Criar bons conteúdos se tornou primordial para qualquer empresa que queira atender as demandas do consumidor moderno. O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias digitais e assume um papel importante na imagem da marca.
São materiais que podem distrair, informar e agregar valor para o público, e embora as vendas não sejam seu foco, elas acabam aumentando. Mas para conseguir fazer isso, é necessário produzir bons conteúdos e saber investir na estratégia.
Já se tornou rotina para as pessoas pesquisar sobre diferentes assuntos na internet, e elas não estão interessadas apenas em preço e qualidade, mas também em outros assuntos relacionados aos produtos e serviços.
Mesmo sendo uma estratégia em alta, nem todos os empreendedores e gestores entendem a oportunidade que ela pode trazer. Independentemente do nicho de atuação, a melhor forma de multiplicar os ganhos é por meio de publicidade de valor.
O marketing de conteúdo atende a esse requisito e traz muitas outras vantagens para a marca. Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será explicado o conceito de marketing de conteúdo, como ele funciona e quais são suas vantagens.
Entenda o conceito de marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de propaganda que tem como foco produzir e distribuir conteúdos de valor para o público e que possam ser consultados quando é necessário.
Ele pertence ao Inbound Marketing, uma vertente do marketing digital que tem como premissa construir e compartilhar materiais de valor para determinado nicho de consumo.
Ao trabalhar com ele, um fabricante de tapete yoga pvc atacado conquista a permissão das pessoas para se comunicar com elas de maneira direta, clara e objetiva, além de estabelecer um relacionamento promissor.
A organização pode compartilhar conteúdos sobre assuntos de interesse da audiência e que estejam relacionados com seu nicho de atuação, e a relação de compra e venda vai surgir a partir disso.
O intuito é gerar valor para o cliente e o marketing de conteúdo engloba os interesses do usuário e torna o processo de compra mais natural.
Isso acontece porque ele leva em conta as pautas interessantes para as pessoas, procura entender seus desafios e necessidades, e tenta atender seus anseios e preferências.
Com base nas informações oferecidas pela marca, o consumidor entende um pouco mais sobre seus desejos e dificuldades e se sente mais à vontade para confiar nos produtos e serviços.
Ao longo do tempo, as pessoas começam a desejar mais conteúdos e isso faz com que enxerguem a marca como autoridade e referência naquilo que faz.
Se alguém teve acesso, por exemplo, a um e-book sobre pintura residencial londrina que atendeu suas necessidades, vai voltar outras vezes ao site da organização para conferir as novidades e buscar mais informações.
Quando chegar o momento de comprar, vai se lembrar da empresa e preferir seus produtos e serviços, em detrimento do que é oferecido pela concorrência.
Funcionamento do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal objetivo levantar e documentar todos os aspectos necessários que antecedem a publicação de materiais para difundir informações.
Essa abordagem segue um passo a passo lógico, estruturado por meio de etapas importantes. São elas:
- Planejamento;
- Elaboração da persona;
- Criação de conteúdos;
- Distribuição;
- Análise dos resultados.
O planejamento precisa prever de maneira clara todos os indivíduos responsáveis pelas atribuições e de que maneira eles podem atingir seus objetivos.
Depois, é necessário elaborar a persona do negócio, que nada mais é do que um personagem que representa todas as características do cliente ideal da marca.
Sabendo quem é a persona e os objetivos do negócio, chegou o momento de criar os conteúdos de maneira direcionada. O direcionamento também envolve a distribuição, uma vez que é necessário usar os canais onde o público da empresa está.
É com base nas informações da persona que um fabricante de bateria estacionária 220a vai definir em quais canais seus conteúdos serão distribuídos. Dependendo da plataforma, é necessário variar seus formatos.
Por exemplo, em um blog, a marca pode compartilhar conteúdos em formato de texto, mas para distribuí-los no Instagram, é necessário investir em imagens e vídeos de boa qualidade.
Isso vai depender das plataformas usadas pelos clientes e das características que apresentam. No entanto, para se certificar de que a estratégia está funcionando, é necessário avaliar os resultados.
O grande diferencial do marketing de conteúdo é justamente a possibilidade de analisar os resultados e, caso seja necessário, fazer as mudanças necessárias para que a estratégia seja mais assertiva.
Benefícios do marketing de conteúdo
Na era da informação, produzir materiais de qualidade é indispensável para atrair clientes e conquistar a confiança das pessoas. O marketing de conteúdo atende a esses requisitos, e ainda traz outras vantagens, como:
Melhora o posicionamento no Google
Ao produzir materiais ricos, um fabricante de piso elevado monolítico consegue chamar a atenção das pessoas e levar a marca ao conhecimento de um público maior.
Fica muito mais fácil e prático ser encontrado na internet, por isso a estratégia deve ser utilizada em um blog e estar alinhada com as práticas de SEO, que é Search Engine Optimization.
A marca será encontrada no momento em que o usuário está procurando informações, sendo capaz de ajudá-lo na hora certa.
Gera vendas
Quando uma marca está mais visível na internet, mais pessoas passam a se interessar por ela. Tudo isso acaba por aumentar o número de conversões em vendas, visto que os materiais conquistam o prospect antes de se transformar em cliente.
Mais do que isso, o material faz com que ele deseje comprar os produtos e serviços, pois conseguem enxergar o quanto a organização domina seu segmento.
Aumenta a autoridade do negócio
Ao pesquisar sobre qualquer assunto na internet, como jardim escola infantil, é possível notar uma grande quantidade de materiais desenvolvidos por organizações do setor.
Quem produz os melhores conteúdos consegue transformar a empresa em referência e autoridade dentro de seu segmento. Ser referência é ter uma marca lembrada em vários momentos, principalmente na hora da compra.
O negócio consegue atingir o público de maneira significativa e consistente, e educar as pessoas sobre assuntos relevantes e que esclarecem suas dúvidas e anseios.
Qualquer marca que seja referência se transforma em formadora de opinião e sua abordagem será seguida por outras organizações do mesmo setor. O marketing de conteúdo consegue fazer isso, consolidando a marca.
Eleva a conversão em leads
Um dos maiores objetivos das empresas, hoje em dia, é gerar leads, mas para que o visitante de um site se disponha a oferecer suas informações, primeiro é necessário oferecer uma moeda de troca.
Nesse caso, uma oficina de alinhamento e balanceamento vai criar conteúdos sobre assuntos interessantes para seu público-alvo e oferecê-los em troca de dados, como nome e e-mail.
Ela vai coletar essas informações e nutrir os leads convertidos, por meio de outros conteúdos, até que estejam prontos para comprar.
Reduz o Custo de Aquisição de Clientes
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica que mostra o quanto a organização está investindo para atrair clientes novos.
Por meio do marketing de conteúdo, juntamente com as estratégias de SEO, fica mais fácil atrair as pessoas, tendo em vista que esses materiais são verdadeiros ativos que permitem que o site seja encontrado pelas pessoas nos buscadores.
Além de atrair os consumidores de maneira não invasiva, uma empresa de jazigo 3 gavetas vai empoderar o consumidor com informação relevante e despertar a necessidade de compra de maneira natural.
Embora os anúncios sejam eficientes, eles dependem de muito mais investimento financeiro para funcionar e só farão parte da estratégia enquanto a empresa pagar por eles.
Com o marketing de conteúdo, o custo de aquisição de clientes é reduzido e seus efeitos são muito mais duradouros.
Desenvolve relacionamento com os clientes
Ao fazer uma boa gestão das redes sociais, blog e outros canais usados pela marca, é possível criar um relacionamento com o público.
O fabricante de etiqueta colorida para imprimir vai divulgar materiais que têm relação direta com a empresa e que facilitam a interação com a audiência.
Independentemente de serem materiais para informar ou entreter, eles sempre serão exclusivos e de acordo com a etapa na jornada de compra do consumidor.
Considerações finais
Marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente e totalmente compatível com as características do consumidor moderno.
Por meio dela, a empresa consegue mostrar sua relevância e autoridade no nicho em que atua, conquista a confiança do consumidor, esclarece suas dúvidas e anseios, e se mostra presente em seu dia a dia.
É um conceito fundamental para qualquer negócio, de qualquer tamanho e de qualquer segmento, capaz de melhorar consideravelmente os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.