuração de dados de gestão de pessoas e leva a entender como as lideranças têm se posto para retenção de talentos.
Conclusão
Os indicadores de desempenho têm se mostrado cada vez mais importantes para manter as empresas dentro das suas perspectivas de cumprimento de metas. Eles são fundamentais para a reordenação de rotas e para o posicionamento do negócio.
Todas as áreas podem ser afetadas e beneficiadas pelos indicadores de desempenho. Aproveite as dicas e comece a implementar na sua gestão a mensuração de KPI`s
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